Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Críticas por Pablo Villaça

Datas de Estreia: Nota:
Brasil Exterior Crítico Usuários
01/01/1970 01/01/1970 5 / 5 / 5
Distribuidora
Duração do filme
102 minuto(s)

O Renascimento
Ai no yokan ou The Rebirth

Dirigido por Masahiro Kobayashi. Com: Masahiro Kobayashi e Makiko Watanabe.

 

Durante a Mostra Internacional de SP em 2005, minha experiência com um filme de Kobayashi não foi das mais favoráveis. Aliás, foi desastrosa: dos 58 longas aos quais assisti durante o evento naquele ano, Desonra ocupou a última colocação em minha classificação final, dividindo a rabeira da lista com The Wild Blue Yonder, dirigido por um cineasta que admiro imensamente, Werner Herzog (curiosamente, outro filme de Herzog, O Homem Urso, encabeçou minha lista de “melhores do ano”).

 

O interessante é que O Renascimento, mais recente trabalho de Kobayashi, divide com Desonra algumas das características que me fizeram detestar tanto aquele filme, como a repetição de planos num aparente e interminável looping – mas se isto soava sem propósito no trabalho de 2005 (que cheguei a apelidar de A Escadaria, já que as escadas do prédio da protagonista pareciam ter mais destaque do que a própria), desta vez é empregado com inteligência para ilustrar o cotidiano sem vida ou novidades dos dois personagens que dividem nossa atenção. Assim, quando Kobayashi recria o mesmíssimo movimento de câmera sempre que a Mulher (Watanabe) recolhe as bandejas deixadas em seu balcão, somos imediatamente transportados para a monótona rotina da moça, cuja existência sem propósitos soa, na prática, como uma espécie de suicídio, já que ela de fato renunciou à própria vida em função de uma tragédia recente.

 

Enquanto isso, o Homem (vivido pelo próprio Kobayashi) mergulha em sua própria fuga através do trabalho manual e de um dia-a-dia que não traz novidades ou alegrias. O mais fascinante, na abordagem do cineasta, é perceber que, justamente por habituar o espectador à repetição de seus planos e composições de quadro, o filme nos surpreende sempre que algum pequeno novo elemento se apresenta, como uma sacola de plástico sobre a mesa ou a decisão do protagonista de não partir um ovo sobre o arroz, como faz habitualmente. Além disso, há algo de Tempo de Diversão (o clássico de Jacques Tati) em O Renascimento, já que Kobayashi permite que o espectador passeie com o olhar por seus quadros estáticos a fim de acompanhar os demais elementos da cena que se encontram em segundo ou terceiro plano – e como os demais hóspedes do hotel/pensão em que o Homem mora também costumam ocupar sempre os mesmos lugares, podemos perceber suas expressões e hábitos que sugerem existências igualmente vazias e tristes, expandindo o universo do filme de maneira fascinante.

 

Adotando uma abordagem corajosa que certamente afastará alguns espectadores de sua narrativa, O Renascimento é desenvolvido praticamente sem a utilização de diálogos. Confiando (melhor: investindo) em sua câmera e nos atores para ilustrar as dores de seus personagens, Kobayashi e Naoki Kaneko (seu montador habitual) constroem uma montagem inteligentíssima que, através de ritmos muito bem estabelecidos, reconhece os momentos em que deve se estender e aqueles que exigem elipses – ou mesmo a necessidade de encurtar progressivamente a duração de cada cena em seqüências específicas, como aquela que abre a projeção: inicialmente, ouvimos um longo depoimento da Mulher, seguido por um igualmente longo testemunho do Homem. A partir daí, voltamos para a Mulher, que fala brevemente e, em seguida, para o outro personagem, que também pouco diz. Este encurtamento progressivo de determinados blocos de ação é responsável por levar o espectador a compreender o ritmo particular do filme e a perceber a aproximação de pequenos clímax que conduzem à “resolução” gradual da história.

 

E esta “resolução”, diga-se de passagem, é o que O Renascimento tem de mais belo e poético. Ressentindo a presença da Mulher, mãe da garota que matou sua filha, o Homem também se torna progressivamente mais dependente da outra, reconhecendo uma espécie de “amor” nascido da identificação, já que percebe, na Mulher, uma tragédia similar à sua. Mas a tragédia é que, junto deste amor, vem um forte ressentimento que condena ambos a uma relação que, mesmo impossível de suportar, jamais poderá ser totalmente rompida.

 

Tocante e corajoso, O Renascimento é uma obra tão surpreendente em sua segurança e sensibilidade que, confesso, me fez questionar se, ao assistir a Desonra em 2005, eu estava em uma espécie de transe mal-humorado que me fez cego para as virtudes de Masahiro Kobayashi.  

04 de Outubro de 2008

Comente esta crítica em nosso fórum e troque idéias com outros leitores! Clique aqui!

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.

 

Para dar uma nota para este filme, você precisa estar logado!