(O Cinema em Cena precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

----------------------------------

O "efeito espectador" é um fenômeno psicológico inicialmente comprovado através de experimentos em 1968 pelos professores John Darley e Bibb Latané e que indica que, numa situação envolvendo uma pessoa em perigo, a possibilidade de que alguma testemunha ofereça ajuda se torna menor caso esta seja parte de um grupo maior de indivíduos. Também chamado de "efeito Genovese", este fenômeno foi determinado pelos pesquisadores em função do terrível assassinato da jovem Kitty Genovese em 1964, numa vizinhança de Nova York, quando a moça foi atacada e esfaqueada por um estranho durante a madrugada, gritando por ajuda sem recebê-la - uma apatia que permitiu que o assassino retornasse ao local minutos depois e completasse o crime. De acordo com uma celebrada matéria publicada no New York Times duas semanas depois do ocorrido, nada menos do que 38 pessoas teriam testemunhado o ataque sem tomar a iniciativa de prestar socorro à vítima.

É este crime que serve de ponto de partida para o documentário The Witness, dirigido por James Solomon e que traz o irmão mais novo de Kitty, Bill Genovese, em uma investigação que durou 11 anos para tentar descobrir o que realmente teria ocorrido naquela noite - e não revelarei seus achados para evitar spoilers, embora adiante que a realidade não corresponde exatamente ao relato do jornal.

Porém, o tocante em The Witness nem é a investigação em si, mas o que esta revela sobre Bill e sua família, que, destruídos pela morte trágica da garota, passaram a adotar duas formas de reagir a esta: resumir sua vida à sua morte ou ignorar ambas completamente. Esta, talvez, seja a principal consequência do crime perverso cometido pelo perturbado William Moseley: não só interromper a existência de Kittly, mas praticamente apagá-la completamente.

Por outro lado, o sensacionalismo da mídia trouxe também efeitos devastadores para todos os envolvidos, resultando, indiretamente, até mesmo nas circunstâncias que levariam seu irmão caçula a perder as pernas (algo que, novamente, deixarei que o filme conte), o que torna dura a experiência de acompanhar as reações de Bill a cada nova descoberta.

Indicado aos prêmios de Melhor Documentário e Melhor Documentário de Estreia da BFCAA, The Witness é, em resumo, uma eficiente combinação de filme investigativo e estudo de personagem.

Clique na imagem abaixo para assistir.

Um grande abraço e bons filmes!

Outras edições da coluna:

Episódio #28: I am the Pretty Little Thing that Lives in the House
Episódio #27: The 13th
Episódio #26: Amanda Knox
Episódio #25: Audrie & Daisy
Episódio #24: A Ponta de um Crime
Episódio #23: Cartel Land
Episódio #22: ARQ
Episódio #21: Sete Homens e um Destino
Episódio #20: Alan Partridge: Alpha Papa
Episódio #19: Stranger Things
Episódio #18: Em Nome de Deus
Episódio #17: The Invitation
Episódio #16: A Mulher Faz o Homem
Episódio #15: Branco Sai Preto Fica
Episódio #14: O Rei da Comédia
Episódio #13: Jesus Camp
Episódio #12: O Barco: Inferno no Mar
Episódio #11: A Fortuna de Ned
Episódio #10: Amy
Episódio #09: In the Loop
Episódio #08: Life Itself
Episódio #07: À Procura de Elly
Episódio #06: O Guarda
Episódio #05: Triângulo do Medo
Episódio #04: Tempo de Despertar
Episódio #03: A Trapaça
Episódio #02: Tyke: Elephant Outlaw
Episódio Piloto: 21 longas para começar.


Seja o primeiro a comentar!

 

Publicidade

Publicidade

Colunista:

Pablo Villaça

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.

Publicidade

 

Redes Sociais Sobre