Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

A AMPUTADA, de David Lynch Curta em Cena

Na segunda-feira (28/09), os fãs da aclamada série Twin Peaks, de David Lynch, tiveram uma péssima notícia: Catherine E. Coulson, que interpretou a excêntrica Log Lady na história, faleceu aos 71 anos de idade após lutar contra um câncer.

Para homenagear a atriz, a coluna Curta em Cena apresenta uma edição especial que relembra o primeiro trabalho de Catherine no cinema: o curta-metragem A Amputada (1974), também de Lynch. Como o próprio cineasta explica abaixo, o filme surgiu quando ele ficou sabendo de um teste encomendado ao diretor de fotografia Frederick Elmes pelo Instituto Americano do Cinema (AFI) para determinar o melhor de dois estoques de vídeo que depois seria comprado. Lynch ficou tão triste ao ver o instituto interessado em adquirir fitas de vídeo (em oposição à película), que decidiu realizar o provocante curta.

Não há exatamente uma trama: vemos duas versões de uma mesma cena, pontuada com algumas diferenças, mas com exatamente a mesma narração. De forma propositalmente monótona, uma mulher (Coulson) sem metade de suas pernas nos conta sobre seus sentimentos e relacionamentos conturbados com outras pessoas. Ao mesmo tempo em que expõe suas feridas internas, suas feridas externas são tratadas por um inexperiente enfermeiro (interpretado por Lynch!). A sequência começa a ficar angustiante e um pouco cômica quando o profissional revela-se incapaz de conter o sangue que esguicha de uma das pernas. Durante todo o processo, a mulher permanece indiferente, importando-se mais com a carta que lentamente escreve.

Dividindo nossa atenção entre dois contrastes - aquilo que escutamos (a voz tranquila de Catherine) e aquilo que vemos (o grotesco ato de cuidar da perna), o curta tem um ritmo particular e já é lynchiano o bastante para nos fazer identificar características marcantes do diretor de obras como Eraserhead (1977), Estrada Perdida (1997) e Cidade dos Sonhos (2001).

Confira:

--
Gostou do curta? Dê sugestões nos comentários abaixo para as próximas edições da coluna!

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Curta em Cena
Lot 63, Grave C, de Sam Green
Curta em Cena
PORTAL: NO ESCAPE, de Dan Trachtenberg
Curta em Cena
Michel Gondry lança DÉTOUR, filmado pelo iPhone