Podcast | PODCAST #171: Grandes Filmes: SOB O DOMÍNIO DO MEDO (1971)
Baixar Podcast | Feed RSS | Assinar no iTunes | Publicado em 15/07/2016

Sobre este podcast:

 

Instale o App do Podcast Cinema em Cena em seu smartphone!

Use a câmera do seu telefone para ler o código ao lado ou abra este link no navegador do telefone e crie um atalho para ele.

O ícone aparecerá na tela inicial e você terá acesso a todos os episódios!

 

 

Em mais uma entrada na série Grandes Filmes, o Podcast Cinema em Cena analisa um dos filmes mais controversos dos anos 1970 e da carreira do diretor Sam Peckinpah: Sob o Domínio do Medo (Straw Dogs), estrelado por Dustin Hoffman e Susan George.

O programa discute os aspectos técnicos e temáticos do longa-metragem, principalmente a polêmica cena de estupro, propondo uma revisão da obra, acusada muitas vezes de ser misógina e fascista.

Nós também comparamos a versão original e a refilmagem de 2011, que possui diferenças substanciais, tanto na estética quando em abordagem temática.

Programa apresentado e produzido por Renato Silveira, com os comentários de Stephania Amaral, da equipe Cinema em Cena, e de Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG.

Edição e mixagem de áudio: Eduardo Garcia.

Interaja com os demais ouvintes nos comentários abaixo. Tem um recado para a nossa equipe? Envie sua mensagem para o e-mail cinema@cinemaemcena.com.br

EXTRAS:

- Entrevista da atriz Susan George, em que ela fala sobre como conseguiu o papel e sua relação com o diretor Sam Peckinpah, e também sobre sua interpretação na cena mais polêmica do filme (infelizmente, sem legendas):

  • Diego Phiłł em 26/08/2016 às 14:04

    Como sempre, excelente podcast. Parabéns a todos do Cinema em Cena!

  • Digo Freitas em 28/07/2016 às 18:39

    Também não vi o filme (e não sei se verei), mas achei a discussão maravilhosa, é reconfortante saber que ainda existem bons podcasts que discutem assuntos relevantes e difíceis como esse da cultura do estupro sem ser muito tendencioso para nenhum lado, debate super consciente. Valeu Ana e Stephania! E Renato, claro, pela mediação sempre perfeita.

  • Léa Mattosinho Aymoré em 28/07/2016 às 04:34

    Acabei de ver o filme no YouTube e encontrei um único comentario "Que vadia safa, corneou o marido, ela estava beijando ele, e flertando, antes da cena de sexo, e ainda gostou depois" postado ha uma semana atras. Nossa sociedade tem que evoluir muito ainda. Mudanças de ordem cultural são lentas, mas possíveis, dai a importancia da discussão feita por vocês nesse podcast.

  • André Luís de Oliveira em 20/07/2016 às 18:30

    Eu já achei a personagem estrupada bastante egoísta, só pensando nela o tempo todo, solidariedade passou longe ali.

  • William Peterson em 20/07/2016 às 08:52

    Ótima discussão, muito relevante para o cenário atual, também gosto muito dos filmes do Peckinpah. Recomendaria algum filme do Spike Lee talvez o mais popular dele, Faça a Coisa Certa 1989 seria muito interessante tanto nos aspectos artísticos como pela temática. Abraço a todos.

  • Igor em 19/07/2016 às 15:12

    Eu sempre confundia "Sob o Domínio do Medo" com "Sob o Domínio do Mal", que por sinal também teve um remake que é uma bosta.

  • Renato Silveira em 18/07/2016 às 18:37

    Caio, depois de seus inúmeros pedidos, informo que pretendemos fazer um podcast sobre Wong Kar-Wai e aí falaremos sobre o Amor à Flor da Pele, OK? Abraço!

  • Caio em 16/07/2016 às 15:42

    muito bom, coloquem amor a flor da pele na lista de grandes filmes

  • claudio glebson silva do santos em 16/07/2016 às 08:06

    Não vi o filme, mas ouvi o podcast e gostei muito do debate. Vou adicioná-lo na minha 'watchlist'.

  • Fábio da Rocha Barros em 15/07/2016 às 19:33

    😱😱😱😱😱😱😱😱😭😭😭😭😭😭😭🤘🏽🤘🏽🤘🏽🤘🏽🤘🏽🤘🏽🤘🏽🤘🏽

 

Redes Sociais Sobre