Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Os curtas de Alê Abreu, de O MENINO E O MUNDO Curta em Cena

Apesar da ausência de Que Horas Ela Volta? no Oscar 2016, recebemos com muito orgulho a indicação de O Menino e o Mundo, do brasileiro Alê Abreu, como Melhor Animação. Por isso, para você ficar ainda mais na torcida, a coluna desta semana apresenta três curtas-metragens realizados pelo diretor.

 

Sírius

Sírius, de 1993, conta a história de um menino de rua que perambula pelas ruas da cidade em uma fria noite de Natal e vê seus sonhos entrando em choque com o duro cotidiano. Ao mesmo tempo em que busca alimento em latas de lixo, cospe em sua própria imagem refletida na água e conhece sua contraparte dormindo confortavelmente em um quarto cheio de brinquedos, o garoto encontra uma espécie de conforto espiritual.

Destaque para a bela mudança de traço nas passagens oníricas e para o uso de fotografias que nos lembram da triste realidade que inspira o filme.

 

Espantalho

Em Espantalho (1998), Abreu combina animação e fotografias tiradas no sul de Minas Gerais, nas proximidades de Alfenas, para apresentar a história de uma senhora que mora em um local isolado e observa em silêncio uma menina inocente e apaixonada por um espantalho. Não é difícil entender a relação das duas personagens e, assim como em Sírius, há um contraponto de realidades: a melancolia sombria e solitária da senhora e a vida alegre, colorida e descompromissada da garota.

Em 2004, o diretor reeditou o curta para transformá-lo no videoclipe oficial da música "Não Me Deixe Só", de Vanessa da Mata.

 

Passo

No metalinguístico Passo (2007), Abreu revela o processo criativo do desenvolvimento de uma ideia. Se no início há pleno domínio da situação e o pássaro ganha forma e cor tranquilamente, com o tempo vemos o embate entre o autor e sua criatura, que encontra dificuldades na hora de se libertar. Nesse sentido, os sons são fundamentais, porque remetem ao barulho frenético das asas do animal.

Criar algo é difícil e muitas vezes dolorido. Por isso, o segredo está em abrir a mente (de forma literal, no caso) e encontrar soluções simples para os problemas.

--
Gostou dos curtas? Dê sugestões nos comentários abaixo para as próximas edições da coluna!

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Curta em Cena
Le Queloune, de Patrick Boivin
Curta em Cena
Michel Gondry lança DÉTOUR, filmado pelo iPhone
Curta em Cena
Lost?, de Martin Buzora