Depois de um hiato desde Have One on Me (2010), Joanna Newsom anunciou seu quarto disco, Divers, para outubro de 2015. O primeiro single, "Sapokanikan", teve seu videoclipe dirigido pelo grande Paul Thomas Anderson (Sangue Negro). No vídeo, a cantora caminha dia e noite pelas ruas geladas de Nova York, ora com um sorriso, ora com lágrimas nos olhos em um desfecho sutil, mas comovente.
Joanna Newsom, também dona dos álbuns The Milk-Eyed Mender (2004) e Ys (2006), atuou como a personagem Sortilège e narrou Vício Inerente (2014), trabalho mais recente de Anderson.
Joanna Newsom em Vício Inerente (à esquerda) e com o marido Andy Samberg no tapete vermelho do Oscar 2015
A última musa do cineasta foi a cantora Fiona Apple, com quem travou uma longa parceria pessoal e profissional, e também não podemos esquecer de Aimee Mann, fundamental para a trilha sonora de Magnólia (1999).
Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho da vocalista, harpista e pianista Joanna Newsom, vale a pena ouvir "Sprout and The Bean", que faz parte do terror Os Estranhos (2008), e a bela "The North Star Grassman and the Ravens":