Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Alfred Hitchcock e os videoclipes Cineclipado

Senhoras e senhores! Alfred Hitchcock, que nasceu há 116 anos no dia 13 de agosto, vai nos apresentar o videoclipe de “A Lizard State” e se despedirá com classe ao final!

Como vocês puderam perceber, selecionamos para essa coluna alguns clipes com referências ao mestre do suspense. Sua “aparição” no vídeo do King Krule foi possível após o diretor Jamie-James Medina conseguir os direitos de um dos episódios da série Alfred Hitchcock Presents (1955–1962). Uma nuca feminina de costas atende ao telefone como em Disque M para Matar (1954), enquanto curiosas iguanas sobem no aparelho de rádio, na cadeira e nos ombros do jovem cantor que também desafia a gravidade tocando sua guitarra. Além disso, a mulher espiando por um buraco na parede é algo que remete ao perturbado Norman Bates de Psicose (1960).

Ainda que em tom de deboche, especialmente durante a parte psicodélica, Joseph Kahn recria com maestria as principais sequências de Um Corpo Que Cai (1958) em “Last Cup of Sorrow” (1997), do Faith No More. A paródia, rodada nas locações originais, traz o vocalista Mike Patton no lugar de James Stewart e a atriz Jennifer Jason Leigh em dois momentos: primeiro como Kim Novak e depois como a pin-up Bettie Page.

No início da carreira, Lana Del Rey utilizou cenas de Ladrão de Casaca (1955) em “Million Dollar Man” quando ainda montava experimentalmente seus clipes. Inspirado mais sutilmente por Janela Indiscreta (1954), o voyeurístico “Wonderful Things” (2014), de Ryan Corn, espia a intimidade dos moradores de um prédio.

--
Conhece outro videoclipe com referências hitchcockianas? Deixe sua sugestão nos comentários abaixo e compartilhe com os amigos!

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cineclipado
O Oeste Musical
Cineclipado
Relembre: videoclipe de SABOTAGE, dirigido por Spike Jonze
Cineclipado
Kathryn Bigelow aparece em clipe dirigido por James Cameron!