Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

As transformações em efeitos visuais nos videoclipes e no cinema Cineclipado

O tema do Cineclipado desta semana é um pouco diferente do normal. Aproveitando o aniversário do site (14 anos comemorados no último dia 14 de outubro) e o lançamento do novo (e aguardado) Cinema em Cena, nós resolvemos criar um pacote especial com o tema "transformação". Foi assim no Podcast #11, na edição mais recente do Clube dos Cinco, e não poderia ser diferente aqui.

Os clipes musicais foram o cartão de visitas de vários nomes famosos do cinema, como David Fincher, por exemplo, e também eram o local perfeito para algumas experimentações de novos efeitos especiais. Um desses efeitos é o chamado morph, que é nada mais que a transformação de uma pessoa em outra ou em alguma coisa. O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, de James Cameron, na época um dos filmes mais caros já produzidos, utilizou bastante o recurso ao retratar as transformações do personagem T-1000 (Robert Patrick). A experiência de Cameron aconteceu quase ao mesmo tempo que Michael Jackson resolvia continuar buscando se superar a cada clipe e lançava "Black or White", um de seus singles de maior sucesso até hoje.

John Landis já havia trabalhado com Jackson em "Thriller", que é considerado até hoje como um dos principais clipes musicais de todos os tempos, e foi convidado para dirigir "Black or White". Além dos tradicionais números musicais e de gastar sem dó com locações e efeitos especiais, o clipe se encerrava com uma curiosa sequência em que várias pessoas começam a se transformar umas nas outras, independente da etnia ou cor da pele. Logo depois, surgia uma pantera caminhando pelos estúdios e o público descobria que se tratava do próprio cantor.

 

Falar de efeitos especiais e videoclipes e deixar de lado o trabalho de Michel Gondry seria um equívoco sem perdão. O cineasta responsável por Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças praticamente foi um dos criadores do recurso bullet-time, popularizado em Matrix, dos irmãos Wachowski, em 1999. No vídeo de "Like a Rolling Stone", dos Rolling Stones, em 1995, ele já usava o recurso.

Suas parcerias com a cantora Bjork sempre renderam resultados incríveis, onde a técnica é misturada com belos elementos gráficos e o mundo surreal que existe na cabeça do diretor. "Hyperballad" e "Joga" são bons exemplos da capacidade de Gondry em aproveitar os recursos disponíveis. Mas estamos falando de transformações e a Bjork também lançou um vídeo incrível para "Hunter", onde ela se transforma lentamente em um grande urso. Qualquer semelhança com os bichinhos daquela campanha publicitária famosa da Parmalat é mera coincidência.

Mais impressionante que a transformação de Bjork, é a do protagonista do vídeo de "Butterfly Caught", do Massive Attack. David Cronenberg ficaria orgulhoso do resultado dessa mudança do homem para uma mosca, ainda que numa escala bem menor do que a intepretada por Jeff Goldblum em A Mosca.

Um outro clipe que fez muito sucesso na televisão e que até hoje é considerado como referência na hora de criar listas dos clipes mais influentes da história é "Sledgehammer", do cantor Peter Gabriel. A prova desse sucesso é que desde 1987 nenhum outro clipe conseguiu levar para casa nove prêmios no MTV Video Music Awards.

Ainda que os recursos de stop-motion e clay animation já tivessem sido utilizados em vídeos anteriores, foi com "Sledgehammer" que todas as atenções se concentraram no trabalho realizado por Stephen Johnson e sua equipe. Mesmo que a qualidade dos efeitos especiais tenha evoluído muito desde o lançamento do clipe, o que o torna especial é justamente a sua criatividade, que rendeu um dos clipes mais assistidos na MTV.

E por último, mas não menos importante - aliás, talvez seja um dos clipes mais interessantes dessa seleção - temos "Right Here, Right Now", do DJ Fatboy Slim. Poucas vezes o processo de evolução foi tão bem retratado no mundo da música. Tudo isso em pouco menos de quatro minutos. Darwin aplaudiria de pé.

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cineclipado
Helena Bonham Carter em preto e branco no novo clipe de Bryan Adams
Cineclipado
Daniel Radcliffe de ressaca no clipe da banda Slow Club
Cineclipado
Veja novo clipe de Justin Timberlake, dirigido por David Fincher