Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Cinco documentários sobre bastidores de filmes Clube dos Cinco

Se você é cinéfilo, provavelmente sabe como é difícil realizar um longa e gosta de conhecer as dificuldades enfrentadas por grandes diretores durante as filmagens de suas obras. A maioria das produções encontra pedras no caminho e cabe ao profissional atrás das câmeras se adaptar a diferentes situações. Porém, nem sempre o talento do artista é levado em consideração pelo universo, que parece conspirar contra alguns filmes. Na coluna Clube dos Cinco desta semana, listamos documentários que conseguiram captar momentos de alegria, ódio e frustração nos bastidores.

 

PERDIDO EM LA MANCHA
Lost in La Mancha, 2002
Diretores: Keith Fulton e Louis Pepe

Terry Gilliam (Brazil) é um cineasta capaz de criar visuais fantásticos para seus projetos, mas, infelizmente, um deles está comprovadamente amaldiçoado. Sua adaptação de Dom Quixote, livro de Miguel de Cervantes, começou a ser rodada em 2000, mas passou por diversos problemas. Basicamente, tudo o que podia dar errado, deu: forças da natureza que prejudicaram os equipamentos, cortes no orçamento feitos pelo estúdio e até o adoecimento de Jean Rochefort, ator que estava interpretando o protagonista e estrelando o longa ao lado de Johnny Depp no papel do escudeiro Sancho Pança.

Narrado por Jeff Bridges (O Pescador de Ilusões), o documentário Perdido em La Mancha mostra bem as trágicas etapas de uma filmagem que poderia ter originado uma ótima produção, principalmente se considerarmos que temas como realidade, fantasia, loucura e sanidade, presentes em Dom Quixote, também são frequentes na filmografia de Gilliam. Mesmo com a adaptação sendo interrompida, o cineasta continua tentando “se livrar do longa de uma vez por todas” (nas suas próprias palavras). Infelizmente, ainda está sem sorte.

 

BURDEN OF DREAMS
1982
Diretor: Les Blank

Burden of Dreams retrata as caóticas filmagens do épico Fitzcarraldo (1982), que apresenta a façanha de um homem obcecado em construir uma casa de ópera na selva. O diretor Werner Herzog arriscou sua vida e sanidade e enfrentou problemas climáticos e territoriais para concluir o projeto.

Durante as filmagens, um navio de 340 toneladas foi movido sobre uma montanha com uma escavadeira, dispensando efeitos especiais. Herzog contou que foi incentivado por um padre católico a incluir prostitutas na equipe para controlar a loucura dos homens, trabalhando por pagamentos baixos e com direito à alimentação escassa e insuficientes cuidados médicos. Além dos feridos por ataques de nativos e até por um acidente de avião, alguns membros da equipe formada por centenas de figurantes faleceram. Jason Robards e Mick Jagger, inicialmente escalados nos papéis principais, rodaram algumas cenas, mas precisaram abandonar o projeto por razões de saúde e outros compromissos, respectivamente. Klaus Kinski foi então contratado, representando com seu comportamento explosivo mais uma fonte de tensão no set. De certa forma, a trajetória passada por seu personagem é a mesma de Herzog: os dois se consideram e se orgulham de serem “conquistadores do inútil”.

 

FRANCIS FORD COPPOLA - O APOCALIPSE DE UM CINEASTA
Hearts of Darkness: A Filmmaker's Apocalypse, 1991
Diretores: Fax Bahr, George Hickenlooper e Eleanor Coppola

Francis Ford Coppola - O Apocalipse de um Cineasta foca nas turbulentas filmagens do clássico antibélico Apocalypse Now (1979), revelando os múltiplos esforços do diretor para trabalhar em meio a forças da natureza destruindo cenários e enfrentando cansaço físico e mental, problemas de guerrilha nas Filipinas, orçamentos exacerbados (que já ultrapassavam milhões de dólares), descrença dos produtores, uma parada cardíaca sofrida pelo protagonista Martin Sheen, a personalidade arrogante de Marlon Brando, bebedeiras típicas de Dennis Hopper e demais excessos da Nova Hollywood.

O documentário apresenta cenas capturadas secretamente por Elanor Coppola, esposa de Francis, que observou de perto a entrega quase suicida do marido ao projeto, desacreditado no resultado depois de tantas adversidades no set, mas que ao final triunfou, conquistando crítica e público, além da Palma de Ouro e dos Oscars de Melhor Fotografia e Som. Nunca antes a frase dita pelo cineasta fez tanto sentido: “Meu filme não é sobre o Vietnã, ele é o Vietnã”.

 

AMERICAN MOVIE
1999
Diretor: Chris Smith

Simpático e determinado, Mark Borchardt, acompanhado por Mike Schank, batalha no interior de Milwaukee (EUA) para realizar seu sonho americano particular: fazer filmes. A produção de um abandonado curta de terror intitulado Coven é retomada com a ajuda de parentes, de atores do teatro local e do próprio diretor Chris Smith, que convidou os dois amigos para a realização do documentário American Movie, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance.

O metalinguístico e cômico filme, que explora a paixão e o entusiasmo do jovem aspirante à cineasta, mostra todos os desafios enfrentados por ele, desde as dificuldades de planejamento e o custoso financiamento até os resultados pouco satisfatórios e a possibilidade de uma parca distribuição (basicamente, os obstáculos que muitos diretores independentes encontram no caminho). Além disso, Borchardt teve que lutar contra seus demônios internos, como o fato de fazer parte de uma família disfuncional e a dependência alcoólica e em jogos de azar, fatores que diminuíam sua confiança e o deixavam inseguro.

 

DUNA DE JODOROWSKY
Jodorowsky's Dune, 2013
Diretor: Frank Pavich

Assim como Dom Quixote, este é um filme que nunca aconteceu. Porém, ao contrário do projeto de Terry Gilliam, tudo indica que ele nunca será realizado. O documentário de Frank Pavich apresenta com detalhes o surgimento e o colapso da ideia que o diretor chileno surrealista Alejandro Jodorowsky (A Montanha Sagrada) teve de adaptar Duna, fundamental livro de ficção científica de Frank Herbert. A ambiciosa produção começou a ser desenvolvida durante a década de 70, mas problemas financeiros e um enorme roteiro que daria origem a uma narrativa de 14 horas impediram o início das filmagens.

Nunca poderemos assistir à obra de Jodorowsky, mas considerando os profissionais envolvidos no longa, é difícil imaginar que o resultado não seria absolutamente épico. Afinal, todo o visual estava sendo criado com a ajuda de Jean Giraud (um dos principais quadrinistas da história) e H.R. Giger (Alien, o Oitavo Passageiro) e o elenco tinha nomes como o diretor Orson Welles (A Marca da Maldade), o ator David Carradine (Kill Bill: Volume 2), o pintor Salvador Dalí e o músico Mick Jagger. Além disso, parte da trilha sonora seria composta pela banda Pink Floyd!

 

Menções Honrosas

* Ciao, Federico! (1970), de Gideon Bachman
* Making 'The Shining' (1980), de Vivian Kubrick
* The Making of Fanny and Alexander (1986), de Ingmar Bergman
* Dirigido por Tarkovski (1988), de Michal Leszczylowski
* The Godfather Family: A Look Inside (1990), de Jeff Werner
* É Tudo Verdade (1993), de Bill Krohn, Myron Meisel, Orson Welles, Richard Wilson e Norman Foster
* The Making of Steven Spielberg's 'Jaws' (1995), de Laurent Bouzereau
* The Battle Over Citizen Kane (1996), de Michael Epstein e Thomas Lennon
* Full Tilt Boogie (1997), de Sarah Kelly
* The Thing: Terror Takes Shape (1998), de Michael Matessino
* That Moment: Magnolia Diary (2000), de Mark Rance
* Overnight (2003), de Tony Montana e Mark Brian Smith
* Por Dentro do Garganta Profunda (2005), de Fenton Bailey e Randy Barbato
* Wrath of Gods (2006), de Jon Einarsson Gustafsson
* Dias Perigosos - Realizando Blade Runner (2007), de Charles de Lauzirika
* Best Worst Movie (2009), de Michael Stephenson
* Minha Vida Dirigida Por Nicolas Winding Refn (2014), de Liv Corfixen

--
Agora é a sua vez! Deixe sua contribuição para o nosso clube nos comentários abaixo e compartilhe com os amigos! Conhece algum outro documentário sobre bastidores de um filme?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Clube dos Cinco
Cinco músicos que merecem uma cinebiografia
Clube dos Cinco
Cinco atores veteranos que recusaram a aposentadoria
Clube dos Cinco
Cinco vampiros modernos que não brilham no sol