Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

PODCAST #151: Grandes Filmes: MACUNAÍMA Assinantes

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO PODCAST!

 

Nesta edição, o Podcast Cinema em Cena homenageia o centenário de Grande Otelo com uma análise de Macunaíma (1969), filme dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, a partir do livro de Mário de Andrade, e também estrelado por Paulo José, Milton Gonçalves, Rodolfo Arena, Joana Fomm e Jardel Filho.

No programa, apresentamos um contexto da realização do longa-metragem num momento em que o Brasil acabara de entrar na era da ditatura militar, em pleno ano do decreto do AI-5, e quando o Cinema Novo sacudia o cinema brasileiro. Nossa análise também aponta as formas que Joaquim Pedro de Andrade encontrou para fazer um filme de apelo popular, protagonizado por um dos astros das chanchadas, sem com isso enfraquecer seu discurso político. O podcast também traz um breve apanhado da obra do cineasta.

Programa apresentado e produzido por Renato Silveira, com os comentários de Antônio Tinôco e Stephania Amaral, da equipe Cinema em Cena, e de Pedro Veras, mestrando em Comunicação Social na UFMG e pesquisador da obra de Joaquim Pedro de Andrade.

Sobre o autor:

Jornalistas e crítico de cinema. Apresentador e produtor do Podcast Cinema em Cena. Autor do Cinematório (www.cinematorio.com.br).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Assinantes
Você pergunta! PODCAST #157: Grandes Filmes: TAXI DRIVER
Assinantes
Filmes da Semana - 05/08/2015
Assinantes
Escolha o tema do próximo podcast!