Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Videoclipes Animados - Parte 2 Cineclipado

Inspirados pela estreia de Divertida Mente (2015), montamos esta seleção com videoclipes totalmente animados ou que combinam animação e live-action. Lembrando que vídeos clássicos para músicas como "Fell in Love With a Girl", "Do the Evolution", "Clint Eastwood", "Freak on a Leash" e "Young Folks" ficaram de fora, porque já apareceram em uma lista feita em 2012 para a coluna.

Dire Straits, “Money for Nothing” (1985)

Vídeo do Ano no MTV Video Music Awards de 1986, “Money for Nothing” foi um dos primeiros clipes a utilizar rotoscopia, técnica de animação que consiste em redesenhar quadros de um vídeo. O diretor Steve Barron realizou, além de trabalhos para a TV, os filmes As Tartarugas Ninjas (1990), Cônicos & Cômicos (1993) e As Aventuras de Pinocchio (1996). Barron fez ainda clipes para Madonna, “Billie Jean” (1982), do Michael Jackson, e animou os integrantes do A-ha em Take On Me (1985). 

The Beatles, “Yellow Submarine” (1968)

A faixa “Yellow Submarine” do álbum Revolver (1966), dos Beatles, teve seu vídeo extraído do filme Submarino Amarelo (1968), de George Dunning. Na trama, os rapazes de Liverpool chegam para trazer paz e música de volta à submersa e paradisíaca Pepperland.

Kanye West, “Heartless” (2008)

Dirigido por Hype Williams, que estreou nos cinemas com o drama criminal Belly (1998) e depois continuou sua carreira com vários clipes de pop e hip-hop, o videoclipe de "Heartless" faz referência à animação American Pop (1981), de Ralph Bakshi. Kanye é visto à noite entre luzes de neon, rodeado por mulheres e cantando diante de paredes com pôsteres de personagens da empresa Hanna-Barbera e reproduções de latas da sopa Campbell, principal símbolo da pop art de Andy Warhol nos anos 60.

Queens of the Stone Age, “Go with the Flow” (2003)

Campeão do MTV Video Music Awards de 2003 na categoria Melhores Efeitos Especiais, o roadclip em que predomina o preto, branco e vermelho foi dirigido pelo coletivo Shynola (formado por Chris Harding, Richard Kenworthy e Jason Groves), responsável por curtas como Dr. Easy (2013), alguns efeitos visuais em O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005) e outros três videoclipes animados: “Move Your Feet” (2003), do Junior Senior, “E-Pro” (2004), do Beck, e “Strawberry Swing” (2009), do Coldplay.

Red Hot Chili Peppers, “Love Rollercoaster” (1996)

Saudades dos maiores comentaristas de videoclipes Beavis and Butt-Head? A série exibida entre 1994 e 1998 pela MTV Brasil fez tanto sucesso que virou o longa Beavis and Butt-head Conquistam a América (1996), do criador Mike Judge, também responsável por O Rei do Pedaço (1997-2010), Como Enlouquecer seu Chefe (1999) e Idiocracia (2006). Na trilha do filme, além de Red Hot Chili Peppers, não podia faltar o AC/DC (que estampa a camisa de Beavis) e o trabalho solo de peso de Ozzy Osbourne, já que o Metallica, banda preferida de Butt-Head, ficou de fora. Kevin Lofton, responsável pela versão animada de Anthony Kiedis e seus colegas do Red Hot, já havia trabalhado no layout dos episódios de Beavis and Butt-Head, fez storyboards da série 101 Dálmatas (1998) e dirigiu Friday: The Animated Series (2007).

Daft Punk, “One More Time” (2001)

A ficção científica animada e sem diálogos Interstella 5555 (2003), do japonês Kazuhisa Takenôchi, foi criada a partir do hit "One More Time" e das outras faixas do álbum Discovery, do Daft Punk. A produção teve a supervisão de Leiji Matsumoto, ídolo de infância da dupla francesa de música eletrônica e responsável pelo mangá que inspirou o anime Patrulha Estelar (1974-1975).

Moby, “Why Does My Heart Feel So Bad?” (1999)

Baseado no livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, "Why Does My Heart Feel So Bad?" foi feito por Filipe Alçada ao lado de Susi Wilkinson e Hotessa Laurence, que dirigiram respectivamente os curtas Beasty (2005) e Temp (2007). O clipe mostra Little Idiot (personagem criado pelo próprio Moby) e seu cachorro em aventuras entre a Terra e a Lua, seu habitat.

Arctic Monkeys, "Do I Wanna Know?" (2013)

De forma semelhante ao desenho da capa do excelente AM, disco mais recente dos Arctic Monkeys, o fundo preto na tela destaca ondas sonoras brancas que vibram sincronizadas com as notas de “Do I Wanna Know?” até que cores explodem ao final da psicodélica animação. Em parceria com a agência Blinkink, o clipe é dirigido por David Wilson, que fez “We Exist”, do Arcade Fire, com a participação de Andrew Garfield no papel de um travesti.

Modest Mouse, “King Rat” (2009)

Pouco antes da morte prematura do querido Heath Ledger em 2008, o ator fazia experimentações versáteis como diretor em sua produtora de vídeo, criando o delicado “Morning Yearning”, de Ben Harper, e dois clipes do rapper australiano N'fa: “Seduction Is Evil”, entre cartas e dançarinas de cabaré, e o agressivo “Cause N Effect”, todos eles em 2006. Ledger também realizou um curta a partir da canção “Black Eyed Dog”, de Nick Drake, e planejava dirigir um longa sobre o cantor. Infelizmente, ele não teve tempo para materializar sua ideia concebida para o clipe, uma inversão da caça de baleias como forma de protesto contra a prática ilegal. O projeto foi concluído pelo coletivo de arte The Masses, que tem entre os membros o ilustrador Daniel Auber, diretor do curta Dr Awkward (2013). Parte dos rendimentos da música “King Rat” no iTunes foram doados para instituições de proteção animal.

Radiohead, “Paranoid Android” (1997)

Dois amigos se aventuram por um submundo violento, cheio de drogas e figuras perturbadoras. Robin se isola no topo de um poste e é convidado por um anjo de helicóptero para jogar ping-pong, enquanto um empresário que cortou os próprios membros é resgatado do mar por sereias. Para elaborar o conceito do bizarro “Paranoid Android”, o sueco Magnus Carlsson passou 12 horas ouvindo uma versão instrumental da música, enviada pela banda sem as letras para impedir que o conteúdo ficasse muito literal. Carlsson também dirigiu a animação stop-motion Desmond & träskpatraskfällan (2006) e o curta Sverige (1996), além de ter criado o personagem Robin que aparece no clipe para alguns episódios de Cartoon Sushi, série da MTV.

Ainda que não seja um clipe oficial do Radiohead, vale a pena assistir à animação do artista Gastón Viñas feita em 2006 para a faixa “2+2=5”, do álbum Hail To The Thief (2003).

--
Esquecemos de algum
videoclipe? Deixe sua sugestão nos comentários abaixo e compartilhe com os amigos!

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cineclipado
Alexis Bledel, de GILMORE GIRLS, quebra tudo em videoclipe
Cineclipado
Chromatics dão show em TWIN PEAKS
Cineclipado
Documentário mostra as últimas 48 horas do LCD Soundsystem