Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

THE RAILRODDER, com Buster Keaton Curta em Cena

Quando se fala em comédias do Cinema Mudo, muitos pensam logo em Charlie Chaplin, mas se esquecem daquele que foi um dos principais artistas desse período: Buster Keaton. Talvez por ter seguido um caminho diferente que o do colega (Buster perdeu sua liberdade criativa e enfrentou problemas pessoais, como o alcoolismo), o ator e diretor não seja tão lembrado pelo público. Após o auge de sua carreira na década de 1920, ele não conseguiu papéis de tanto destaque, mas teve boas participações em Crepúsculo dos Deuses (1950), Luzes da Ribalta (1952) e Deu a Louca no Mundo (1963).

Em 1965, quando Buster era um senhor de 70 anos de idade, o diretor Gerald Potterton lançou The Railrodder, o último filme mudo do ator. Não é um curta-metragem que rende risadas do início ao fim e não há as grandes façanhas pelas quais Buster se consagrou (veja as mais marcantes aqui!), mas certamente é uma homenagem, um resgate um pouco melancólico de um ícone do passado.

A história é bem simples: o famoso personagem que nunca muda sua expressão (mesmo com o mundo ruindo ao seu redor) decide viajar de uma ponta à outra do Canadá em uma espécie de carrinho motorizado. Todas as características estão presentes: Buster se transforma ao colocar o conhecido chapéu de barqueiro e continua se inserindo em situações de enorme risco, mas sem perceber o perigo que corre. Além disso, é interessante a decisão do curta de reunir o personagem com os trilhos que fizeram parte de sua trajetória e apareceram em diferentes produções, como General (1926).

A maioria das piadas foi improvisada pelo ator, que recusou dublês para várias cenas, como a que um enorme mapa tampa completamente sua visão (algo que deixou a equipe de filmagem especialmente preocupada). Um ano depois da estreia de The Railrodder, Buster faleceu.

Confira:

--
Gostou do curta? Dê sugestões nos comentários abaixo para as próximas edições da coluna!

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Curta em Cena
Blind, de Yukihiro Shoda
Curta em Cena
O GRANDE ROUBO DO TREM, de Edwin S. Porter
Curta em Cena
Disney cria falso documentário inspirado em DETONA RALPH