Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Críticas por Pablo Villaça

Datas de Estreia: Nota:
Brasil Exterior Crítico Usuários
18/03/2011 01/01/1970 4 / 5 / 5
Distribuidora

O Sequestro de um Herói
Rapt

Dirigido por Lucas Belvaux. Com: Yvan Attal, Anne Consigny, André Marcon, Alex Descas, Michel Voïta, Maxime Lefrançois.

O multimilionário Stanislas Graff (Attal), presidente de uma megacorporação, leva uma vida atarefada: logo no início deste O Seqüestro de um Herói, acompanhamos um dia de sua vida e o vemos assinar documentos importantes, almoçar com um ministro de Estado (um instante que salienta a importância do empresário ao mostrá-lo chegando por último e saindo antes de todos), passar algum tempo com a amante, voltar para casa para um jantar com a esposa e as filhas e concluir o batente com uma partida de pôquer que lhe custa uma pequena fortuna. Demonstrando a segurança de um homem que sabe ter dinheiro suficiente para garantir a fidelidade do presidente do país, Stan subitamente se encontra numa posição de extrema vulnerabilidade ao ser seqüestrado por uma quadrilha eficiente, profissional e fria – e que, para provar que não está blefando em seus propósitos, já envia um dos dedos da vítima juntamente com a primeira carta endereçada à sua família.

O roteirista-diretor Lucas Belvaux, porém, não está interessado, aqui, em criar um thriller convencional. Em vez disso, ele busca seguir os passos do mestre Costa-Gavras em Z ao construir uma narrativa que chega a soar documental em alguns momentos em função de sua obsessão com os detalhes envolvidos num caso como este: das negociações com os seqüestradores às discussões entre a família da vítima e a polícia, o roteiro tenta investigar todas as implicações do crime, não esquecendo nem mesmo da preocupação dos acionistas da empresa do protagonista em garantir que o resgate não custará nada à corporação. Assim, enquanto a maioria dos longas do gênero se preocuparia com seqüências de ação que e calcadas na tensão, Belvaux se mostra mais curioso em acompanhar a conversa entre a esposa de Graff (vivida de forma sensivelmente contida por Consigny) e um policial escalado para protegê-la – o que se revela uma escolha muito mais intrigante do que os clichês habituais.

Enquanto isso, Yvan Attal, como o empresário seqüestrado, é bastante hábil ao retratar a alteração na postura do sujeito, que, de homem seguro e controlador, gradualmente se torna alquebrado e fragilizado, estabelecendo um arco admirável entre o início da projeção, quando surge apavorado mas contendo o choro, e momentos específicos no terceiro ato, quando se entrega ao pânico e às lágrimas. Da mesma maneira, a relação entre seqüestradores e vítima experimenta uma evolução visível que surge como conseqüência de todos reconhecerem que, afinal, estão no mesmo barco – o que não torna os criminosos menos ameaçadores, contudo.

Obviamente envolvendo um grande trabalho de pesquisa por parte de Belvaux, o filme ainda acerta ao ilustrar o interesse passageiro da mídia pelo caso e também as principais estratégias empregadas pela polícia e pelos bandidos, incluindo as repercussões psicológicas experimentadas por praticamente todos (e também as físicas, vale dizer, já que a equipe de maquiagem não se esquece sequer das marcas que as correntes usadas pelo protagonista certamente deixariam em sua pele com o passar do tempo).

Mas é mesmo no terceiro ato que O Seqüestro de um Herói revela realmente suas intenções ao investigar o que ocorre após o fim do rapto (se este termina bem ou mal, não me cabe revelar) – e o plano final do longa, triste e ambíguo, merece aplausos especiais por não buscar enfeitar algo que não se tornaria belo nem sob quilos de maquiagem: a solidão e o egoísmo humanos.

Observação: esta crítica foi originalmente publicada como parte da cobertura do Festival do Rio 2010.

27 de Setembro de 2010

Siga Pablo Villaça no twitter clicando aqui!

Comente esta crítica em nosso fórum e troque idéias com outros leitores! Clique aqui!

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.

 

Para dar uma nota para este filme, você precisa estar logado!