Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Curso 'A Arte do Filme' em São Paulo!
publicado em 11/04/2019

O Cinema em Cena promoverá em São Paulo, em Junho de 2019, o curso A Arte do Filme: Forma e Estilo Cinematográficos. Ministrado pelo crítico Pablo Villaça, diretor do Cinema em Cena (www.cinemaemcena.com.br), um dos mais antigos e respeitados sites brasileiros do gênero, os cursos já alcançaram, de 2009 a 2019, mais de 4.800 alunos em todas as regiões do país.

000000-1

Inspirado nos escritos do professor David Bordwell, com o qual Pablo Villaça discutiu pessoalmente o conceito do “Forma e Estilo”, o curso buscará oferecer aos alunos ferramentas novas para que apreciem com ainda maior profundidade o Cinema, demonstrando que qualquer produção realizada com o mínimo de cuidado (sejam estas superproduções de Hollywood ou obras pessoais e independentes) conta com uma linguagem própria que, decifrada e apreciada, resultará numa experiência ainda mais rica e prazerosa nas salas de projeção ou no sofá de casa.

Contando com inúmeros exemplos exibidos em sala de aula e discutidos com os alunos, o curso pode ser apreciado por todos os tipos de público, sendo voltado não só para alunos e profissionais de Comunicação, mas também para qualquer um que tenha amor pela Sétima Arte.

Assista a vídeos ilustrativos do curso aqui.

Para ler as avaliações do curso feitas pelos alunos das edições anteriores, clique aqui.

Já o currículo do professor pode ser lido aqui.

LOCAL DAS AULAS:

Auditório da Abinee
Av. Paulista, 1439 – 6º. Andar
Próximo à estação Trianon-MASP

QUANDO: 

De 24 a 28 de Junho de 2019
Horário: das 19h às 22h


INSCRIÇÕES:

De 19 de fevereiro a 21 de junho de 2019 (ou enquanto houver vagas)
Informações sobre valores, formas de pagamento e procedimento para matrícula através do email [email protected]

PÚBLICO-ALVO:

Cinéfilos amadores e “profissionais”; alunos de Comunicação; jornalistas e, claro, indivíduos que simplesmente amam o Cinema e querem desenvolver um olhar mais apurado sobre o mesmo.

EMENTA:

Cinema: Uma Arte Movida a Tecnologia

Formas de produção e suas implicações artísticas. Distribuição dos filmes e o crescimento (e problemas) do digital.

A Forma do Filme

O que é “forma”? Padrões e sua influência sobre o espectador. A forma e sua ligação com o conteúdo, com as expectativas do público, o significado do filme e as emoções despertadas. Suas funções e princípios.

A Narrativa e o Roteiro

Diferenças entre narrativa e história. Os princípios da Narrativa: causa e efeito, tempo e espaço. As diferentes maneiras de lidar com a informação na narrativa e a influência destas sobre o espectador. Padrões de desenvolvimento da narrativa. O Narrador.

Estilo: A Mise-en-scène

O poder e os elementos da mise-en-scène. Locações, cenários e design de produção. A luz e o posicionamento dos refletores. Figurinos e maquiagem. Marcação de cena. A construção do espaço e do tempo na narrativa.

Estilo: A Fotografia

Tonalidades, contrastes, cores, exposição e filtros. A velocidade da ação: frame rate, time lapse. A perspectiva: lentes, distância focal, profundidade de campo, foco, efeitos visuais. A composição: enquadramento, razão de aspecto, ângulos, altura e distância da ação. A função dos enquadramentos. Os movimentos de câmera e seus efeitos. Os planos longos e os planos-sequência e suas funções na narrativa. O Cinema 3D.

Estilo: A Montagem

Princípios. O controle sobre a narrativa e o estabelecimento de relações gráficas, rítmicas, espaciais e temporais entre os planos. Continuidade espacial: o eixo da ação, o raccord, a linha do olhar como orientação na narrativa. A continuidade temporal: ordem, frequência e duração. Outras possibilidades gráficas e rítmicas e a descontinuidade no tempo e no espaço.

Estilo: O Som

O poder do som. Princípios. Suas propriedades básicas: timbre, volume, frequência. Manipulando o som. Mixagem. Ritmo, fidelidade, espaço. O tempo e a perspectiva do som.

O Estilo como Sistema Formal

O que é “estilo”? Sua ligação com os cineastas e os espectadores. Como analisar o estilo de um filme e suas funções na narrativa.

 

CARGA HORÁRIA TOTAL:

15 horas/aula

INVESTIMENTO:

Informações por email.

ATENÇÃO: Caso o aluno traga um ou mais acompanhantes para realizar o curso, cada um ganhará um desconto de 10% no valor do curso à vista.

O material didático (guias de aula) e os certificados já estão inclusos no valor final.

Os interessados devem entrar em contato através do email [email protected] para que possam receber as instruções relativas à matrícula no curso.

NÚMERO LIMITADO DE VAGAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE