Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

TINTARELLA DI LUNA, de Gaspar Noé Curta em Cena

Amado por uns por sua agressividade temática, odiado por outros pelo mesmo motivo, o cineasta franco-argentino Gaspar Noé certamente é digno de interesse. Sua filmografia, que costuma arremessar o espectador em um mundo violento, sexual, cruel e incômodo, é composta por filmes elogiados e criticados na mesma proporção, como Sozinho Contra Todos (1998), Irreversível (2002), Enter the Void (2009) e o inédito Love (2015).

A carreira de Noé começou com Tintarella di Luna (1985), curta-metragem que leva o mesmo nome da música da cantora italiana Mina (que foi adaptada no Brasil na conhecida "Banho de Lua”). A história apresenta uma vila escondida entre penhascos onde uma praga se espalhou. Comida e água se tornaram escassas e algumas pessoas tentam sobreviver em meio à violência local. Nesse microcosmo, instintos animalescos se afloram, a morte é algo banal e uma mulher é incapaz de encontrar simpatia nos outros. Tudo desemboca em um curioso e inesperado final em que Noé tira o espectador de sua zona de conforto.

Confira (infelizmente, o curta só está disponível com essa qualidade de som e imagem):


Segundo Noé, o filme foi exibido na televisão pela primeira vez antes de Eraserhead (1977), de David Lynch, algo que ele considerou uma “benção”

Fãs do diretor também vão gostar de assistir a outros curtas realizados por ele, como Carne (1991), prelúdio de Sozinho Contra Todos com o personagem do açougueiro vivido por Philippe Nahon; Intoxicação (2002), em que o diretor Stéphane Drouot (portador de HIV) discute diferentes assuntos; e Eva (2005), que traz algumas experiências visuais com a modelo e atriz Eva Herzigova.

--
E você? Admira algum outro curta de Gaspar Noé? Deixe seu comentário abaixo!

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Curta em Cena
THE GIRL WITH THE YELLOW STOCKINGS, de Grzegorz Muskala
Curta em Cena
YOUR FACE, de Bill Plympton
Curta em Cena
GEOMETRIA, de Guillermo del Toro