Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

O HOMEM SEM SOMBRA, de Georges Schwizgebel Curta em Cena

O trabalho do diretor e roteirista suíço Georges Schwizgebel não é muito conhecido, mas bastante admirável. Talvez o ponto alto de sua carreira, que começou no início da década de 1970, seja o curta O Homem sem Sombra (L'homme sans ombre, 2004), baseado no livro A História Fabulosa de Peter Schlemihl, de Adelbert von Chamisso.

Na trama, um solitário homem em uma vida cinzenta é seduzido por um colorido e luxuoso mundo e aceita vender sua sombra em troca de um romance e bens materiais. Quando percebe seu erro, já que agora está mais sozinho do que nunca, tenta reverter a situação, mas o preço que precisa pagar dessa vez é infinitamente maior.   

A primeira coisa que chama atenção é a técnica utilizada pelo cineasta de pintura em acrílico, que parece dar vida e movimento à tinta, distorcendo formas e misturando cores. No início, temos uma “câmera” sempre em movimento que sobrevoa o andar do protagonista e, em sua trajetória circular, altera nossa perspectiva e a composição dos objetos e cenários (alguém se lembrou das artes de M.C. Escher?). Já no segundo e terceiros atos, o estilo da animação se transforma mais uma vez, passando de algo mais contemplativo para algo com um caráter mais dinâmico, revelando a incessante busca do personagem por um lugar no mundo (e o fato de ele encontrar isso justamente na arte, animando formas que são projetadas em uma tela, é simbólico).

Auxiliado por uma bela trilha sonora, O Homem sem Sombra venceu o Prix Regards Jeune no Festival de Cannes. Confira:

--
Gostou do curta? Dê sugestões nos comentários abaixo para as próximas edições da coluna!

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Curta em Cena
Le Queloune, de Patrick Boivin
Curta em Cena
COST OF LIVING de BenDavid Grabinski
Curta em Cena
Assista ao curta ONE PERFECT DAY, de Kim Jee-woon