Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Melhores videoclipes com Zumbis Cineclipado

Explicar os motivos que tornam os zumbis tão amados por boa parte dos fãs de cultura pop é missão complicada, para não dizer impossível. Afinal, por que um morto-vivo causaria tanta comoção e interesse? Não seriam os zumbis uma versão podre (sem mais nenhum trocadilho pelo resto da coluna, prometo) dos vampiros, mas sem contar com a luxúria? De qualquer maneira, a nova edição do Cineclipado aproveita a estreia de Resident Evil: Retribuição nos cinemas e faz uma pequena compilação com os melhores videoclipes com zumbis.

Já que a série de games inspirou a nova edição da coluna, nada mais justo que começar com “My Plague”, do Slipknot. A faixa foi lançada originalmente como terceiro single do disco Iowa, segundo da carreira da banda. Uma versão remixada virou tema principal do primeiro filme da franquia Resident Evil, na época em que os produtores pelo menos fingiam se importar com as origens da saga. O vídeo apresenta cenas de shows da banda com sequências do próprio filme. Nada muito original ou diferente.

No primeiro trailer de Resident Evil 4: Recomeço toca a canção “The Outsider”, da banda A Perfect Circle. A faixa também faz parte da trilha sonora do segundo filme, mas infelizmente nunca ganhou um vídeo oficial para o filme.

Paródias divertidas de filmes de zumbis garantem seu lugar aqui na lista. Esse é o caso de “Party Rock Anthem”, do LMFAO, que brinca com Todo Mundo Quase Morto e (especialmente) Extermínio. Os comedores de cérebro em estado de decomposição são substituídos por uma epidemia que transforma todas as pessoas em “shufflers”, estilo de dança de música eletrônica. Com a cidade dominada por um grupo de dançarinos malucos sedentos por música, a única saída é entrar na onda do shuffle.

Além de ser uma das bandas favoritas de Cliff Burton, ex-baixista do Metallica, os punks do Misfits merecem atenção por suas preferências na sétima arte. O baixista revelou ser um grande fã dos filmes de zumbis dirigidos por George Romero e acabou convidando o próprio diretor para comandar “Scream”. O resultado ficou bem simples, digno de A Noite dos Mortos-Vivos, de 1968, e transformou a banda em zumbis esfomeados dentro de um hospital.

Ainda no campo das boas referências, a banda da cantora Pitty fez a sua própria homenagem para o trabalho de Romero em A Noite dos Mortos-Vivos, que serviu de referência principal para o ator/diretor André Moraes dirigir o clipe da faixa “De Você”, do disco Anacrônico, de 2005.

Talvez a grande surpresa desta lista de videoclipes com zumbis seja o vídeo de “Pop is Dead”, uma canção que antecedeu o lançamento do disco de estreia do Radiohead e acabou ficando de fora da tracklist final de Pablo Honey.  Thom Yorke, com visual He-Man e supostamente morto, está sendo levado para seu funeral por seus amigos e começa a resmungar que o “pop morreu”. Como se não fosse estranho o suficiente ouvir uma música tão feliz do Radiohead, ainda vale prestar atenção na performance bem rock n’roll dos integrantes, incluindo o baterista Phil Selway, que na época ainda tinha cabelo.

O nome “Internet Killed the Video Star”, do clipe da banda The Limousines, faz referência direta ao hit “Video Killed the Radio Star”, do The Buggles. A ideia de incluir zumbis como forma de protesto para o comportamento do público de hoje gerou um vídeo divertido e que faz uma bela homenagem para os clássicos filmes de zumbis do passado. Melhor ainda é introduzir um casal de crianças sendo obrigadas a lidar com a ameaça de terem o que resta de seus cérebros devorados.

O Metallica lançou o vídeo de “All Nightmare Long” em 2008. O clipe, de quase 10 minutos de duração, é apresentado como um mockumentary e deixa os Estados Unidos destruídos depois de um apocalipse zumbi. A União Soviética descobriu uma maneira de reviver os tecidos mortos e atacam os EUA que, sem ter como reagir por conta própria, são obrigados a aceitar a oferta de paz dos soviéticos e o país se transforma em parte do território da União Soviética.

Se tratando de um cara que tem “zombie” no próprio nome, seria um crime não incluir o vídeo de “Living Dead Girl”, de Rob Zombie. Com influências de O Gabinete do Dr. Caligari, o clipe dirigido por Zombie e Joseph Kahn faz uma verdadeira viagem ao tempo direto para a época do cinema mudo. Tudo isso com uma triste e solitária garota morta-viva.

Quer saber como seria a mistura de Mad Max com Sid Vicious (baixista do Sex Pistols) no meio de um monte de zumbis? O cineasta Tobe Hooper, diretor de O Massacre da Serra Elétrica e Poltergeist, dirigiu o animado videoclipe de “Dancing With Myself”, de Billy Idol, e deu uma pequena demonstração de como poderia ser um mundo assim. Você teria mais medo dos zumbis ou do punk loiro?

Claro que não poderia faltar “Thriller”, de Michael Jackson, na lista de 10 melhores videoclipes com zumbis. O vídeo dirigido por John Landis (Um Lobisomem Americano em Londres) é uma daquelas produções que dificilmente ficarão datadas ou terão sua importância na história da música diminuída. Além dos efeitos especiais inovadores (na época), de todo o roteiro do vídeo, da narração de Vincent Price e da própria música, claro, o que mais chama a atenção é a dança dos zumbis. Seria o equivalente do famoso baile dos vampiros de A Dança dos Vampiros, de Roman Polanski? Imperdível para qualquer um que se julgue fã de qualquer coisa relacionado aos zumbis.

Para encerrar a coluna em grande estilo, veja o estranho e violento dueto de Peaches com Iggy Pop em “Kitck it”. O clipe é curtinho, menos de três minutos, e mostra basicamente os dois artistas gritando os versos da música um para o outro, e derrubando todos os zumbis que cruzam pelo caminho. Reparem nos créditos iniciais: “Georgia y Romeo presenta”. Alguém mais percebeu a referência óbvia ao trabalho do mestre George Romero?

Faltou algum clipe? Então participe e deixe o seu comentário com os videoclipes de zumbis que faltaram na lista.
--
EDIÇÕES ANTERIORES DA COLUNA  

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cineclipado
RADIOHEAD + PTA agora ao ar livre em “The Numbers”!
Cineclipado
Steven Soderbergh dirige videoclipe com Lincoln e influências de Godard!
Cineclipado
A Hora do Espanto 3D