Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Críticas por Pablo Villaça

Datas de Estreia: Nota:
Brasil Exterior Crítico Usuários
26/10/2007 26/09/2007 5 / 5 / 5
Distribuidora
Duração do filme
93 minuto(s)

Ben X - A Fase Final
Ben X

Dirigido por Nic Balthazar. Com: Greg Timmermans, Marijke Pinoy, Laura Verlinden, Titus De Voogdt, Maarten Claeyssens, Pol Goossen, Johan Heldenbergh, Jakob Beks, Peter De Graef.

 

Supostamente inspirado numa história real, Ben X – A Fase Final é o filme de estréia do crítico de cinema Nic Balthazar e também o escolhido para representar a Bélgica na corrida ao Oscar de Filme Estrangeiro em 2008.

 

Escrito pelo próprio Balthazar a partir de seu bem-sucedido livro (e da igualmente bem-sucedida peça inspirada por este), o longa gira em torno de Ben, um jovem que, vítima da síndrome de Asperger (espécie de autismo), é constantemente brutalizado por seus colegas de colégio e que, como fuga, mergulha no universo criado pelo jogo online “Overlord”, no qual alcança um alto nível que desperta o respeito dos demais jogadores/personagens. Tornando-se amigo de uma jogadora cujo nick é “Scarlite”, Ben fantasia sobre um possível encontro com a garota – mas logo tem sua atenção desviada pelos ataques cada vez mais cruéis de dois jovens de sua sala.

 

Dirigido com admirável energia, o filme não apenas emprega cenas inteiras criadas por jogadores de “Overlord” na Internet (numa montagem criativa e reveladora que merece ser premiada) como ainda traz o jogo para o cotidiano de Ben – como no instante em que ele explica como cria seu “avatar” (leia-se: ele mesmo) e vemos uma seta de mouse percorrendo a tela e selecionando as peças de roupa que o rapaz vestirá para ir para a escola. Além disso, Balthazar intercala, na narrativa, depoimentos dos demais personagens em um estilo documental que leva o espectador a temer pelo destino do protagonista, revelando também uma criatividade ímpar ao ilustrar o ponto de vista de Ben, como no plano em que enxergamos os demais alunos da escola como sombras transparentes no pátio.

 

Mas se Nic Balthazar surge como revelação neste projeto, o mesmo deve ser dito com relação ao jovem ator Greg Timmermans, que, já em seu trabalho de estréia, exibe uma segurança impressionante ao evitar que Ben se transforme numa caricatura ao mesmo tempo em que inclui, em sua composição, todos os tiques particulares da síndrome de Asperger, como o hábito do rapaz em manter os olhos voltados para o lado e para cima, evitando qualquer tipo de contato visual com seus interlocutores; sua mão contraída em um estado de permanente tensão; os ombros contraídos que indicam sua vulnerabilidade diante dos demais; e os pés inquietos que revelam seu desconforto constante.

 

Enriquecido ainda por uma direção de arte que ilustra a tristeza do universo de Ben (observem como as únicas cores mais fortes de seu quarto são aquelas relativas ao jogo “Overlord”, como a miniatura de montanha que serve de suporte para o monitor), e por figurinos que ajudam a estabelecer a influência positiva de Scarlite sobre o protagonista (ela é a única que usa um vermelho intenso e alegre; os demais vestem-se em tons de cinza), Ben X é um projeto artisticamente ambicioso que revela sua sensibilidade particularmente através de seus belos diálogos: ao descrever a doença de Ben, seu pai diz que a síndrome era “um problema dele; não para ele” e o próprio rapaz, em sua excelente narração em off, acrescenta: “Nunca fui o que chamam de ‘feliz’, mas nunca fui feliz como agora”.

 

Com tantos atributos, Ben X – A Fase Final foi, sem dúvida, uma das grandes surpresas apresentadas pela 31ª. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

 

27 de Outubro de 2007

Comente esta crítica em nosso fórum e troque idéias com outros leitores! Clique aqui!

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.

 

Para dar uma nota para este filme, você precisa estar logado!