Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Críticas por Pablo Villaça

Datas de Estreia: Nota:
Brasil Exterior Crítico Usuários
22/10/2004 16/04/2004 3 / 5 4 / 5
Distribuidora
Duração do filme
124 minuto(s)

O Justiceiro (2004)
The Punisher

Dirigido por Jonathan Hensleigh. Com: Tom Jane, John Travolta, Will Patton, Laura Harring, Ben Foster, Rebecca Romijn-Stamos, Samantha Mathis, John Pinette, Mark Collie, Kevin Nash, Roy Scheider.

Frank Castle é um agente do FBI cuja última ação antes da aposentadoria resulta na morte do filho de um perigoso gângster, Howard Saint. Como vingança, Saint ordena que toda a família de seu inimigo seja chacinada, e Castle é o único a escapar com vida. Deprimido e entregue ao álcool , ele se torna o Justiceiro, cujo único propósito é destruir os que foram responsáveis diretos ou indiretos pela morte daqueles a quem amava.

Seguindo uma tendência `pós-11 de Setembro` (ler crítica sobre Poder de Fogo), The Punisher é mais um exemplar do gênero `vingança`, mas, ao contrário de equívocos como Com as Próprias Mãos e O Vingador, acaba funcionando graças à personalidade de seu anti-herói: Frank Castle é um homem claramente doente, já que sua crueldade torna-se infinitamente maior do que a de seus inimigos. Em certos momentos da projeção, confesso que cheguei a sentir pena de suas vítimas, já que o sujeito cruza todos os limites normalmente respeitados pelos protagonistas das produções de Hollywood: Castle não hesita em matar a sangue-frio até mesmo homens feridos ou imobilizados, tornando-se tão `mau` quanto o próprio Howard Saint (em certos aspectos, até pior).

Interpretando o protagonista sem jamais permitir que suas emoções transpareçam em sua face, Tom Jane exibe uma boa presença em cena, embora talvez fosse mais interessante conferir alguma característica particular a Castle, que permanece um enigma do início ao fim. (Mas nem preciso dizer que seu trabalho é infinitamente superior ao patético desempenho de Dolph Lundgren na horrorosa versão produzida em 1989).

Infelizmente, o roteiro escrito pelos experientes Michael France e Jonathan Hensleigh (que também assina a direção) falha ao julgar necessário introduzir três personagens que se tornam a `nova família` de Castle. O objetivo, obviamente, é acrescentar um novo elemento que torne o personagem vulnerável, já que, até então, ele não tinha nada mais a perder. Porém, além de forçar uma ligação implausível entre o protagonista e seus vizinhos, a própria idéia de que o Justiceiro estabeleceria sua base em um prédio habitado é ridícula: com todo o barulho que teria que fazer para construir seu `quartel-general`, Castle certamente procuraria um local solitário (é claro que ele não precisaria repetir a estratégia vista no filme de 89, no qual o personagem residia nos esgotos da cidade, mas por que não hospedá-lo em um galpão abandonado, pelo menos?).

Além disso, depois de anunciar sua presença para a polícia, o Justiceiro jamais é perturbado pela Lei, embora esteja claramente se entregando a atos criminosos. Na verdade, depois deste único encontro entre Castle e os policiais, estes sequer voltam a surgir em cena, o que é absurdo. E, ainda que John Travolta faça um bom trabalho como Howard Saint, o filme jamais consegue estabelecê-lo como o grande vilão da história – e seu confronto final com Frank Castle torna-se anti-climático justamente por esta razão.

Já a direção de Hensleigh (sua estréia na função) é correta: abusando das referências ao gênero western, o cineasta não hesita em surpreender o espectador com o grau de violência que empresta ao longa, que é recheado de cenas fortes e extremamente gráficas (algo que se tornou incomum entre as produções dos grandes estúdios). Com isso, o público pode testemunhar as conseqüências dos atos de Castle, já que a câmera jamais se afasta no último momento, tentando eliminar o impacto provocado pelos golpes, tiros e facadas vistos na tela.

Sem jamais permitir que seu (anti)herói obtenha qualquer tipo de satisfação pela morte de seus inimigos, O Justiceiro revela-se corajoso ao levar o espectador a perceber que, depois de tantos esforços, Castle não alcança a paz de espírito que procurava – o que, ao mesmo tempo em que abre espaço para possíveis continuações, transmite uma mensagem bem mais interessante do que aquela vista, por exemplo, em Poder de Fogo: a de que, como já dizia Gandhi, a estratégia do `olho por olho` serve apenas para deixar o mundo inteiro cego.
``

21 de Julho de 2004

Comente esta crítica em nosso fórum e troque idéias com outros leitores! Clique aqui!

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.

 

Para dar uma nota para este filme, você precisa estar logado!