Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Cinco filmes com jovens rebeldes Clube dos Cinco

Nesta semana, preparamos um podcast especial para relembrar os três principais filmes de James Dean, cuja prematura morte completou 60 anos. O ator de Vidas Amargas e Juventude Transviada se tornou um ícone cultural e um trágico representante das angústias de uma geração que muitas vezes só conseguia se expressar verdadeiramente através de atos de desobediência. Tendo isso em mente, selecionamos alguns exemplos de longas com histórias em que essa rebeldia juvenil é retratada.

 

A UM PASSO DO ABISMO
Over the Edge, 1979
Diretor: Jonathan Kaplan

Muitas pessoas que viram Cobain: Montage of Heck (2015), documentário sobre o músico Kurt Cobain, ficaram curiosas com um filme que o próprio vocalista do Nirvana disse que o afetou profundamente (“Eu também queria ser um vândalo e prender todos na escola”). Estamos falando do anárquico A Um Passo do Abismo, que marcou o primeiro trabalho de Matt Dillon no cinema e inspirou o lendário videoclipe de “Smells Like Teen Spirit”.

Baseada em acontecimentos reais e recorrentes sobre violentas gangues juvenis, a trama se passa em uma comunidade planejada no meio do deserto que oferece poucas distrações para os mais jovens (apenas um centro de recreação que fecha às 18 horas). Negligenciados pelos pais, eles começam a criar formas de entretenimento que envolvem vandalismo, furtos e uso de drogas e álcool. Após um incidente que mata um dos adolescentes, os pais se reúnem no colégio para debater a rebeldia crescente de seus filhos, mas pode ser tarde demais.

 

SEMENTES DE VIOLÊNCIA
Blackboard Jungle, 1955
Diretor: Richard Brooks

Considerado um dos primeiros filmes a retratar delinquentes juvenis em colégios, o instigante Sementes de Violência apresenta a história de um professor de inglês, Richard Dadier (Glenn Ford), com a missão de disciplinar os descontrolados estudantes que ditam as regras em uma perigosa escola. Liderados por Artie West (Vic Morrow) e Gregory W. Miller (Sidney Poitier), que usa sua cor como forma de provocação racial, eles chegam a elaborar ameaças que envolvem até Anne Dadier (Anne Francis), esposa grávida de Richard. Apesar da oposição do diretor Mr. Warneke (John Hoyt) e da hostilidade dos demais temerosos mestres, o professor insiste no desafio de impor sua autoridade e ganhar respeito.

Com roteiro adaptado do livro de Evan Hunter, o longa, entre outros méritos, fomentou a popularidade do rock 'n' roll nas paradas americanas com sua trilha sonora composta por “Rock Around The Clock”, de Bill Haley & His Comets. 

 

CLUBE DOS CINCO
The Breakfast Club, 1985
Diretor: John Hughes

Neste clássico juvenil que é cativante até hoje (e que deu nome a essa coluna!), John Hughes apresenta cinco jovens em cinco papéis diferentes: Claire Standish (Molly Ringwald) é a patricinha, Andrew Clark (Emilio Estevez) é o atleta, John Bender (Judd Nelson) é o marginal, Brian Johnson (Anthony Michael Hall) é o nerd e Allison Reynolds (Ally Sheedy) é a esquisita. Eles têm pouco em comum uns com os outros, mas após terem cometido pequenos delitos, precisam enfrentar as mesmas nove horas de detenção na biblioteca do colégio, em pleno sábado.

A experiência inevitavelmente os aproxima, revelando suas melhores e piores qualidades, gerando atritos e confissões, momentos de humor e de drama. Cinco jovens que antes estavam confinados em seus estereótipos, agora conversam sobre problemas paternos, sexo, drogas, além dos anseios e expectativas para o futuro, em um processo de subtração de camadas internas e externas (como é mostrado nesta coluna Vestindo o Filme).

 

VIDAS SEM RUMO
The Outsiders, 1983
Diretor: Francis Ford Coppola

Sodapop (Rob Lowe) e Darrel (Patrick Swayze) são os irmãos do caçula Ponyboy (C. Thomas Howell). Parte do bando denominado The Greasers, os órfãos enfrentam desigualdades econômicas e sociais e sobrevivem como podem na Zona Norte de Oklahoma. Ponyboy e seu melhor amigo Johnny (Ralph Macchio) conhecem a encantadora Cherry (Diane Lane) em um cinema drive-in. Acontece que a moça é namorada de um dos membros da gangue rival da Zona Sul, os esnobes The Socs, e o evento desencadeia um conflito com muito sangue, fuga e heroísmo. Os dois jovens em fase de crescimento e já criminosos passam então por um doloroso e necessário isolamento com muita aprendizagem e reflexões existenciais.

Escrito a partir do romance de S.E. Hinton, a trama de Vidas Sem Rumo conta ainda com os adolescentes Dallas (Matt Dillon, "rebelde sem causa" do cinema dos anos 80), Two-Bit (Emilio Estevez) e Steve (Tom Cruise).

 

SE...
If..., 1968
Diretor: Lindsay Anderson

Em um tradicional colégio na Inglaterra, Mick (Malcolm McDowell) e seus amigos passam a questionar valores morais preestabelecidos, bem como a lógica da guerra e da religião. Ao descobrirem um esconderijo de armas, conseguem o que faltava para instaurar uma violenta rebelião contra o sistema escolar britânico, no qual os alunos sofrem graves e constantes abusos, trotes e humilhações. Marcando o primeiro papel de destaque de McDowell no cinema (alguns anos antes de Laranja Mecânica, em 71), o filme passa do realismo à fantasia ao intercalar sequências monocromáticas às coloridas.

Presente em listas de produções dotadas da essência da contracultura ao final da década de 1960, Se... começou a ser rodado meses antes das manifestações parisienses em Maio de 68, que foram primordiais para o movimento por questionar valores conservadores da sociedade.

 

Menções Honrosas

* Anjos de Cara Suja (1938), de Michael Curtiz
* Os Esquecidos (1950), de Luis Buñuel
* Amor, Sublime Amor (1961), de Robert Wise e Jerome Robbins
* Laranja Mecânica (1971), de Stanley Kubrick
* Pixote: A Lei do Mais Fraco (1981), de Hector Babenco
* Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída (1981), de Uli Edel
* O Selvagem da Motocicleta (1983), de Francis Ford Coppola
* Curtindo a Vida Adoidado (1986), de John Hughes
* Atração Mortal (1988), de Michael Lehmann
* Cry-Baby (1990), de John Waters
* Um Som Diferente (1990), de Allan Moyle
* Os Donos da Rua (1991), de John Singleton
* Jovens, Loucos e Rebeldes (1993), de Richard Linklater
* Kids (1995), de Larry Clark
* Diário de um Adolescente (1995), de Scott Kalvert
* Aos Treze (2003), de Catherine Hardwicke
* The Runaways - Garotas do Rock (2010), de Floria Sigismondi
* Spring Breakers: Garotas Perigosas (2012), de Harmony Korine
* Bling Ring: A Gangue de Hollywood (2013), de Sofia Coppola

--
Agora é a sua vez! Deixe sua contribuição para o nosso clube nos comentários abaixo e compartilhe com os amigos! Consegue pensar em mais jovens rebeldes no cinema?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Clube dos Cinco
CD5 Especial: Melhores Summer Movies de 2012
Clube dos Cinco
Cinco filmes com más companhias
Clube dos Cinco
Cinco filmes que se passam em um só local