Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Críticas por Pablo Villaça

Datas de Estreia: Nota:
Brasil Exterior Crítico Usuários
15/09/2006 24/02/2006 4 / 5 5 / 5
Distribuidora
Duração do filme
110 minuto(s)

Xeque-Mate
Lucky Number Slevin

Dirigido por Paul McGuigan. Com: Josh Hartnett, Morgan Freeman, Ben Kingsley, Bruce Willis, Lucy Liu, Stanley Tucci, Michael Rubenfeld, Mykelti Williamson, Sam Jaeger, Danny Aiello, Scott Gibson, Robert Forster. 

Em certo momento de Xeque-Mate, a bela Lindsey (Liu) mostra-se impressionada com a aparente falta de preocupação do protagonista, Slevin Kelevra (Hartnett), com a pavorosa situação na qual este se encontra – e o rapaz explica, então, que “tem” ataraxia: uma condição que o impede de sentir qualquer tipo de ansiedade. Embora o filme pareça tratar a ataraxia, um termo relacionado à Filosofia, como um quadro patológico (o que obviamente soa incorreto), o fato é que o conceito por trás da revelação é curioso: ao criar um personagem que jamais parece perceber a gravidade dos problemas que enfrenta, o roteirista estreante Jason Smilovic abre espaço para que este reaja com uma irreverência divertidíssima às constantes ameaças que recebe sem que isto surja como algo implausível, o que comprometeria a eficácia dos ótimos diálogos. Com isso, Xeque-Mate se torna um longa capaz de combinar muito bem um refinado senso de humor com o peso das situações que apresenta – característica que divide com os recentes Beijos e Tiros e, em menor grau, No Rastro da Bala. 

A história, repleta de violência, gira em torno de um rapaz, Slevin, que chega a Nova York para visitar seu amigo Nick Fisher e encontra o apartamento deste vazio. Pouco depois, dois capangas de um poderoso mafioso invadem o lugar e, confundindo-o com o verdadeiro Fisher, levam-no para encontrar o “Chefe” (Freeman), que o encarrega de matar o filho do “Rabino” (Kingsley), mafioso rival. Em seguida, é a vez do Rabino mandar buscar Fisher (leia-se: Slevin) e encomendar a morte do Chefe. Para complicar, Slevin passa a ser observado pelo FBI e por um assassino profissional (Willis) que parece odiá-lo.

Inicialmente confusa, a trama de Xeque-Mate vai se desenrolando gradualmente - e é justamente o desenvolvimento das situações que torna o filme tão interessante. Além disso, Smilovic demonstra possuir um talento imenso para criar diálogos, o que resulta em uma série de duelos verbais rápidos e inteligentíssimos entre os vários personagens (este é um daqueles longas que, como Jejum de Amor e Harry e Sally – Feitos um para o Outro, são repletos de falas que merecem ser memorizadas pelos cinéfilos e que nos levam a desejar conversar como personagens do Cinema). Mais do que simplesmente engraçados (“Eu sou baixa para minha altura.”), os diálogos revelam uma construção extremamente elegante, o que é sempre um prazer adicional para nossos ouvidos. Ao mostrar a foto de um rapaz para Slevin, por exemplo, o Chefe explica: “Este era meu filho. Notou como usei o verbo no passado? É porque ele está morto, relegado ao tempo passado. Enviado do ‘é’ para o ‘era’ antes de poder tomar o café-da-manhã”. Com uma forma tão peculiar de se expressar, como deixar de admirar o impiedoso bandido?           

Felizmente, o diretor Paul McGuigan (do bom Á Flor da Pele) encarregou-se de escalar um elenco à altura do roteiro, permitindo que atores talentosíssimos como Morgan Freeman e Ben Kingsley se esbaldem com os diálogos concebidos por Smilovic. Enquanto isso, Bruce Willis volta a encarnar o tipo frio e calculista que viveu tão bem em várias produções e, mais uma vez, com ótimos resultados, já que surge corretamente ameaçador e imprevisível. Lucy Liu, por sua vez, transforma Lindsey em uma jovem com dinamismo contagiante, além de se apresentar como um interesse romântico mais do que adequado para o protagonista – e, por falar neste, Josh Hartnett (que já trabalhara com McGuigan em À Flor da Pele) funciona maravilhosamente bem como Slevin, carregando o filme com segurança e sem se intimidar diante de seus companheiros tão mais experientes. Se Xeque-Mate diverte, é porque realmente acreditamos na calma impossível de seu (anti-)herói.           

Por outro lado, o design de produção de François Séguin peca por tentar envolver o filme em uma aura de excentricidade, utilizando, por exemplo, papéis de parede com padrões incômodos, que praticamente anunciam aos berros que a narrativa se passa não no mundo “real”, mas em um “universo paralelo”, absurdo. Ainda assim, este padrão visual resulta em boas composições, como aquela que contrapõe cadeiras azuis a um fundo branco e a que traz um telefone tocando insistentemente em uma cômoda situada entre duas camas mergulhadas em sépia. Da mesma forma, a ótima montagem de Andrew Hulme, colaborador habitual de McGuigan, investe em uma lógica de dinamismo, com planos que se completam através de reflexos, rimas visuais e contraposições muitas vezes surpreendentes.

Trazendo boas reviravoltas que mantém o espectador tentando adivinhar o que acontecerá até os minutos finais de projeção, Xeque-Mate conta uma história bem amarrada que ainda se dá ao luxo de terminar com um leve tom de melancolia. E espero que o roteirista Jason Smilovic não seja artista de um filme só, porque Hollywood certamente  precisa de alguém com seu talento para escrever diálogos.  

15 de Setembro de 2006 

Comente esta crítica em nosso fórum e troque idéias com outros leitores! Clique aqui!

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.

 

Para dar uma nota para este filme, você precisa estar logado!