Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Críticas por Pablo Villaça

Datas de Estreia: Nota:
Brasil Exterior Crítico Usuários
06/04/2012 01/01/1970 4 / 5 / 5
Distribuidora
Downtown/Rio Filmes
Duração do filme
102 minuto(s)

Xingu
Xingu

Dirigido por Cao Hamburger. Com: João Miguel, Felipe Camargo, Caio Blat, Maria Flor, Fábio Lago, Maiarim Kaiabi, Awakari Tumã Kaiabi, Adana Kambeba, Tapaié Waurá, Totomai Yawalapiti, Augusto Madeira.

É sintomático e revelador que a “Marcha para o Oeste” iniciada pela gestão de Getúlio Vargas em 1943 tivesse, como objetivo, transformar em espaço “útil” as terras “desocupadas” da região central do país. Encarando a população indígena com um descaso que beirava o desprezo, os iniciadores da empreitada não podiam enxergar de outra maneira aquelas terras – afinal, é preciso ser humano para possuir algo, e os índios certamente não o eram aos olhos dos estrategistas de Vargas. Assim, não deixa de ser irônico que justamente uma de suas expedições, batizada de Roncador-Xingu, tenha acabado por criar três importantes aliados para a causa indígena: os irmãos Orlando (Camargo), Cláudio (Miguel) e Leonardo (Blat) Villas-Bôas, que transformaram o bem-estar daqueles povos em uma causa pessoal.

Retratando de forma trágica o autêntico genocídio patrocinado pelas políticas de Vargas e seus sucessores, que não deixaram o Brasil muito atrás dos massacres de nativos promovidos por nossos vizinhos norte-americanos, Xingu é hábil ao ilustrar eventos tão chocantes enquanto desenvolve com talento as personalidades de seus três personagens centrais: se Orlando mostra-se um líder nato e um indivíduo pragmático ao perceber a importância de estabelecer contatos políticos, Cláudio apresenta-se como um homem sonhador e idealista que, ainda assim, percebe a razão das estratégias do irmão, ao passo que o jovem Leonardo, apaixonado e sensível, tem em sua impulsividade a sua maior virtude e o seu principal defeito. Em comum, os três dividem o carinho pela cultura nativa que encontram e que, em outra triste ironia, são corresponsáveis por corromper.

Escrito pelo diretor Cao Hamburger ao lado de Helena Soarez e Anna Muylaert (parceira habitual do cineasta), o roteiro constrói de forma delicada os primeiros contatos entre os Villas-Bôas e os índios, partindo da curiosidade mútua até atingir um entendimento crescente acerca de suas diferenças e semelhanças como humanos. Beneficiado também pelas performances carismáticas e sensíveis de Camargo, Miguel e Blat, bem como por aquelas oferecidas por um elenco secundário praticamente composto por índios autênticos, Xingu ainda oferece um espetáculo visual fabuloso ao empregar as locações imponentes do centro-oeste brasileiro – e é preciso parabenizar o diretor de fotografia Adriano Goldman por jamais tentar embelezar artificialmente aquilo que já é naturalmente belo, optando, em vez disso, por uma fotografia naturalista que apenas ressalta a grandiosidade, mas também a dureza daqueles lugares (e, da mesma maneira, sua decisão de investir numa paleta mais fria nas sequências urbanas é o bastante para criar o importante contraste entre os dois ambientes frequentados pelos irmãos). Para completar, a excepcional direção de arte de Cassio Amarante consegue a proeza de resgatar um tempo perdido, recriando aldeias amplas e espaçosas e cabanas que parecem se projetar organicamente da mata.

Assim, é uma pena que o roteiro desaponte em sua estrutura episódica que obriga o montador Gustavo Giani, tão brilhante em O Banheiro do Papa e Linha de Passe, a abusar de elipses desajeitadas que constantemente apelam para o mais batido dos recursos do gênero: os letreiros que indicam bruscas passagens de tempo. (E a ideia de usar recortes de jornais para trazer informações importantes e outros saltos cronológicos, provavelmente algo presente no roteiro, tampouco é mais eficaz ou original.) Além disso, em certos momentos os personagens parecem mudar de comportamento com rapidez excessiva – e quando ouvimos um dos irmãos dizer que “o inimigo é o homem branco”, nos surpreendemos com aquela declaração súbita. Como se não bastasse, a decisão de revelar o destino de um personagem importante através de um simples telefonema chega a ser indesculpável, posto que havíamos feito um grande investimento emocional no sujeito.

De modo geral, porém, Xingu é um filme eficiente e tocante que faz justiça à memória dos Villas-Bôas e ao seu trabalho – e se mesmo com todo o esforço dos irmãos várias das tribos foram dizimadas pelos brancos (uma delas foi reduzida de 600 para 79 indivíduos), é difícil imaginar o que teria ocorrido sem a intervenção e a popularidade alcançada pelos três. E o fato de nos emocionarmos tanto ao vermos aqueles homens nas imagens de arquivo que encerram o longa é a prova definitiva de que, como narrativa, Xingu desempenhou muitíssimo bem sua função.

05 de Abril de 2012

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.

 

Para dar uma nota para este filme, você precisa estar logado!