Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Episódio #55: The White Helmets (2016) Cinema em Streaming

(Ei, uma perguntinha: quanto tempo você costuma gastar buscando alguma coisa para ver online? Pois é, não acha que esta coluna é uma grande ajuda neste sentido? Se você der uma olhada no fim desta página, encontrará outras dezenas de sugestões - todas com links que levam diretamente aos filmes. Assim, se você curte este espaço - e as críticas que lê aqui no Cinema em Cena -, saiba que ficamos bastante felizes, pois o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

----------------------------------

"Papai, bomba!", é o que diz a filha de dois anos de idade de um dos heróis vistos em The White Helmets ao ouvir o som dos jatos russos utilizados para bombardear Alepo, maior cidade da Síria. Que uma criança seja capaz de reconhecer o ruído de um bombardeiro já seria suficiente triste; que outras milhares já tenham morrido no país graças a estes ataques é absolutamente trágico.

Encurralados entre os carros-bomba detonados pelos terroristas do Estado Islâmico e os aviões e helicópteros comandados pelos terroristas Bashar Al-Assad e Putin, os civis sírios vivem um dilema de solução impossível: se permanecem em seus lares, tornam-se alvos fáceis; se tentam deixar o país, correm o risco de morrer afogados no Mar Mediterrâneo ou de - caso cheguem vivos ao destino - deportação, o que os devolveria ao ponto de partida.

É este cotidiano de pavor e destruição que The White Helmets, indicado ao Oscar de Melhor Curta Documentário em 2017, retrata com imensa intensidade e empatia. Organização civil composta por cerca de 3.000 voluntários espalhados por quase toda a Síria, os Capacetes Brancos se especializaram em prestar primeiros socorros às vítimas das explosões diárias no país, arriscando-se entre destroços na tentativa de resgatarem sobreviventes ou apenas os corpos presos sob os escombros. Visceral em suas sequências rodadas com a câmera na mão e que acompanham os esforços destes homens e mulheres (há 62 voluntárias na organização), o filme evita, de forma inteligente, trazer imagens gráficas que poderiam afastar muitos espectadores, já que o propósito do projeto é obviamente o de expor o drama da população síria e a bravura dos que se arriscam para ajudá-la.

Tocante ao demonstrar como cada vida salva representa um jorro de esperança num universo no qual esta é escassa (ou até mesmo uma ilusão ingênua), The White Helmets sintetiza este sentimento através das imagens do resgate de um bebê de apenas uma semana que, preso sob toneladas de cimento por mais de 16 horas, guiou com seu choro a busca dos que tentavam resgatá-lo, transformando-se num símbolo da diferença que estes heróis podem representar - ou melhor, representam, posto que já salvaram mais de 78 mil pessoas ao longo dos últimos quatro anos.

Mas se não hesitam em entrar em prédios que podem ceder a qualquer momento ou em ruínas com estruturas abaladas, há um lugar no qual os Capacetes Brancos vistos aqui não têm permissão de entrar: os Estados Unidos - mesmo que o filme que inspiraram esteja concorrendo a um Oscar. Banidos por um presidente que transformou o ódio em legislação, estes indivíduos representam, assim, não apenas o melhor do que nossa espécie é capaz de exibir, mas também o alvo do tipo de intolerância que nos mantém reféns do que temos de pior.

(Para colaborar com a organização, clique aqui.)

Clique na imagem abaixo para assistir.

 

Um grande abraço e bons filmes!

Outras edições da coluna:

Episódio #54: O Silêncio do Céu
Episódio #53: Where to Invade Next
Episódio #52: O Mestre dos Gênios
Episódio #51: Amor a Toda Prova
Episódio #50: A trilogia O Poderoso Chefão
Episódio #49: Sob a Sombra
Episódio #48: A Máquina
Episódio #47: O Plano Perfeito
Episódio #46: Harry & Sally - Feitos um para o Outro
Episódio #45: Roxanne
Episódio #44: Psycho Raman
Episódio #43: Transfatty Lives
Episódio #42: Um Cadáver para Sobreviver
Episódio #41: Sing Street
Episódio #40: As Duas Faces de um Crime
Episódio #39: Kung-Fusão
Episódio #38: Entre Nós
Episódio #37: Blue Jay
Episódio #36: Bone Tomahawk
Episódio #35: Man vs. Snake: The Long and Twisted Tale of Nibbler
Episódio #34: Assim na Terra como no Inferno
Episódio #33: Desaparecido - Um Grande Mistério
Episódio #32: Leonera
Episódio #31: Possuída
Episódio #30: Viagem à Lua de Júpiter
Episódio #29: The Witness
Episódio #28: I am the Pretty Little Thing that Lives in the House
Episódio #27: The 13th
Episódio #26: Amanda Knox
Episódio #25: Audrie & Daisy
Episódio #24: A Ponta de um Crime
Episódio #23: Cartel Land
Episódio #22: ARQ
Episódio #21: Sete Homens e um Destino
Episódio #20: Alan Partridge: Alpha Papa
Episódio #19: Stranger Things
Episódio #18: Em Nome de Deus
Episódio #17: The Invitation
Episódio #16: A Mulher Faz o Homem
Episódio #15: Branco Sai Preto Fica
Episódio #14: O Rei da Comédia
Episódio #13: Jesus Camp
Episódio #12: O Barco: Inferno no Mar
Episódio #11: A Fortuna de Ned
Episódio #10: Amy
Episódio #09: In the Loop
Episódio #08: Life Itself
Episódio #07: À Procura de Elly
Episódio #06: O Guarda
Episódio #05: Triângulo do Medo
Episódio #04: Tempo de Despertar
Episódio #03: A Trapaça
Episódio #02: Tyke: Elephant Outlaw
Episódio Piloto: 21 longas para começar.

Sobre o autor:

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cinema em Streaming
CONTES DE JUILLET
Cinema em Streaming
Episódio #95: Paterson (2016)
Cinema em Streaming
Episódio #120: Dogman (2018)