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Lembranças de Michel Gondry Cineclipado

Com certeza você já leu e ouviu efusivamente no CeC sobre os videoclipes de Michel Gondry (Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças), mesmo antes da existência do Cineclipado. Porém, como apagar de nossas mentes o talento deste brilhante cineasta? Há muitas pérolas a desenterrar e dissecar de sua carreira enquanto aguardamos ansiosos por mais notícias sobre ele, que atualmente continua envolvido nas filmagens do longa Microbes et Gasoil.

Quando era um jovem estudante de arte, Gondry formou com seus colegas parisienses a banda Oui-Oui, da qual foi baterista e dirigiu os clipes, como "La Ville" (1992). Além disso, dividiu seu talento em outros vídeos de músicos franceses como "Les Voyages Immobiles" (1992), de Etienne Daho, no qual já deixa claras as influências surrealistas que permeariam seu estilo. Já em "Les Jupes" (1992), de RoBERT, Gondry faz uma espécie de mise en abyme ("narrativa em abismo") que continuaria a incorporar mais tarde, com uma sensualidade que inspirou Lenny Kravitz a encomendar no ano seguinte "Believe in Me" (1993).

Björk assistiu a um desses vídeos na MTV e convidou Gondry para conceber "Human Behaviour" (1993), colaboração acertada que se manteve até os mais recentes "Declare Independence" (2007) e o psicodélico "Crystalline" (2011) e lhe permitiu desenvolver técnicas como as fotografias simultâneas desde "Army of Me" (1995). Na atmosfera dos filmes mudos, "Isobel" (1995) tem a água invadindo ambientes como outra recorrência e mostra o lado negro do diretor, dono de mais alguns clipes em preto e branco (a ausência de cor é vista em certos momentos da fantástica narrativa "Bachelorette", de 1997). Há referências a videogames em "Hyper-Ballad" (1996) e a topografia domina "Jóga" (1997), ambos já comentados aqui.

Aumente o volume e prepare-se para relembrar a viagem narcótica de Patrícia Arquette – estrela de Natureza Quase Humana (2001), de Gondry - em "Like a Rolling Stone" (1995), no qual são intercaladas imagens estáticas e em movimento por meio da técnica bullet time (popularizada no filme Matrix, de 99, e usada aqui de forma um pouco diferente):

Outra marca registrada de Gondry é o uso de cores fortes, quase saturadas, presentes no universo infantil de "Fire On Babylon" (1994), de Sinéad O'Connor. Sempre em contato com o lúdico, ele brinca com as proporções em "Protection" (1995), do Massive Attack, e utiliza telas duplas em "Sugar Water" (1996), do Cibo Matto, recurso que extrapola ao criar três histórias paralelas em "How Are You Doing?" (2011), do The Living Sisters. O cômico "Everlong" (1997) já foi mencionado nesta edição especial da coluna e Gondry fez também "Deadweight" (1997) e mais tarde "Cellphone's Dead" (2006), do multinstrumentista Beck.

O clipe mais aclamado desta fase foi certamente "Around the World" (1997), do Daft Punk. Robôs, atletas, nadadoras, esqueletos e múmias (cada grupo de personagens representa um instrumento diferente) dançam mecanicamente ao redor de uma estrutura circular que remete a um disco de vinil. 

Gondry realizou com o Radiohead "Knives Out" (2001) e com os Chemical Brothers "Star Guitar" (2001), que reforça sua apreciação por trens, sendo inteiro filmado a partir da perspectiva de um passageiro de metrô. Ele já havia trabalhado com os irmãos em "Let Forever Be" (1999), mais uma vez obsessivo com repetições de figuras.

Em 2002, além de reproduzir várias cópias de Kylie Minogue em "Come Into My World", Gondry esbarrou com os White Stripes na animação feita em Lego "Fell in Love with a Girl". A parceria com Jack White foi acidental, pois o músico o confundiu com o responsável por "Devils Haircut" (1996), na verdade assinado por Mark Romanek. Como a banda não conseguiu um acordo com a empresa Lego, teve de financiar muitas caixas dos blocos que foram montados pelo filho de Gondry no início do clipe. Dos Stripes, o cineasta dirigiu ainda "Dead Leaves and the Dirty Ground" – em que funde transparências e sobreposições como fez mais tarde em "Dance Tonight" (2007), de Paul McCartney – "The Hardest Button to Button" (2003) e "The Denial Twist" (2005).

"Walkie Talkie Man" (2004), dos Steriogram, foi todo bordado e tricotado. Gondry também dirigiu o clipe de "Mad World" (2004), versão do hit original do Tears for Fears por Gary Jules para a trilha de Donnie Darko (2001). Gondry multiplicou o ensaio do The Vines em "Ride" (2004), levou os integrantes para a floresta em "Winning Days" (2004) e os transformou em bonecos de pano em "Anysound" (2006).

Os últimos clipes dirigidos por Gondry foram o acelerado "Soleil du Soir" (2008), de Dick Annegarn, "Open Your Heart" (2010), de Mia Doi Todd, e "Love Letters" (2014), do Metronomy.

E você, fiel ouvinte/leitor, gostou de aprofundar seus conhecimentos sobre o lado musical de Michel Gondry? Deixe suas impressões e aproveite para sugerir Clipes Que Deveriam Virar Filmes para a Parte 2 de um dos especiais do Cineclipado.

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