Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Cinco filmes que se passam em trens Clube dos Cinco

Expresso do Amanhã, ficção científica do diretor sul-coreano Bong Joon-ho, acompanha os poucos sobreviventes de um desastre ambiental que agora vivem a bordo de um trem. Inspirados pelo lançamento do longa, escolhemos produções que também se passam sobre os trilhos. As histórias não acontecem inteiramente nos comboios, mas estes veículos são fundamentais para cada narrativa.

 

A DAMA OCULTA
The Lady Vanishes, 1938
Diretor: Alfred Hitchcock

O mestre Alfred Hitchcock gostava de explorar o potencial cinematográfico de suas histórias ambientando-as em apenas um cenário, algo que pode ser visto em filmes como Um Barco e Nove Destinos (1944), Festim Diabólico (1948) e Disque M para Matar (1954). Já A Dama Oculta não é totalmente ambientado em um trem, mas a maior parte de sua trama é construída sobre os trilhos. No longa, uma rica jovem percebe que a simpática senhora com quem tinha conversado desapareceu misteriosamente. Para complicar ainda mais as coisas, os outros passageiros que claramente viram a senhora agora afirmam não ter conhecimento sobre o caso. Cabe à personagem interpretada por Margaret Lockwood, com a ajuda do músico vivido por Michael Redgrave, desvendar o problema nesse eficaz e divertido suspense.

 

ASSASSINATO NO EXPRESSO ORIENTE
Murder on the Orient Express, 1974
Diretor: Sidney Lumet

O romance policial de 1934 escrito por Agatha Christie ganhou uma adaptação quatro décadas depois dirigida por Sidney Lumet (Um Dia de Cão). Na história de Assassinato no Expresso Oriente, o trem em que está o detetive Hercule Poirot é obrigado a parar por causa da neve e o inspetor logo é chamado para tentar descobrir quem matou um dos passageiros na noite anterior. Albert Finney (Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas) é o protagonista do longa que também conta com Lauren Bacall (À Beira do Abismo), Sean Connery (O Satânico Dr. No), Anthony Perkins (Psicose) e Ingrid Bergman (Interlúdio), que venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Há alguns anos, um remake do filme vem sendo planejado com Kenneth Branagh (de Thor e Cinderela) na direção e Ridley Scott (Alien, o Oitavo Passageiro) como um dos produtores.

 

VIAGEM A DARJEELING
The Darjeeling Limited, 2007
Diretor: Wes Anderson

Os irmãos Francis (Owen Wilson), Peter (Adrien Brody) e Jack (Jason Schwartzman) não se falam há um ano, desde que perderam o pai. Em busca de um convívio fraternal decente, eles partem em uma divertida jornada espiritual pelos desertos indianos, onde aos poucos aprendem a sair do cronograma e a explorar o desconhecido.

Para deixar a beleza natural da Índia prevalecer em Viagem a Darjeeling (2007), muitos diálogos foram cortados do roteiro de Wes Anderson, Roman Coppola e Schwartzman. Rio Sagrado (1951), de Jean Renoir, e o trabalho do diretor indiano Satyajit Ray (A Canção da Estrada) estão entre as influências para a criação do longa que conseguiu autorização para ser rodado nas ferrovias que ligam as cidades de Jodhpur e Jaisalmer. A decoração dos vagões foi em grande parte artesanal e inspirada pelo projeto do famoso 20th Century Limited, trem que percorria Nova York a Chicago entre 1902 e 1967.

 

EXPRESSO PARA O INFERNO
Runaway Train, 1985
Diretor: Andrey Konchalovskiy

Ameaçado de morte e perseguido por Renken (John P. Ryan), chefe de segurança de uma prisão escondida no inverno do Alasca, o ladrão de banco Manny (Jon Voigh) foge com ajuda do jovem Buck (Eric Roberts). Mas assim que adentram em um trem de carga, o maquinista sofre um ataque cardíaco e deixa o comboio sem freios e em alta velocidade. Acompanhados pela trabalhadora ferroviária Sara (Rebecca De Mornay), eles lutam a todo vapor pela sobrevivência e pela liberdade a bordo desta arriscadíssima aventura.

Apesar de vários empecilhos durante as filmagens de Expresso Para o Inferno, a segurança da equipe e do elenco, que trabalhou entre os animais selvagens que apareciam na região, foi devidamente garantida, e o diretor utilizou miniaturas para as cenas de colisão. Ainda assim, os riscos nunca são completamente eliminados, como ressaltou Konchalovskiy: "Você tem que ser otimista para fazer um filme sobre trens, pois trabalhar com eles é muito difícil, perigoso e complicado. Os motores eram uma enorme quantidade de aço, muito difíceis de parar e traiçoeiros de guiar”.

Voigh ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator e, assim como Roberts, recebeu uma indicação ao Oscar. Além disso, o longa foi indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes.

 

O EXPRESSO DE CHICAGO
Silver Streak, 1976
Diretor: Arthur Hiller

Nesta agitada comédia de Arthur Hiller (Love Story - Uma História de Amor), o estabanado editor George (Gene Wilder) embarca em uma longa viagem de comboio de Los Angeles a Chicago. No caminho, apaixona-se por Hilly (Jill Clayburgh) e alega ter testemunhado um homem ser morto e atirado para fora do trem. Desacreditado pelos demais passageiros, passa a investigar o mistério por conta própria, mas tudo que consegue é despertar a fúria do suposto assassino.

As cenas externas ao comboio foram filmadas em Alberta, nos EUA, e as sequências internas foram produzidas em um estúdio com o uso de efeitos especiais e vários recursos para criar a ilusão de movimento dos trilhos, como réplicas em tamanho real de locomotivas em uma estação ferroviária. Jill Clayburgh (Missão Madrinha de Casamento), Richard Pryor (Superman III) e Richard Kiel (o Jaws de 007 - O Espião Que Me Amava) completam o elenco de O Expresso de Chicago.

 

Menções Honrosas

* O Expresso de Shanghai (1932), longa de Josef von Sternberg com Marlene Dietrich
* Testemunha Ocular (1941), de Eugene Forde
* Noite Tenebrosa (1946), de Roy William Neill
* Expresso para Berlim (1948), de Jacques Tourneur
* Conspiração (1951), de Anthony Mann
* Rumo ao Inferno (1952), de Richard Fleischer
* Sangue Sobre a Índia (1959), aventura com Kenneth More e Lauren Bacall
* O Expresso de Von Ryan (1965), com Frank Sinatra
* Expresso do Horror (1972), terror com Christopher Lee e Peter Cushing
* O Imperador do Norte (1973), com Lee Marvin e Ernest Borgnine
* O Trem da Morte (1975), faroeste com Charles Bronson
* A Travessia de Cassandra (1976), com Sophia Loren, Martin Sheen e Burt Lancaster
* O Trem do Terror (1980), terror com Jamie Lee Curtis
* De Frente Para o Perigo (1990), com Gene Hackman e Anne Archer
* Europa (1991), filme do dinamarquês Lars von Trier
* Trem da Vida (1998), de Radu Mihaileanu
* O Expresso Polar (2004), animação de Robert Zemeckis com Tom Hanks
* Expresso Transiberiano (2008), com Woody Harrelson e Emily Mortimer
* Incontrolável (2010), produção de Tony Scott com Denzel Washington e Chris Pine
* Contra o Tempo (2011), ficção científica com Jake Gyllenhaal

--
Agora é a sua vez! Deixe sua contribuição para o nosso clube nos comentários abaixo e compartilhe com os amigos! Consegue pensar em mais algum filme que se passa em um trem?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Clube dos Cinco
Cinco filmes com atores interpretando mais de um personagem
Clube dos Cinco
Cinco atores veteranos que recusaram a aposentadoria
Clube dos Cinco
Clube dos Cinco Especial: Adaptações de games para o cinema