Cinema em Cena Quem somos

 

Site dirigido pelo crítico Pablo Villaça está no ar há dezenove anos e hoje é mantido basicamente pelo engajamento de assinantes

O portal Cinema em Cena está apresentando seu novo layout, agregando funcionalidades e modernizando seu visual. O site é o pioneiro da crítica de cinema, no Brasil, mantendo-se no ar há dezenove anos, com mais de 3.500 críticas publicadas.

O Cinema em Cena é dirigido por Pablo Villaça, crítico de cinema desde 1994, único membro latino-americano da Online Film Critics Society, professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas e autor dos livros “O cinema além das montanhas” e “Os filmes da sua vida têm muito mais para contar”. Em sua trajetória como crítico, Pablo tem feito, pelo Cinema em Cena, a cobertura dos principais festivais e mostras do Brasil, além de acompanhar eventos internacionais como os festivais de Cannes, Berlim e Tribeca.

Embora mantenha espaço para videocasts, notícias, colunas e blogs associados, o novo layout do Cinema em Cena continua destacando as críticas em texto. Em uma época na qual praticamente todos os principais sites jornalísticos e opinativos adotaram a prática de publicar textos cada vez mais curtos, o Cinema em Cena continua apostando na análise aprofundada de filmes, séries e documentários, independentemente das categorias a que pertençam.

Manter essa característica, valorizada pela comunidade cinéfila que se informa, segue e interage com o portal, progressivamente mostrou-se um desafio para o Cinema em Cena. A realidade do ambiente virtual mostra que conteúdos desse tipo apresentam reduzido apelo comercial junto a anunciantes. 

Em função disso, desde 2014, o portal é mantido basicamente com assinaturas e contribuições dessa comunidade. O apelo junto ao público cinéfilo baseia-se essencialmente em manter o portal em atividade, sem a criação de conteúdos exclusivos, permitindo que Pablo e seus colaboradores continuem produzindo esse conteúdo especializado – e cada vez mais raro – para a comunidade interessada no tema e nesse formato.