Cinema em Streaming Episódio #63: Decisão de Risco (2015)

(Ei, uma perguntinha: quanto tempo você costuma gastar buscando alguma coisa para ver online? Pois é, não acha que esta coluna é uma grande ajuda neste sentido? Se você der uma olhada no fim desta página, encontrará outras dezenas de sugestões - todas com links que levam diretamente aos filmes. Assim, se você curte este espaço - e as críticas que lê aqui no Cinema em Cena -, saiba que ficamos bastante felizes, pois o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

----------------------------------

Desde que assumiu a presidência, Donald Trump aumentou a frequência dos ataques e assassinatos envolvendo drones em países nos quais a Inteligência norte-americana identifica possíveis ameaças terroristas - e nas últimas semanas, dezenas de mortes de civis inocentes, classificados apenas como "danos colaterais", foram noticiadas pela imprensa internacional. Não que isto seja exclusividade de Trump ou dos republicanos: na gestão de Obama, os ataques eram frequentes e vários relatos de "danos colaterais" foram confirmados. (Há pouco tempo, uma garotinha de 8 anos foi morta pelos drones norte-americanos comandados por Trump; em 2011, seu irmão de 16 anos havia sido morto por aqueles comandados por Obama.)

O Cinema, costumo dizer, não existe num vácuo; tudo que ocorre no mundo é refletido na Arte e, consequentemente, nas telas. Era óbvio que este novo modo de travar guerras, usando drones comandados por pilotos que jamais deixam o solo de seu país, não demoraria a gerar discussões ficcionalizadas - e em 2014, por exemplo, Ethan Hawke protagonizou o fraco Good Kill: Máxima Precisão, no qual vivia um desses oficiais. Muito melhor, porém, é este Decisão de Risco, dirigido pelo sul-africano Gavin Hood (que já havia discutido outra prática lamentável dos militares norte-americanos em O Suspeito), produzido por Colin Firth e que conta com um elenco formidável que inclui Helen Mirren, Aaron Paul, Jeremy Northam, Barkhad Abdi e, claro, Alan Rickman (naquele que se tornaria seu último papel no Cinema).

Acompanhando vários personagens espalhados em três continentes, o filme traz Mirren como uma coronel que está liderando um ataque a uma casa na qual três terroristas que se encontram na lista de mais procurados preparam dois homens-bomba para uma ação. Porém, ao lado da casa há uma garotinha vendendo pães e que provavelmente será atingida pelo disparo do drone comandado pelo piloto vivido por Aaron Paul. A partir daí, um debate envolvendo minúcias legais, militares, políticas e éticas passa a ocorrer entre os vários elementos que atuam na operação e que buscam definir se o ataque deverá ser levado adiante ou não.

De um ponto de vista moral, Decisão de Risco faz imenso esforço para não oferecer respostas fáceis: conseguimos compreender os pontos de vista de praticamente todos os personagens, mesmo que nos inclinemos a concordar com este ou aquele de acordo com nossas posições pessoais - e a recusa do longa de vilanizar qualquer um deles é digna de nota. Além disso, Hood cria uma narrativa tensa e explora bem seus talentosos atores.

Clique na imagem abaixo para assistir.

 

Um grande abraço e bons filmes!

Outras edições da coluna:

Episódio #62: O Roubo da Taça
Episódio #61: Trainspotting
Episódio #60: Amantes Eternos
Episódio #59: The Wrecking Crew
Episódio #58: Um Espírito Baixou em Mim
Episódio #57: O Pescador de Ilusões
Episódio #56: O Predestinado
Episódio #55: White Helmets
Episódio #54: O Silêncio do Céu
Episódio #53: Where to Invade Next
Episódio #52: O Mestre dos Gênios
Episódio #51: Amor a Toda Prova
Episódio #50: A trilogia O Poderoso Chefão
Episódio #49: Sob a Sombra
Episódio #48: A Máquina
Episódio #47: O Plano Perfeito
Episódio #46: Harry & Sally - Feitos um para o Outro
Episódio #45: Roxanne
Episódio #44: Psycho Raman
Episódio #43: Transfatty Lives
Episódio #42: Um Cadáver para Sobreviver
Episódio #41: Sing Street
Episódio #40: As Duas Faces de um Crime
Episódio #39: Kung-Fusão
Episódio #38: Entre Nós
Episódio #37: Blue Jay
Episódio #36: Bone Tomahawk
Episódio #35: Man vs. Snake: The Long and Twisted Tale of Nibbler
Episódio #34: Assim na Terra como no Inferno
Episódio #33: Desaparecido - Um Grande Mistério
Episódio #32: Leonera
Episódio #31: Possuída
Episódio #30: Viagem à Lua de Júpiter
Episódio #29: The Witness
Episódio #28: I am the Pretty Little Thing that Lives in the House
Episódio #27: The 13th
Episódio #26: Amanda Knox
Episódio #25: Audrie & Daisy
Episódio #24: A Ponta de um Crime
Episódio #23: Cartel Land
Episódio #22: ARQ
Episódio #21: Sete Homens e um Destino
Episódio #20: Alan Partridge: Alpha Papa
Episódio #19: Stranger Things
Episódio #18: Em Nome de Deus
Episódio #17: The Invitation
Episódio #16: A Mulher Faz o Homem
Episódio #15: Branco Sai Preto Fica
Episódio #14: O Rei da Comédia
Episódio #13: Jesus Camp
Episódio #12: O Barco: Inferno no Mar
Episódio #11: A Fortuna de Ned
Episódio #10: Amy
Episódio #09: In the Loop
Episódio #08: Life Itself
Episódio #07: À Procura de Elly
Episódio #06: O Guarda
Episódio #05: Triângulo do Medo
Episódio #04: Tempo de Despertar
Episódio #03: A Trapaça
Episódio #02: Tyke: Elephant Outlaw
Episódio Piloto: 21 longas para começar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pablo Villaça Colunista

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.