Cinema em Streaming Episódio #58: Um Espírito Baixou em Mim (1984)

(Ei, uma perguntinha: quanto tempo você costuma gastar buscando alguma coisa para ver online? Pois é, não acha que esta coluna é uma grande ajuda neste sentido? Se você der uma olhada no fim desta página, encontrará outras dezenas de sugestões - todas com links que levam diretamente aos filmes. Assim, se você curte este espaço - e as críticas que lê aqui no Cinema em Cena -, saiba que ficamos bastante felizes, pois o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

----------------------------------

Há algum tempo, na 45a. edição desta coluna, indiquei a comédia Roxanne, escrita e estrelada por Steve Martin. Naquele texto, pontuei a versatilidade do ator/comediante/roteirista/escritor, mas deixei de salientar um de seus talentos mais óbvios: o dom para o humor físico. Frequentemente, ao longo de sua carreira, Martin extrai graça não do que seus personagens dizem, mas de como se movimentam - desde o andar derrotado no terceiro ato de O Panaca aos modos desastrados de A Pantera Cor-de-Rosa, passando por sua tentativa de conter a excitação sexual em O Médico Erótico, o duelo com raquete em Roxanne, a artificialidade de falso cowboy de Três Amigos! e o atendimento sádico e movido a óxido nitroso do dentista de A Pequena Loja dos Horrores.

Mas nenhum deles se compara ao que o ator fez em Um Espírito Baixou em Mim: quarta e última colaboração cinematográfica entre Martin e o genial Carl Reiner, o filme escrito por Phil Alden Robinson (Campo dos Sonhos) acompanha o advogado Roger Cobb, que, certo dia, é surpreendido ao descobrir que a metade direita de seu corpo foi invadida pelo espírito de sua multimilionária cliente Edwina Cutwater, com a qual havia se desentendido e que havia contratado um guru espiritual (Richard Libertini, sempre eficiente e pouco valorizado) para transferir sua alma para o corpo da bela Terry Hoskins (Victoria Tennant).

Isto, claro, oferece a Steve Martin uma oportunidade de ouro para qualquer comediante com seu dom, já que boa parte da graça da trama vem das constantes lutas entre as duas metades de seu corpo - e só o momento que marca a primeira disputa entre os dois, na rua, já vale o filme. 

Mas Reiner, como o cineasta talentoso que é, não coloca todas as suas fichas em uma única piada, expandindo o humor do longa ao escalar a brilhante Lily Tomlin no papel de Edwina - e como é ela quem surge em todos os espelhos e superfícies reflexivas em torno do protagonista, isto permite que dois cômicos excepcionais explorem a inevitável química que surge de seus encontros. 

Não foi acaso Steven Martin (então com 39 anos) ter vencido alguns prêmios da crítica como Melhor Ator de 1984 - e é lamentável que o preconceito com o gênero da comédia o tenha impedido de ser mais reconhecido na época por seu fabuloso desempenho nesta produção.

Clique na imagem abaixo para assistir.

 

Um grande abraço e bons filmes!

Outras edições da coluna:

Episódio #57: O Pescador de Ilusões
Episódio #56: O Predestinado
Episódio #55: White Helmets
Episódio #54: O Silêncio do Céu
Episódio #53: Where to Invade Next
Episódio #52: O Mestre dos Gênios
Episódio #51: Amor a Toda Prova
Episódio #50: A trilogia O Poderoso Chefão
Episódio #49: Sob a Sombra
Episódio #48: A Máquina
Episódio #47: O Plano Perfeito
Episódio #46: Harry & Sally - Feitos um para o Outro
Episódio #45: Roxanne
Episódio #44: Psycho Raman
Episódio #43: Transfatty Lives
Episódio #42: Um Cadáver para Sobreviver
Episódio #41: Sing Street
Episódio #40: As Duas Faces de um Crime
Episódio #39: Kung-Fusão
Episódio #38: Entre Nós
Episódio #37: Blue Jay
Episódio #36: Bone Tomahawk
Episódio #35: Man vs. Snake: The Long and Twisted Tale of Nibbler
Episódio #34: Assim na Terra como no Inferno
Episódio #33: Desaparecido - Um Grande Mistério
Episódio #32: Leonera
Episódio #31: Possuída
Episódio #30: Viagem à Lua de Júpiter
Episódio #29: The Witness
Episódio #28: I am the Pretty Little Thing that Lives in the House
Episódio #27: The 13th
Episódio #26: Amanda Knox
Episódio #25: Audrie & Daisy
Episódio #24: A Ponta de um Crime
Episódio #23: Cartel Land
Episódio #22: ARQ
Episódio #21: Sete Homens e um Destino
Episódio #20: Alan Partridge: Alpha Papa
Episódio #19: Stranger Things
Episódio #18: Em Nome de Deus
Episódio #17: The Invitation
Episódio #16: A Mulher Faz o Homem
Episódio #15: Branco Sai Preto Fica
Episódio #14: O Rei da Comédia
Episódio #13: Jesus Camp
Episódio #12: O Barco: Inferno no Mar
Episódio #11: A Fortuna de Ned
Episódio #10: Amy
Episódio #09: In the Loop
Episódio #08: Life Itself
Episódio #07: À Procura de Elly
Episódio #06: O Guarda
Episódio #05: Triângulo do Medo
Episódio #04: Tempo de Despertar
Episódio #03: A Trapaça
Episódio #02: Tyke: Elephant Outlaw
Episódio Piloto: 21 longas para começar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pablo Villaça Colunista

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.