Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Cinco filmes com atores interpretando mais de um personagem Clube dos Cinco

O suspense criminal Legend ainda não foi lançado no Brasil, mas já chamou nossa atenção por conta de um detalhe: Tom Hardy em dose dupla. Na história, o ator tem a difícil e admirável missão de interpretar irmãos gêmeos mafiosos das décadas de 1950 e 1960. Por isso, decidimos selecionar para a coluna Clube dos Cinco os melhores filmes em que atores demonstraram suas habilidades artísticas vivendo mais de um personagem.

 

ADAPTAÇÃO
Adaptation., 2002
Diretor: Spike Jonze

Em mais um interessante trabalho do diretor Spike Jonze com o roteirista Charlie Kaufman (Quero Ser John Malkovich), uma versão fictícia do próprio Kaufman, interpretada por Nicolas Cage, recebe a missão de adaptar para o cinema o livro "The Orchid Thief", de Susan Orlean (Meryl Streep), que conta a história de John Laroche (Chris Cooper), um fornecedor de plantas que clona orquídeas raras para vendê-las a colecionadores. Sem muito sucesso na tarefa e precisando lidar com seus sentimentos de insegurança em relação às mulheres, Kaufman ainda tenta conviver com seu irmão gêmeo, o inocente Donald Kaufman (vivido por Cage), que também quer se tornar um roteirista.

Adaptação é uma experiência metalinguística complexa com uma atuação surpreendente de Cage, que disse que ignorou todos seus instintos como ator para interpretar papéis tão diferentes da forma exata como Jonze pediu a ele – depois, Cage acabou recebendo uma indicação ao Oscar por seu trabalho.

 

O GRANDE DITADOR
The Great Dictator, 1940
Diretor: Charles Chaplin

Charles Chaplin sempre assumiu a responsabilidade quase integral por suas obras, acumulando funções desde a usual direção e criação do roteiro até o papel de protagonista. Em O Grande Ditador, que começou a ser produzido em 1937 quando o Nazismo ainda não era visto como uma grande ameaça, Chaplin se dividiu entre o ditador Hynkel (uma referência clara a Adolf Hitler) e um pobre barbeiro, dois papéis extremamente opostos que revelam, além do óbvio comportamento desumano dos nazistas contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial, o conflito entre a linguagem do cinema mudo e o advento dos filmes falados.

Para diferenciar os personagens antagônicos, Chaplin rodou primeiro a maioria de suas cenas como o barbeiro, com poucas falas e mais lentas, e depois as cenas de Hynkel, em velocidade padrão, nas quais improvisou o discurso em alemão falso e coreografou seus movimentos na famosa sequência de dança com o globo.

 

DR. FANTÁSTICO
Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb, 1964
Diretor: Stanley Kubrick

Na comédia bélica e carregada de humor negro, sátira à tensão nuclear em tempos de Guerra Fria, o versátil Peter Sellers encarna o protagonista Dr. Strangelove, o capitão Lionel Mandrake e o Presidente Merkin Muffley (ele também interpretaria o Major 'King' Kong – o cowboy que “cavalga” a bomba nuclear - mas se sentiu sobrecarregado). Na trama, um general paranoico e anticomunista consegue dar início a um ataque à União Soviética que pode trazer consequências catastróficas para a humanidade.

Os múltiplos papéis de Sellers foram uma condição imposta pelo estúdio interessado em um revival das diversas facetas assumidas pelo ator no sucesso anterior Lolita (1962). Além da indicação ao Oscar, ele recebeu um milhão de dólares, valor superior à metade do orçamento total do longa. Sobre isso, Kubrick brincou durante as filmagens: "Eu tenho três [atores] pelo preço de seis".

 

UMA FAMÍLIA FULERA
The Family Jewels, 1965
Diretor: Jerry Lewis

Nesta comédia de Jerry Lewis, o exímio ator interpreta o impressionante número de sete papéis. A história é simples: Donna Peyton (Donna Butterworth) é uma garota de nove anos de idade que fica órfã e recebe uma herança de 30 milhões de dólares. O advogado da família explica que ela precisa visitar cada um de seus seis tios para decidir por quem quer ser criada. As opções são o capitão de navio James Peyton, o palhaço que odeia crianças Everett Peyton, o fotógrafo profissional Julius Peyton, o atrapalhado piloto de avião Eddie Peyton, o detetive Skylock Peyton e o gângster 'Bugs' Peyton (todos vividos por Lewis).

Durante o processo de escolha, Donna recebe o carinho de Willard Woodward (novamente Lewis), chofer e guarda-costas que manteve uma relação próxima com a menina desde a infância dela. Não é preciso ter visto o filme para ter uma ideia do que acontecerá no final, mas de qualquer forma, o trabalho de Lewis sempre vale a pena ser conferido.

 

GÊMEOS - MÓRBIDA SEMELHANÇA
Dead Ringers, 1988
Diretor: David Cronenberg

Neste suspense psicológico de Cronenberg, Jeremy Irons interpreta irmãos gêmeos idênticos, os ginecologistas Beverly e Elliot Mantle, que se aproveitam da aparência para enganar as pessoas – especialmente interesses amorosos – como lhes convém. Uma ameaça de separação dos dois surge a partir da obsessão de Beverly por Claire Niveau (Geneviève Bujold), do consequente abuso de drogas e do delírio sobre "mulheres mutantes" e bizarros aparelhos ginecológicos desenvolvidos para operá-las.

No início das filmagens, Irons tinha dois camarins e guarda-roupas separados, um para cada personagem, até que percebeu que o objetivo da história era justamente confundir o espectador sobre qual dos gêmeos estava realizando determinada ação. O ator passou a usar apenas um camarim e guarda-roupa e encontrou uma forma de diferenciar os Mantle dando “pontos de energia distintos” a cada personagem para alterar suas personalidades.

 

Menções Honrosas

* Buster Keaton em The Play House (1921)
* Alec Guinness em As Oito Vítimas (1949)
* Peter Sellers em O Rato que Ruge (1959)
* Margot Kidder em Irmãs Diabólicas (1973)
* O elenco de Monty Python em filmes como A Vida de Brian (1979) e Monty Python - O Sentido da Vida (1983)
* Mel Brooks em S.O.S. - Tem um Louco Solto no Espaço (1987)
* Eddie Murphy em Um Príncipe em Nova York (1988)
* Michael J. Fox em De Volta para o Futuro Parte II (1989)
* Jack Nicholson em Marte Ataca! (1996)
* Mike Myers em Austin Powers - 000 Um Agente Nada Discreto (1997)
* Leonardo DiCaprio em O Homem da Máscara de Ferro (1998)
* Lindsay Lohan em Operação Cupido (1998)
* Ralph Fiennes em Sunshine - O Despertar de um Século (1999)
* Andy Serkis em King Kong (2005)
* Scarlett Johansson e Ewan McGregor em A Ilha (2005)
* Paul Dano em Sangue Negro (2007)
* Armie Hammer em A Rede Social (2010)
* O elenco de A Viagem (2012), de Tom Tykwer e dos irmãos Andy e Lana Wachowski
* Jesse Eisenberg em O Duplo (2013)
* Jake Gyllenhaal em O Homem Duplicado (2013)
* Aquele filme dirigido por Christopher Nolan que não vamos citar aqui para não revelar uma informação importante da trama!

--
Agora é a sua vez! Deixe sua contribuição para o nosso clube nos comentários abaixo e compartilhe com os amigos! Consegue pensar em mais algum longa em que um ator viveu múltiplos personagens?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Clube dos Cinco
Cinco filmes que se passam em um só dia
Clube dos Cinco
Cinco filmes de super-herói que gostaríamos de esquecer
Clube dos Cinco
Cinco filmes sobre diretores de cinema