Amigos do Cinema em Cena,
chegamos ao fim de 2015 ou sobrevivemos a ele? Que ano foi este, não? Por mais insanas que tenham sido as criações de George Miller em Mad Max, por mais fantástico que tenha sido o universo interno da garotinha Riley em Divertida Mente e por mais chocante que tenha sido a descoberta nas paredes da casa em Sicario, os acontecimentos fora da tela vistos em 2015 foram constantemente mais surpreendentes – e nem sempre de uma forma positiva - do que qualquer coisa produzida por Hollywood.
Mas aqui estamos em 31 de dezembro e que tal nos atrevermos a esperar que 2016 será melhor? Sem tanta intolerância, sem atos de violência patrocinados por fundamentalistas e com mais empatia para com quem merece solidariedade?
É, sou um sonhador.
Bom, do ponto de vista puramente cinematográfico, este foi o ano em que mais viajei por festivais cobrindo-os para o Cinema em Cena: fui aos de Gotemburgo, Tribeca e Cannes, ao Olhar de Cinema (Curitiba), à Mostra INDIE (BH), à Mostra de São Paulo, ao Festival do Rio e ao de Brasília. Ultrapassei três mil alunos nos cursos que ministro por todo o Brasil, lancei meu segundo livro (“Os Filmes da Sua Vida Têm Muito Mais para Contar” – já comprou?), fiz muitas amizades e escrevi críticas sobre cerca de 180 filmes.
Quanto ao Cinema em Cena... bom, como devem se lembrar, quase encerramos as atividades do site em outubro de 2014, mantendo-nos vivos, em boa parte, graças ao apoio de vocês. Desde então, publicamos dezenas e dezenas de colunas, podcasts e de outros textos – um material que não teria existido sem o suporte oferecido pelos leitores. Serei eternamente grato a vocês por isso.
Ainda assim, chegamos a 2016 encerrando uma era: depois de 14 anos juntos, o grupo AeC deixa de fazer parte do Cinema em Cena. Em 2001, quando o site tinha menos de quatro anos de existência, busquei apoio de dois empresários mineiros, Cássio Rocha e Antônio Guilherme Noronha, donos do grupo AeC, que logo se tornaram meus sócios. Desde então, o apoio oferecido por eles foi instrumental na manutenção do Cinema em Cena, que dificilmente teria chegado aos 18 anos sem isso. Tenho apenas coisas boas a falar sobre os dois, com quem mantive uma relação cordial e mesmo de afeto por quase uma década e meia – e, assim, vejo a saída da AeC com tristeza, claro, mas também com imensa gratidão por tudo que fizeram. Cássio e Guilherme são dois caras fantásticos.
Por outro lado, é claro que agora o Cinema em Cena entra numa etapa... incerta. Ao voltar a ser dono de 100% do site, confesso temer a incompetência de meu colega acionista do ponto de vista empresarial (sim, estou falando de mim mesmo) mesmo que me sinta seguro quanto ao conteúdo do site – que, modéstia às favas, está em sua melhor fase. Sério: leiam as colunas de Isabel Wittmann, André Navarro e Paulo de Tarso; vasculhem os textos de Stephania Amaral e Antonio Tinôco; ouçam os podcasts com Renato Silveira, Marcelo Seabra, Ana Lúcia Andrade e outros convidados (mixagem: Eduardo Garcia!) e, bom, sobrando um tempinho, leiam minhas críticas. Estou certo de que se convencerão de que temos uma equipe invejável.
Mas vamos ver o que acontece. Embora eu não seja (e nunca vá ser, pelo visto) um empresário eficiente, hoje o Cinema em Cena tem o cérebro de Rodrigo Baldin pensando nos aspectos comerciais do site – e dentro de alguns dias anunciaremos novidades que, creio, vocês apreciarão bastante (e que, além de excelentes, ainda ajudarão o site financeiramente).
Aproveito, aliás, para agradecer à equipe do Toonicado pela nova parceria e ao Marcel Melfi, especificamente, pelas ilustrações fabulosas que criou este ano e que acabam atraindo mais elogios do que os textos que ajudam a divulgar (seu canalha). E, claro, a lista estaria incompleta se eu não mencionasse meu querido Achilles de Leo, que fez a curadoria do meu livro de forma brilhante, ao João Luis Peres e aos demais responsáveis pela Rio Escrito, que realizou um trabalho tão bonito na preparação do meu livro.
Mas vocês estão aqui por outro motivo, certo? Querem ver a tradicional lista de fim de ano, não é? Ok, ok, vamos lá.
Em 2015 vi 731 filmes (um pouco menos do que os 760 de 2014), atingindo uma média quase exata de dois por dia. Quanto aos melhores e piores, repito as explicações que ofereço todos os anos desde que comecei a publicar estas listas em 2001:
1) Embora compile estas listas desde 1994, passei a publicá-las no Cinema em Cena a partir de 2001 por acreditar que, de uma forma ou de outra, podem vir a servir como uma espécie de referência para os leitores: aqueles que geralmente concordam com minhas posições podem buscar os longas que ganharam 3, 4 ou 5 estrelas em suas locadoras; aqueles que me acham um farsante estão livres para comprar os títulos que receberam 1 ou 2 estrelas. Ou você pode simplesmente passear pela lista por pura curiosidade ou mesmo ignorá-la completamente. A partir de agora ela é sua para fazer o que bem entender.
2) A lista não inclui apenas títulos “inéditos”, mas também produções às quais eu já havia assistido e que voltei a ver em 2015. Assim, não se espante caso descubra, aqui, filmes repetidos das listas anteriores (você perceberá que a trilogia O Poderoso Chefão é uma constante; assistir à saga dos Corleone é uma tradição que sigo religiosamente).
3) Mesmo que eu tenha assistido a determinado filme mais de uma vez ao longo de 2015, é claro que só o incluí uma vez.
4) Para finalizar, todos os títulos grafados em negrito pertencem a filmes que não estrearam comercialmente no Brasil ao longo de 2015 (festivais e mostras, portanto, não contam). Ainda assim, é possível que algum longa lançado diretamente em DVD/Blu-ray/Netflix tenha passado despercebido; caso note algum erro neste sentido, me avise, por favor. (Da mesma forma, caso algum título mencionado apenas no original já tenha tradução em português, dê um toque, ok?).
Porém, antes de passarmos à lista completa, vamos aos “10 Melhores e Piores” de 2015” (lembrando que alguns dos filmes lançados no Brasil em 2015 estão na minha do ano passado, pois posso tê-los visto com antecedência e, assim, infelizmente não entraram aqui).
OS DEZ MELHORES FILMES LANÇADOS COMERCIALMENTE NO BRASIL EM 2015 (EM ORDEM DE PREFERÊNCIA):
(Menção honrosa para The Jinx: The Life and Deaths of Robert Durst, exibido em seis partes pela HBO. Poucas produções me deixaram tão sem fôlego quanto os segundos finais deste trabalho fabuloso de Andrew Jarecki.)
- Olmo e a Gaivota (Olmo and the Seagull, Brasil/Dinamarca/França/Suécia, 2015)
- Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road, Austrália, 2015)
- Divertida Mente (Inside Out, EUA, 2015)
- O Ano Mais Violento (A Most Violent Year, EUA, 2014)
- Mia Madre (Idem, Itália, 2015)
- Cássia (Idem, Brasil, 2015)
- Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (Birdman, EUA, 2014)
- Califórnia (Idem, Brasil, 2015)
- Sicario (Idem, EUA, 2015)
- Que Horas Ela Volta? (Idem, Brasil, 2015) e O Clube (El club, Chile, 2015)
(Pois é, não consegui me decidir quanto à décima posição e trapaceei.)
OUTROS 23 TÍTULOS QUE MERECEM DESTAQUE (em ordem alfabética):
Beasts of No Nation (Idem, EUA, 2015)
Chico – Artista Brasileiro (Idem, Brasil, 2015)
A Colina Escarlate (Crimson Peak, EUA, 2015)
O Destino de Júpiter (Jupiter Ascending, EUA, 2015)
O Dia do Galo (Idem, Brasil, 2015)
Dromedário no Asfalto (Idem, Brasil, 2015)
Entre Abelhas (Idem, Brasil, 2015)
A Espiã que Sabia de Menos (Spy, EUA, 2015)
A História da Eternidade (Idem, Brasil, 2015)
Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros (Jurassic World, EUA, 2015)
Macbeth (Idem, Inglaterra, 2015)
Magic Mike XXL (Idem, EUA, 2015)
Melhores Inimigos (Best of Enemies, EUA, 2015)
Missão: Impossível – Nação Secreta (Mission: Impossible – Rogue Nation, EUA, 2015)
No Coração do Mar (In the Heart of the Sea, EUA, 2015)
O Que Aconteceu, Miss Simone? (What Happened, Miss Simone?, EUA, 2015)
Perdido em Marte (The Martian, EUA, 2015)
Shaun: O Carneiro – O Filme (Shaun the Sheep Movie, Inglaterra/França, 2015)
Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força (Star Wars: Episode VII – The Force Awakens, EUA, 2015)
Tomorrowland – Um Lugar Onde Nada É Impossível (Tomorrowland, EUA, 2015)
A Travessia (The Walk, EUA, 2015)
Vício Inerente (Inherent Vice, EUA, 2014)
Victoria (Idem, Alemanha, 2015)
OS DEZ PIORES FILMES LANÇADOS COMERCIALMENTE NO BRASIL EM 2015 (EM ORDEM DE MEDIOCRIDADE):
- Cinquenta Tons de Cinza (Fifty Shades of Grey, EUA, 2015)
- Hotel Transilvânia 2 (Hotel Transylvania 2, EUA, 2015)
- Nocaute (Southpaw, EUA, 2015)
- Um Senhor Estagiário (The Intern, EUA, 2015)
- Os 33 (The 33, EUA/Chile, 2015)
- Terremoto: A Falha de San Andreas (San Andreas, EUA, 2015)
- Adeus à Linguagem (Adieu au langage, Suíça/França, 2014)
- Como Sobreviver a um Ataque Zumbi (Scouts Guide to the Zombie Apocalypse, EUA, 2015)
- O Franco-Atirador (The Gunman, Espanha/Inglaterra/França, 2015)
- A Visita (The Visit, EUA, 2015)
DICAS PARA 2016
Vinte e cinco filmes vistos em 2015, mas que ainda não chegaram comercialmente ao Brasil – e que, quando chegarem, merecem ser vistos (em ordem alfabética):
Os 8 Odiados (The Hateful Eight, EUA, 2015)
O Abraço da Serpente (El abrazo de la serpiente, Colômbia, 2015)
Anomalisa (Idem, EUA, 2015)
Autism in Love (Idem, EUA, 2015)
Boi Neon (Idem, Brasil, 2015)
Bone Tomahawk (Idem, EUA, 2015)
Cartel Land (Idem, México/EUA, 2015)
Chronic (Idem, EUA, 2015)
Doente (Bolesno, Croácia, 2015)
Em Jackson Heights (In Jackson Heights, EUA, 2015)
Fim da Turnê (The End of the Tour, EUA, 2015)
Ice and the Sky (La glace et le ciel, França, 2015)
Janis: Little Girl Blue (Idem, EUA, 2015)
Koza (Idem, Eslováquia/República Tcheca, 2015)
A Loucura Entre Nós (Idem, Brasil, 2015)
Meru (Idem, EUA/Índia, 2015)
As Mil e Uma Noites: Volume 1, O Inquieto (Idem, Portugal, 2015)
Orion: The Man Who Would Be King (Idem, EUA/Inglaterra, 2015)
The Other Side (Idem, Itália/França, 2015)
Spotlight – Segredos Revelados (Spotlight, EUA, 2015)
A Terra e a Sombra (La tierra y la sombra, Colômbia, 2015)
TransFatty Lives (Idem, EUA, 2015)
The Treasure (Comoara, Romênia, 2015)
A Verdade Sobre Marlon Brando (Listen to Me Marlon, Inglaterra, 2015)
Youth (Idem, Itália/Suíça/Inglaterra, 2015)
E agora…
LISTA COMPLETA DE 2015 (títulos em negrito são inéditos no país):
- 007 Contra Spectre (Spectre, Inglaterra, 2015) - ***
- 3 ½ Minutes, Ten Bullets (Idem, EUA, 2015) - ****
- Os 8 Odiados (The Hateful Eight, EUA, 2015) - *****
- 10 Anos, Divorciada (Ana Nojoom bent alasherah wamotalagah, Iêmem, 2014) - **
- 11 Minutos (11 minut, Polônia, 2015) - ****
- 13 Sins (Idem, EUA, 2014) - ***
- 21 Gramas (21 Grams, EUA, 2003) - *****
- Os 33 (The 33, EUA/Chile, 2015) - **
- A 36ª. Câmara de Shaolin (Shao Lin san shi liu fang, Hong Kong, 1978) - ****
- 600 Milhas (600 Millas, México, 2015) - ***
- 1984 (Nineteen Eighty-Four, Inglaterra, 1984) - ****
- 1989 (Idem, Dinamarca/Alemanha, 2014) - *
- #chicagogirl: The Social Network Takes on a Dictator (Idem, EUA, 2013) - ****
- O Abraço da Serpente (El abrazo de la serpiente, Colômbia, 2015) - *****
- Acima das Nuvens (Clouds of Sils Maria, França/Suíça, 2014) - ****
- Adeus à Linguagem (Adieu au langage, Suíça/França, 2014) - **
- Adrenalina Máxima (Sonatine, Japão, 1993) - ****
- Advantageous (Idem, EUA, 2015) - **
- Aeon Flux (Idem, EUA, 2005) - *
- Aferim! (Idem, Romênia, 2015) - ****
- Os Agentes do Destino (The Adjustment Bureau, EUA, 2011) - ****
- Além da Barreira do Tempo (Beyond the Time Barrier, EUA, 1960) - **
- Alexandre e o Dia Terrível, Horrível, Espantoso e Horroroso (Alexander and the Terrible, Horrible, No Good, Very Bad Day, EUA, 2014) - ***
- Aliança do Crime (Black Mass, EUA, 2015) - ***
- Alias María (Idem, Colômbia, 2015) - ***
- Alive & Well (Idem, Canadá, 2013) - ***
- Allende, Meu Avô Allende (Allende, mi abuelo Allende, Chile, 2015) - ****
- Allotment Wives ou Woman in the Case (Idem, EUA, 1945) - ***
- Alyah (Idem, França, 2012) - ***
- À Meia Luz (Gaslight, EUA, 1940) - ***
- Amy (Idem, Inglaterra, 2015) - ***
- Amy Schumer: Mostly Sex Stuff (Idem, EUA, 2012) - ***
- An (Idem, Japão, 2015) - ****
- And then There Were None (Idem, Inglaterra, 2015) - **
- And the Oscar Goes to... (Idem, EUA, 2014) - ***
- Anesthesia (Idem, EUA, 2015) - ****
- O Anfitrião Perfeito (The Perfect Host, EUA, 2010) - ***
- Anjelah Johnson: Not Fancy (Idem, EUA, 2015) - **
- Anjos da Revolução (Angely revolyutsii, Rússia, 2014) - ****
- O Ano Mais Violento (A Most Violent Year, EUA, 2014) - *****
- Anomalisa (Idem, EUA, 2015) - *****
- Antes de Dormir (Before I Go to Sleep, Inglaterra, 2014) - **
- Anthony Jeselnik: Thoughts and Prayers (Idem, EUA, 2015) - ****
- O Apartamento (The Flat, Israel/Alemanha, 2011) - ***
- Apenas Jim (Just Jim, Inglaterra, 2015) - **
- O Árbitro (The Ref, EUA, 1994) - ****
- Armi alive! (Armi elää!, Finlândia, 2015) - ***
- The Armor of Light (Idem, EUA, 2015) - ****
- The Arms Drop (Våbensmuglingen, Dinamarca, 2014) - ***
- Asphalte (Idem, França, 2015) - ****
- Aspirantes (Idem, Brasil, 2015) - ****
- The Assassin (Nie yin niang, China/Taiwan, 2015) - ***
- Assassino Invisível (The Town that Dreaded Sundown, EUA, 2014) - ***
- Atari: Game Over (Idem, EUA, 2014) - ***
- Através da Sombra (Idem, Brasil, 2015) - ****
- Autism in Love (Idem, EUA, 2015) - *****
- Uma Aventura Lego (The Lego Movie, EUA, 2014) - ***
- As Aventuras do Príncipe Achmed (Die Abenteuer des Prinzen Achmed, Alemanha, 1926) - ****
- As Aventuras de Tintim (The Adventures of Tintin, EUA, 2011) - ****
- Aziz Ansari: Live at Madison Square Garden (Idem, EUA, 2015) - *
- Babycall (ou The Monitor, Noruega/Suécia, 2011) - *
- Back in Time (Idem, EUA, 2015) - **
- Back Issues: The Hustler Magazine Story (Idem, EUA, 2014) - **
- Backtrack (Idem, Austrália, 2015) - *
- Balé 422 (Ballet 422, EUA, 2014) - ****
- Bancando o Águia (Sherlock Jr., EUA, 1924) - *****
- Baran (Idem, Irã, 2001) - *****
- A Batalha de Argel (La battaglia di Algeri, Itália/Argélia, 1966) - *****
- The Battered Bastards of Baseball (Idem, EUA, 2014) - ****
- Beasts of No Nation (Idem, EUA, 2015) - ****
- Beijos que se Vendem (Die Bergkatze ou The Wildcat, Alemanha, 1921) - ***
- Being 14 (À 14 ans, França, 2015) - ***
- As Bem-Armadas (The Heat, EUA, 2013) - ****
- Bem-vindo ao Clube (Willkommen im Klub, Alemanha, 2014) - **
- Between Rings ou Woman on Hold (Idem, Finlândia/Zâmbia, 2014) - ****
- Bible Quiz (Idem, EUA, 2013) - ***
- Big Jato (Idem, Brasil, 2015) - ****
- Big Shot (Idem, EUA, 2013) - ***
- Bill e Ted – Dois Loucos no Tempo (Bill & Ted’s Bogus Journey, EUA, 1991) - ***
- Bill & Ted – Uma Aventura Fantástica (Bill & Ted’s Excellent Adventure, EUA, 1989) - *
- Bill Maher: Live from D.C. (Idem, EUA, 2014) - ***
- Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (Birdman, EUA, 2014) - *****
- The Birth of Saké (Idem, Japão/EUA, 2015) - ***
- Bleeding Heart (Idem, EUA, 2015) - **
- Blondie’s New York and the Making of Parallel Lines (Idem, EUA, 2014) - ***
- Boa Sorte, Charlie!: É Natal! (Good Luck Charlie, It’s Christmas!, EUA, 2011) - **
- Bob Esponja: Um Heroi For a d’Água (The SpongeBob Movie: Sponge Out of Water, EUA, 2015) - ***
- Bob Saget: That's What I'm Talkin' About (Idem, EUA, 2015) - *
- Body (Cialo, Polônia, 2015) - ***
- Boi Neon (Idem, Brasil, 2015) - *****
- Bolt: Supercão (Bolt, EUA, 2008) - ****
- Bone Tomahawk (Idem, EUA, 2015) - *****
- Os Bons Companheiros (Goodfellas, EUA, 1990) - *****
- O Botão de Pérola (El botón de nácar, Chile, 2015) - ****
- Bound to Vengeance (Idem, EUA, 2015) - *
- Boxe (Box, Romênia, 2015) - *
- Brasil: Um Relato de Tortura (Brazil: A Report on Torture, EUA, 1971) - *****
- Breves Encontros (Korotkie vstrechi ou Brief Encounters, União Soviética, 1968) - ****
- Brian Posehn: The Fartist (Idem, EUA, 2013) - **
- Bridgend (Idem, Inglaterra, 2015) - ***
- Broke (30 for 30: Broke, EUA, 2012) - ***
- A Bruxa (The Witch, EUA/Canadá, 2015) - ***
- As Bruxas de Salem (The Crucible, EUA, 1996) - ****
- A Busca (Idem, Brasil, 2013) - ***
- Busca Implacável 3 (Taken 3, França, 2014) - *
- Cabra Marcado para Morrer (Idem, Brasil, 1985) - *****
- Caçada na Noite (The Long Good Friday, Inglaterra, 1980) - ****
- Cães de Aluguel (Reservoir Dogs, EUA, 1992) - *****
- Califórnia (Idem, Brasil, 2015) - *****
- Call Me Lucky (Idem, EUA, 2015) - ****
- Calvário (Calvary, Irlanda, 2014) - ****
- Campo Grande (Idem, Brasil, 2015) - ***
- Os Campos Voltarão (Torneranno i prati, Itália, 2014) - ****
- O Canal (The Canal, Irlanda, 2014) - ****
- Carl Barron: A One Ended Stick (Idem, Austrália, 2013) - ****
- Carol (Idem, Inglaterra/EUA, 2015) - ****
- Carta Branca (Carte blanche, Polônia, 2015) - ***
- Cartel Land (Idem, México/EUA, 2015) - *****
- A Casa do Fim dos Tempos (La casa del fin de los tiempos, Venezuela, 2013) - ***
- O Caso Coca-Cola (The Coca-Cola Case, Canadá, 2009) - ***
- Cássia (Idem, Brasil, 2015) - *****
- Casting By (Idem, EUA, 2012) - ****
- Ceia Fatal (Dressed to Kill, EUA, 1941) - *
- Cecil Bem Demente (Cecil B. DeMentend, EUA, 2000) - ***
- Cemetery of Splendor (Rak ti Khon Kaen, Tailândia, 2015) - *
- The Cerimony (La cérémonie, França, 2014) - **
- Champs (Idem, EUA, 2015) - ***
- A Chance (All the Right Moves, EUA, 1983) - ***
- Charlie Victor Romeo (Idem, EUA, 2013) - **
- Chico – Artista Brasileiro (Idem, Brasil, 2015) - *****
- Chris D’Elia: Incorrigible (Idem, EUA, 2015) - *
- Christian Finnegan: The Fun Part (Idem, EUA, 2014) - ***
- Chris Tucker: Live (Idem, EUA, 2015) - ***
- Chronic (Idem, EUA, 2015) - *****
- Chumbo Grosso (Hot Fuzz, Inglaterra, 2007) - *****
- Cinco Graças (Mustang, França/Turquia, 2015) - ***
- Cinquenta Tons de Cinza (Fifty Shades of Grey, EUA, 2015) - *
- Circle (Idem, EUA, 2015) - **
- Citizenfour (Idem, EUA/Alemanha, 2014) - *****
- O Clã (El clan, Argentina, 2015) - ***
- O Clube (El club, Chile, 2015) - *****
- Clube da Luta (Fight Club, EUA, 1999) - *****
- Código de Honra (Puncture, EUA, 2011) - **
- Coisas Belas e Sujas (Dirty Pretty Things, Inglaterra, 2002) - ****
- Colateral (Collateral, EUA, 2004) - ***
- A Colina Escarlate (Crimson Peak, EUA, 2015) - ****
- Colin Quinn: Unconstitutional (Idem, EUA, 2015) - ***
- The Comedians of Comedy (Idem, EUA, 2005) - ****
- Come Down Molly (Idem, EUA, 2015) - **
- Cómo Ganar Enemigos (Idem, Argentina, 2014) - ***
- Como Gente Grande (La vie en grand, França, 2015) - ****
- Como Sobreviver a um Ataque Zumbi (Scouts Guide to the Zombie Apocalypse, EUA, 2015) - **
- Conhecendo o Grande e Vasto Mundo (Poznavaya belyy svet, União Soviética, 1980) - ****
- O Conto da Princesa Kaguya (Kaguyahime no monogatari, Japão, 2013) - ****
- Contra Corrente (Undertow, EUA, 2004) - ****
- Corpo Fechado (Unbreakable, EUA, 2000) - ****
- Um Corpo que Cai (Vertigo, EUA, 1958) - *****
- Counting (Idem, EUA, 2015) - *
- A Courtship (Idem, EUA, 2015) - ***
- Cova Rasa (Shallow Grave, Inglaterra, 1994) - ****
- Cowspiracy: The Sustainability Secret (Idem, EUA, 2014) - *
- Creed: Nascido para Lutar (Creed, EUA, 2015) - ****
- Creep (Idem, EUA, 2014) - ****
- Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, EUA, 1950) - *****
- Crime After Crime (Idem, EUA, 2011) - ***
- Crimes da Alma (Cronaca di un amore, Itália, 1950) - ***
- Crocodile Gennadiy (Idem, Ucrânia/EUA, 2015) - ****
- O Culpado (Verfehlung, Alemanha, 2015) - ****
- Dave Attell: Road Work (Idem, EUA, 2014) - ***
- Dave Chapelle: Killin’ Them Softly (Idem, EUA, 2000) - ****
- David Holzman’s Diary (Idem, EUA, 1967) - ****
- The Day Kennedy Died (Idem, EUA, 2013) - ****
- Dear White People (Idem, EUA, 2014) - ****
- Demetri Martin: Live (At the Time) (Idem, EUA, 2015) - ****
- Democrats (Idem, Dinamarca, 2014) - ****
- The Den (Idem, EUA, 2013) - ****
- Depois da Primavera Vem o Outono (After Spring Comes Fall, Alemanha, 2015) - *
- Desde Allá (Idem, Venezuela, 2015) - ****
- O Despertar (The Awakening, Inglaterra, 2011) - ***
- O Destino de Júpiter (Jupiter Ascending, EUA, 2015) - *****
- Deuses (Bogowie, Polônia, 2014) - ***
- De Volta ao Jogo (John Wick, EUA, 2014) - ****
- De Volta para o Futuro (Back to the Future, EUA, 1985) - *****
- De Volta para o Futuro Parte II (Back to the Future Part II, EUA, 1989) - *****
- De Volta para o Futuro Parte III (Back to the Future Part III, EUA, 1990) - *****
- Dheepan (Idem, França, 2015) - ****
- Um Dia de Fúria (Falling Down, EUA, 1993) - *****
- O Dia do Galo (Idem, Brasil, 2015) - ****
- Diplomacia (Diplomatie, França/Alemanha, 2014) - ***
- A Ditadura Perfeita (La dictadura perfecta, México, 2014) - **
- Divertida Mente (Inside Out, EUA, 2015) - *****
- Dívida de Honra (The Homesman, EUA, 2014) - ***
- D.L. Hughley: Clear (Idem, EUA, 2014) - **
- Doente (Bolesno, Croácia, 2015) - *****
- Dois na Lona (Idem, Brasil, 1968) - ****
- Do I Sound Gay? (Idem, EUA, 2014) - ****
- O Dossiê de Odessa (The Odessa File, Inglaterra/Alemanha Ocidental, 1974) - **
- Dossiê Jango (Idem, Brasil, 2013) - *****
- Down in the Valley (Idem, EUA, 2015) - **
- Dromedário no Asfalto (Idem, Brasil, 2015) - ****
- Drunk Stoned Brilliant Dead (Idem, EUA, 2015) - ****
- Duro de Matar (Die Hard, EUA, 1988) - *****
- Dying of the Light (Idem, EUA, 2014) - *
- Eddie Murphy: One Night Only (Idem, EUA, 2012) - *
- Eddie Murphy: Sem Censura (Eddie Murphy: Raw, EUA, 1987) - ***
- Electric Boogaloo: The Wild, Untold Story of Cannon Films (Idem, Austrália/EUA/Israel, 2014) - ****
- Las elegidas (Idem, México, 2015) - ***
- Elway to Marino (Elway to Marino, EUA, 2013) - ***
- Emelie (Idem, EUA, 2015) - **
- Em Jackson Heights (In Jackson Heights, EUA, 2015) - *****
- Em Seus Braços (I dine hænder, Dinamarca, 2015) - ****
- Encontros e Desencontros do Amor (They Came Together, EUA, 2014) - ***
- The English Surgeon (Idem, Inglaterra, 2007) - ****
- O Enigma de Outro Mundo (The Thing, EUA, 1982) - *****
- Enrolados (Tangled, EUA, 2010) - ***
- Entertainment (Idem, EUA, 2015) - *
- Enter the Void – Viagem Alucinante (Enter the Void, França, 2009) - ****
- Entre Abelhas (Idem, Brasil, 2015) - ****
- Entre Dois Fogos (Raw Deal, EUA, 1948) - *
- A Entrega (The Drop, EUA, 2014) - ****
- Entre Segredos e Mentiras (All Good Things, EUA, 2010) - ****
- A Escolha Perfeita (Pitch Perfect, EUA, 2012) - ****
- A Escolha Perfeita 2 (Pitch Perfect 2, EUA, 2015) - ***
- Os Escolhidos (Dark Skies, EUA, 2013) - ***
- Escritório (Hua lI shang ban zou, China/Hong Kong, 2015) - ****
- O Esgrimista (Miekkailija, Finlândia/Estônia, 2015) - ***
- A Espiã que Sabia de Menos (Spy, EUA, 2015) - ****
- Uma Estranha Amizade (Starlet, EUA, 2012) - ****
- Um Estranho Casal (The Odd Couple, EUA, 1968) - *****
- A Estreita Faixa Amarela (La delgada linea amarilla, México, 2015) - ***
- Eugene Mirman: Vegan on His Way to the Complain Store (Idem, EUA, 2015) - *
- Eu, Você e a Garota que Vai Morrer (Me and Earl and the Dying Girl, EUA, 2015) - ****
- O Evento (Sobytie, Holanda/Bélgica, 2015) - ***
- Evereste (Everest, EUA, 2015) - ***
- Évocateur: The Morton Downey Jr. Movie (Idem, EUA, 2012) - ****
- Ex Machina (Idem, Inglaterra, 2015) - ****
- Expresso do Amanhã (Snowpiercer, Coréia do Sul/EUA, 2013) - ****
- O Expresso Polar (The Polar Express, EUA, 2004) - *****
- O Exterminador do Futuro: Gênesis (Terminator Genisys, EUA, 2015) - **
- Extermínio (28 Days Later..., Inglaterra, 2002) - ****
- A Família Bélier (La famille Bélier, França, 2014) - *****
- A Família Dionti (Idem, Brasil, 2015) - ***
- A Fantástica Fábrica de Chocolates (Charlie and the Chocolate Factory, EUA, 2005) - ****
- Far from Men (Lois des hommes, França, 2014) - ****
- Fastball (Idem, EUA, 2015) - ***
- A Faster Horse (Idem, EUA, 2015) - ***
- Fata Morgana (Idem, Alemanha Ocidental, 1971) - ***
- Faults (Idem, EUA, 2014) - ****
- Um Faz de Conta que Acontece (Bedtime Stories, EUA, 2008) - *
- Feitiço do Tempo (Groundhog Day, EUA, 1993) - *****
- Fenômenos Paranormais (Grave Encounters, Canadá, 2011) - ****
- Fenômenos Paranormais 2 (Grave Encounters 2, Canadá/EUA, 2012) - *
- Festa no Céu (The Book of Life, EUA, 2014) - ***
- Fight Church (Idem, EUA, 2014) - **
- A Fighting Chance (Idem, EUA, 2010) - **
- Um Filme de Cinema (Idem, Brasil, 2015) - ****
- O Fim da Turnê (The End of the Tour, EUA, 2015) - *****
- Finders Keepers (Idem, EUA, 2015) - ****
- The Flight That Disappeared (Idem, EUA, 1961) - **
- Flocking (Flocken, Suécia, 2015) - ***
- Flor Seca (Kawaita hana, Japão, 1964) - ****
- Fogo Contra Fogo (Heat, EUA, 1995) - *****
- Fome (Idem, Brasil, 2015) - ****
- The Fourth Direction (Chauthi Koot, Índia, 2015) - *
- Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo (Foxcatcher, EUA, 2014) - ****
- O Franco-Atirador (The Gunman, Espanha/Inglaterra/França, 2015) - **
- Frankenstein de Mary Shelley (Frankenstein, EUA, 1994) - *****
- Frankenstein e o Monstro do Inferno (Frankenstein and the Monster from Hell, Inglaterra, 1974) - ****
- Franny (Idem, EUA, 2015) - *
- Freakonomics (Idem, EUA, 2010) - ***
- Frequencies (OVX: The Manual, Austrália/Inglaterra, 2013) - ****
- Fuerza aérea sociedad anónima (Idem, Argentina, 2006) - ***
- A Fuga (La fuga, Argentina/Espanha, 2001) - **
- Futuro Junho (Idem, Brasil, 2015) - ***
- O Gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari, Alemanha, 1920) - *****
- Garota Exemplar (Gone Girl, EUA, 2014) - *****
- A Garota que Anda à Noite (A Girl Walks Home Alone, EUA, 2014) - *
- Gary Gulman: In This Economy? (Idem, EUA, 2012) - **
- A General (The General, EUA, 1926) - *****
- Generation Iron (Idem, EUA, 2013) - ****
- Girlhood (Idem, EUA, 2003) - ***
- The God of Cookery (Sik san, Hong Kong, 1996) - ***
- Godzilla Contra a Ilha Sagrada ou Mothra vs. Godzilla (Mosura tai Gojira ou Godzilla vs. Mothra, Japão, 1964) - ****
- Going Clear: Scientology and the Prison of Belief (Idem, EUA, 2015) - ****
- Good Girl (Idem, Noruega, 2014) - ****
- Good Kill (Idem, EUA, 2014) - ***
- GORED (Idem, EUA, 2015) - ***
- O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel, EUA, 2014) - ****
- O Grande Lebowski (The Big Lebowski, EUA, 1998) - ****
- Grandes Olhos (Big Eyes, EUA, 2014) - ***
- O Grande Truque (The Prestige, EUA, 2006) - *****
- Grandma (Idem, EUA, 2015) - ****
- Green Room (Idem, EUA, 2015) - ****
- O Grito Americano (The American Scream, EUA, 2012) - ***
- O Guarda (The Guard, Irlanda, 2011) - ****
- Guerra (Krigen, Dinamarca, 2015) - ****
- Guerra de Mentiras (Krieg der Lügen, Alemanha, 2014) - ****
- O Guia Pervertido da Ideologia (The Pervert’s Guide to Ideology, Inglaterra/Irlanda, 2012) - ***
- H. (Idem, EUA/Argentina, 2014) - **
- Hacker (Blackhat, EUA, 2015) - *
- Hands on a Hardbody (Idem, EUA, 1997) - **
- Happy (Idem, EUA, 2011) - ***
- Happy Valley (Idem, EUA, 2014) - ****
- Heather McDonald: I Don’t Mean to Brag (Idem, EUA, 2014) - **
- The Here After (Efterskalv, Suécia/Polônia, 2015) - ****
- Hermógenes, Professor e Poeta do Yoga (Idem, Brasil, 2015) - **
- The High Sun (Zvizdan, Croácia, 2015) - ****
- A História da Eternidade (Idem, Brasil, 2015) - ****
- A História de Judas (Histoire de Judas, França, 2015) - ***
- Hitchcock/Truffaut (Idem, EUA, 2015) - ***
- Hit Man (Idem, EUA, 1972) - ***
- O Homem do Planeta X (The Man from Planet X, EUA, 1951) - ****
- O Homem dos Músculos de Aço (Pumping Iron, EUA, 1977) - ****
- O Homem-Formiga (Ant-Man, EUA, 2015) - ***
- O Homem Infinito (The Infinite Man, Austrália, 2014) - ***
- O Homem Irracional (Irrational Man, EUA, 2015) - ***
- Um Homem Só (Idem, Brasil, 2015) - **
- Honeymoon (Idem, EUA, 2014) - ***
- Hotel Transilvânia 2 (Hotel Transylvania 2, EUA, 2015) - *
- Hot Girls Wanted (Idem, EUA, 2015) - ***
- Hotline (Idem, EUA, 2014) - ***
- Housebound (Idem, Nova Zelândia, 2014) - ****
- Hotel da Morte (The Innkeepers, EUA, 2011) - ****
- The Hunting Ground (Idem, EUA, 2015) - ****
- Hyena (Idem, Inglaterra, 2014) - ****
- I Am the People (Je suis le people, Egito/França, 2014) - *****
- A Idade do Ouro (L’âge d’or, França, 1930) - *****
- I Hate Christian Laettner (Idem, EUA, 2015) - *****
- Ice and the Sky (La glace et le ciel, França, 2015) - *****
- I’m Brent Morin (Idem, EUA, 2015) - ***
- The Immortalists (Idem, EUA/Inglaterra/Índia, 2014) - ****
- Os Imorais (The Grifters, EUA, 1990) - ****
- O Incêndio (El incendio, Argentina, 2015) - ***
- Os Incríveis (The Incredibles, EUA, 2004) - *****
- A Incrível História de Adaline (The Age of Adaline, EUA, 2015) - ***
- Os Infiltrados (The Departed, EUA, 2006) - ****
- In the Loop (Idem, Inglaterra, 2009) - *****
- In Transit (Idem, EUA, 2015) - ****
- Os Invasores de Corpos (Invasion of the Body Snatchers, EUA, 1978) - ****
- Os Invasores de Marte (Invaders from Mars, EUA, 1953) - ***
- A Invasão (The Arrival, EUA, 1996) - ***
- Invencível (Unbroken, EUA, 2014) - **
- Iris (Idem, EUA, 2014) - ****
- It’s Such a Beautiful Day (Idem, EUA, 2012) - *****
- Ixcanul (Ixcanul Volcano, Guatemala, 2015) - ****
- Jackie Brown (Idem, EUA, 1997) - ****
- James e o Pêssego Gigante (James and the Giant Peach, Inglaterra, 1996) - ****
- Janis: Little Girl Blue (Idem, EUA, 2015) - *****
- Jen Kirkman: I’m Gonna Die Alone (And I Feel Fine) (Idem, EUA, 2015) - ***
- Jerrod Carmichael: Love at the Store (Idem, EUA, 2014) - ****
- Je suis Charlie (L’humour à mort, França, 2015) - **
- Je suis un soldat (Idem, França, 2015) - **
- JFK: The Smoking Gun (Idem, Canadá, 2013) - *
- Jim Norton: Contextually Inadequate (Idem, EUA, 2015) - ***
- Jimi Hendrix: Hear My Train A Comin' (Idem, EUA, 2013) - ***
- Jimmy Carr: Stand Up (Idem, Inglaterra, 2005) - ****
- The Jinx: The Life and Deaths of Robert Durst (Idem, EUA, 2015) - *****
- Jogada de Mestre (Kidnapping Mr. Heineken, Holanda/Inglaterra, 2015) - *
- O Jogo da Imitação (The Imitation Game, Inglaterra, 2014) - ***
- Jogo Suicida (Suicide Kings, EUA, 1997) - **
- Jogos Vorazes: A Esperança – O Final (The Hunger Games: Mockingjay – Parte 2, EUA, 2015) - ***
- John Hodgman: Ragnarok (Idem, EUA, 2013) - *
- John Mulaney: The Comeback Kid (Idem, EUA, 2015) - ****
- O Jornal (The Paper, EUA, 1994) - ****
- Journey to the Shore (Kishibe no tabi, Japão, 2015) - **
- O Julgamento de Viviane Amsalem (Gett, Israel, 2014) - ****
- June 17, 1994 (Idem, EUA, 2010) - ***
- Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros (Jurassic World, EUA, 2015) - ****
- Just About Famous (Idem, EUA, 2015) - ***
- Kaminski e Eu (Ich und Kaminski, Alemanha, 2015) - ****
- Kevin Hart: Seriously Funny (Idem, EUA, 2010) - **
- Killer Legends (Idem, EUA, 2014) - *
- Killing Oswald (Idem, Inglaterra, 2013) - ***
- Kill List (Idem, Inglaterra, 2011) - ****
- Kill Me Three Times (Idem, EUA/Austrália, 2014) - ***
- Kingsman: Serviço Secreto (Kingsman: The Secret Service, Inglaterra, 2014) - ****
- Kink (Idem, EUA, 2013) - ***
- Koza (Idem, Eslováquia/República Tcheca, 2015) - *****
- Lady Valor: The Kristin Beck Story (Idem, EUA, 2014) - ***
- Lamb (Idem, Etiópia, 2015) - ****
- Lampedusa no Inverno (Lampedusa in Winter, Itália/Áustria, 2015) - ***
- Last Days Here (Idem, EUA, 2011) - ****
- Last Shift (Idem, EUA, 2014) - ****
- Late Phases (Idem, EUA, 2014) - ***
- The Legend of Jimmy the Greek (Idem, EUA, 2009) - **
- Lenny (Idem, EUA, 1974) - ****
- LFO (LFO: The Movie, Suécia/Dinamarca, 2013) - **
- Little White Lie (Idem, EUA, 2014) - **
- Live from New York! (Idem, EUA, 2015) - ***
- The Lobster (Idem, Grécia/Inglaterra, 2015) - ****
- La loi du marché (Idem, França, 2015) - ****
- O Longo Caminho para Casa (The Long Way Home, EUA, 1997) - *****
- The Look of Silence (Idem, Dinamarca/Indonésia, 2014) - *****
- Looper: Assassinos do Futuro (Looper, EUA, 2012) - ****
- Lost Angels: Skid Row Is My Home (Idem, EUA, 2010) - ***
- Lost Soul: The Doomed Journey of Richard Stanley's Island of Dr. Moreau (Idem, EUA, 2014) - ****
- A Loucura Entre Nós (Idem, Brasil, 2015) - *****
- Loucuras de um Gênio (The Devil and Daniel Johnston, EUA, 2005) - ****
- Louder than Bombs (Idem, Noruega/França, 2015) - ****
- Louis C.K. Live at the Beacon Theater (Idem, EUA, 2011) - *****
- Louis C.K. Live at the Comedy Store (Idem, EUA, 2015) - ****
- Louis C.K. Oh My God (Idem, EUA, 2013) - ****
- Louis C.K.: Shameless (Idem, EUA, 2007) - *****
- Louis Theroux no Lar dos Pedófilos (Louis Theroux: A Place for Paedophiles, Inglaterra, 2009) - ***
- Love (Idem, França/Bélgica, 2015) - ***
- Love & Mercy (Idem, EUA, 2015) - **
- Love Me (Idem, EUA/Ucrânia/Austrália, 2014) - ***
- Lúcifer (Lucifer, México/Bélgica, 2014) - ***
- Um Lugar Solitário para Morrer (A Lonely Place to Die, Inglaterra, 2011) - *
- Macbeth (Idem, Inglaterra, 2015) - ****
- Mad Detective (San taam, Hong Kong, 2007) - ***
- Madonna (Idem, Coréia do Sul, 2015) - *
- Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road, Austrália, 2015) - *****
- Maggie (Idem, EUA, 2015) - ***
- Magic Mike XXL (Idem, EUA, 2015) - ****
- Magnólia (Magnolia, EUA, 1999) - *****
- Mais do que Eu Possa me Reconhecer (Idem, Brasil, 2015) - **
- Mais um Verão Americano (Wet Hot American Summer, EUA, 2001) - **
- Making a Murderer (Idem, EUA, 2015) - ****
- A Maldição (Thinner, EUA, 1996) - **
- A Maldição da Serpente (The Lair of the White Worm, Inglaterra, 1988) - ****
- Manufacturing Consent: Noam Chomsky and the Media (Idem, Canadá, 1992) - ****
- The Man Who Crossed the Sahara (Idem, Canadá, 2008) - ***
- Maravilla, la película (Idem, Argentina, 2014) - ****
- Margin Call – O Dia Antes do Fim (Margin Call, EUA, 2011) - ****
- Marguerite & Julien (Idem, França, 2015) - *
- Maria Bamford: The Special Special Special! (Idem, EUA, 2012) - ****
- Marinheiro de Encomenda (Steamboat Bill, Jr., EUA, 1928) - *****
- Marion Jones: Press Pause (Idem, EUA, 2010) - *
- Marlene (Idem, Alemanha Ocidental, 1984) - *****
- Mary e Max: Uma Amizade Diferente (Mary & Max, Austrália, 2009) - *****
- Maryland (Idem, França, 2015) - ***
- Masaan (Idem, Índia, 2015) - ****
- Matar ou Correr (Idem, Brasil, 1954) - ****
- Mate-me Por Favor (Idem, Brasil, 2015) - ***
- Matt Braunger: Big Dumb Animal (Idem, EUA, 2015) - **
- Maze Runner: Correr ou Morrer (The Maze Runner, EUA, 2014) - **
- Maze Runner: Prova de Fogo (Maze Runner: The Scorch Trials, EUA, 2015) - ***
- McConkey (Idem, EUA, 2013) - *****
- Mea Culpa (Idem, França, 2014) - ***
- Melhores Inimigos (Best of Enemies, EUA, 2015) - *****
- O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz (The Internet’s Own Boy: The Story of Aaron Swartz, EUA, 2014) - ****
- Um Mentiroso Honesto: A História do Incrível Randi (An Honest Liar, EUA, 2014) - ****
- Merchants of Doubt (Idem, EUA, 2014) - *****
- Mercuriales (Idem, França, 2014) - ***
- Meru (Idem, EUA/Índia, 2015) - *****
- Meu Amigo Hindu (Idem, Brasil, 2015) - **
- Meu Ódio Será Sua Herança (The Wild Bunch, EUA, 1969) - *****
- Meu Ofício é Matar (Suddenly, EUA, 1954) - **
- Meu Passado me Condena (Victim, Inglaterra, 1961) - ****
- Mia Madre (Idem, Itália, 2015) - *****
- Micróbio e Gasolina (Microbe et Gasoil, França, 2015) - ***
- Mike Birbiglia: My Girlfriend’s Boyfriend (Idem, EUA, 2014) - *****
- Mike Epps: Don’t Take It Personal (Idem, EUA, 2015) - *
- As Mil e Uma Noites: Volume 1, O Inquieto (Idem, Portugal, 2015) - *****
- As Mil e Uma Noites: Volume 2, O Desolado (Idem, Portugal, 2015) - ****
- As Mil e Uma Noites: Volume 3, O Encantado (Idem, Portugal, 2015) - ****
- Mirage Men (Idem, Inglaterra, 2013) - *
- Misery Loves Comedy (Idem, EUA, 2015) - ***
- Missão: Impossível (Mission: Impossible, EUA, 1996) - ****
- Missão: Impossível 2 (Mission: Impossible II, EUA, 2000) - ***
- Missão: Impossível 3 (Mission: Impossible III, EUA, 2006) - ****
- Missão: Impossível – Protocolo Fantasma (Mission: Impossible – Ghost Protocol, EUA, 2011) - ****
- Missão: Impossível – Nação Secreta (Mission: Impossible – Rogue Nation, EUA, 2015) - ****
- O Mistério das Duas Irmãs (The Uninvited, EUA, 2009) - ***
- A Misteriosa Morte de Pérola (Idem, Brasil/França, 2014) - ****
- Mistress America (Idem, EUA, 2015) - ***
- A Moeda Mágica (Zotz!, EUA, 1962) - **
- Momento Inesquecível (Local Hero, Inglaterra, 1983) - ****
- Mon roi (Idem, França, 2015) - ****
- Monstros do Ringue (Idem, Brasil, 2015) - ****
- Montanha da Liberdade (Ja-yu-eui eon-deok ou Hill of Freedom, Coreia do Sul, 2014) - ***
- A Montanha dos Sete Abutres (Ace in the Hole, EUA, 1951) - *****
- Morangos Silvestres (Smultronstället, Suécia, 1957) - *****
- Morgan Murphy: Irish Goodbye (Idem, EUA, 2014) - *
- Mortdecai: A Arte da Trapaça (Mortdecai, Inglaterra/EUA, 2014) - ***
- A Morte de J.P. Cuenca (Idem, Brasil, 2015) - ****
- A Morte Ronda o Cais (99 River Street, EUA, 1953) - ****
- Mountains May Depart (Shan he gu ren, China, 2015) - *
- Mulheres na Mídia (Miss Representation, EUA, 2011) - ****
- Mundo Cão (Idem, Brasil, 2015) - **
- Myq Kaplan: Small, Dork and Handsome (Idem, EUA, 2014) - ***
- Nahid (Idem, Irã, 2015) - ****
- Na Mira do Chefe (In Bruges, Inglaterra, 2008) - *****
- Não Olhe para Trás (Danny Collins, EUA, 2015) - ***
- Não Pare na Pista: A Melhor História de Paulo Coelho (Idem, Brasil, 2014) - *
- Nasty Baby (Idem, EUA, 2015) - ***
- A Nazi Legacy: What Our Fathers Did (Idem, EUA, 2015) - ****
- Nervos à Flor da Pele (Órói, Islândia, 2010) - *****
- Nick Offerman: Presunto Americano (Nick Offerman: American Ham, EUA, 2014) - **
- Ninho de Musaranho (Musarañas, Espanha, 2014) - ***
- Nocaute (Southpaw, EUA, 2015) - *
- No Coração do Mar (In the Heart of the Sea, EUA, 2015) - ****
- A Noiva-Cadáver (Corpose Bride, EUA/Inglaterra, 2005) - *****
- No Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow, EUA, 2014) - ****
- O Nome do Jogo (Get Shorty, EUA, 1995) - ****
- Norma Rae (Idem, EUA, 1979) - ***
- Nos Bastidores da Notícia (Broadcast News, 1987) - ****
- Uma Notícia Inesperada (Obvious Child, EUA, 2014) - ****
- A Obra do Século (La obra del siglo, Cuba/Argentina/Alemanha, 2015) - ****
- Oh Boy (Oh Boy ou A Coffee in Berlin, Alemanha, 2012) - *****
- Olmo e a Gaivota (Olmo and the Seagull, Brasil/Dinamarca/França/Suécia, 2015) - *****
- One Floor Below (Un etaj mai jos, Romênia, 2015) - ***
- O Que Aconteceu, Miss Simone? (What Happened, Miss Simone?, EUA, 2015) - ****
- Órfãos do Eldorado (Idem, Brasil, 2015) - **
- Orion: The Man Who Would Be King (Idem, EUA/Inglaterra, 2015) - *****
- The Other Side (Idem, Itália/França, 2015) - *****
- Our Little Sister (Umimachi Diary, Japão, 2015) - **
- A Outra (Another Woman, EUA, 1988) - *****
- O Outro Lado do Paraíso (Idem, Brasil, 2015) - ****
- The Overnighters (Idem, EUA, 2014) - *****
- Pai e Filhos (Fu yu zi, China, 2014) - ***
- Pais (Genitori, Itália, 2015) - ***
- Paisagem com Várias Luas (Maastik mitme kuuga, Estônia, 2014) - ***
- Palavras Diabólicas (Speak no Evil, EUA, 2013) - *
- Palio (Idem, Inglaterra, 2015) - ****
- Palo Alto (Idem, EUA, 2013) - **
- Pantani: The Accidental Death of a Cyclist (Idem, Inglaterra, 2014) - ****
- The Paradise Suite (Idem, Holanda, 2015) - ****
- Parallels (Idem, EUA, 2015) - **
- Para Minha Amada Morta (Idem, Brasil, 2015) - ****
- Para Sempre Alice (Still Alice, EUA, 2014) - ***
- Paulina (La patota, Argentina/Brasil/França, 2015) - ***
- Paul – O Alien Fugitivo (Paul, EUA, 2011) - ***
- Pecados Antigos, Longas Sombras (La isla mínima, Espanha, 2014) - ****
- A Pele de Vênus (La Vénus à la fourrure, França/Polônia, 2013) - ****
- Pelican Dreams (Idem, EUA, 2014) - ****
- O Pequeno Príncipe (The Little Prince, França, 2015) - **
- Perdido em La Mancha (Lost in La Mancha, Inglaterra, 2002) - ****
- Perdido em Marte (The Martian, EUA, 2015) - ****
- Perseguição Virtual (Open Windows, Espanha/EUA, 2014) - **
- Pervert Park (Idem, EUA/Suécia, 2014) - ***
- O Pesadelo – Paralisia do Sono (The Nightmare, EUA, 2015) - **
- Pesadelos do Passado (The Pact, EUA, 2012) - ***
- Peter Pan (Pan, EUA, 2015) - ***
- Phoenix (Idem, Alemanha, 2014) - ****
- Piadeiros (Idem, Brasil, 2015) - *
- Pikadero (Idem, Espanha, 2015) - *
- Pinguins de Madagascar (Penguins of Madagascar, EUA, 2014) - ****
- Pixadores (Idem, Finlândia/Dinamerca/Suécia, 2014) - ****
- Playground (Idem, EUA, 2009) - ***
- Playtime – Tempo de Diversão (Playtime, França, 1967) - *****
- O Poderoso Chefão (The Godfather, EUA, 1972) - *****
- O Poderoso Chefão Parte 2 (The Godfather Parte II, EUA, 1974) - *****
- O Poderoso Chefão Parte 3 (The Godfather Part III, EUA, 1990) - *****
- Os Poderosos Também Caem (The Boss, EUA, 1956) - ****
- Poker Night (Idem, Canadá/EUA, 2014) - *
- Police Story 3 – Supercop (Ging chat goo si 3: Chiu kup ging chat, Hong Kong, 1992) - ****
- Ponte dos Espiões (Bridge of Spies, EUA, 2015) - ***
- A Possessão do Mal (The Possession of Michael King, EUA, 2014) - **
- Poucos de Nós (Few of Us, Lituânia, 1996) - ****
- Power and Terror: Noam Chomsky in Our Times (Idem, EUA/Japão, 2002) - **
- Preenchendo o Vazio (Lemale et ha'halal, Israel, 2012) - ****
- Prescription Thugs (Idem, EUA, 2015) - ***
- Prezado Sr. Watterson (Dear Mr. Watterson, EUA, 2013) - ***
- The Prince of Pennsylvania (Idem, EUA, 2015) - **
- O Príncipe (The Prince, EUA, 2014) - *
- Problem Child: Leslie Jones (Idem, EUA, 2010) - *
- O Processo (Le procès, França, 1962) - *****
- A Proletarian Winter’s Tale (Ein proletarisches Wintermärchen, Alemanha, 2014) - ***
- A Promessa (The Pledge, EUA, 2001) - *****
- Prophet’s Prey (Idem, EUA, 2015) - ***
- O Protetor (The Equalizer, EUA, 2014) - ***
- Psicopata Americano (American Psycho, EUA, 2000) - ****
- Qual é o Nome do Bebê? (Le prénom, França, 2012) - ****
- Quarteto Fantástico (Fantastic Four, EUA, 2015) - ***
- O Quarto Azul (Le chambre bleue, França, 2014) - ***
- Quase Memória (Idem, Brasil, 2015) - ****
- Os Quatro Desconhecidos (Kansas City Confidential, EUA, 1952) - ***
- Que Horas Ela Volta? (Idem, Brasil, 2015) - *****
- Que Viva Eisenstein! – 10 Dias que Abalaram o México (Eisenstein in Guanajuato, México/Holanda, 2015) - ****
- Radio Unnameable (Idem, EUA, 2012) - **
- Ralphie May: Unruly (Idem, EUA, 2015) - *
- Rain Man (Idem, EUA, 1988) - ****
- Rams (Hrútar, Islândia, 2015) - ****
- Ran (Idem, Japão, 1985) - *****
- O Ranzina (Mielensäpahoittaja, Finlândia, 2014) - *
- Reality (Réalité, França/Bélgica, 2014) - ***
- A Redação em Off (Ekstra Bladet: Uden For Citat, Dinamarca, 2014) - ****
- The Reflektor Tapes (Idem, Canadá, 2015) - *
- O Reino dos Gatos (Neko no ongaeshi, Japão, 2002) - ****
- Renascida do Inferno (The Lazarus Effect, EUA, 2015) - **
- Requiem for the American Dream (Idem, EUA, 2015) - ****
- Richard Pryor: Icon (Idem, EUA, 2014) - **
- Richard Pryor: Live in Concert (Idem, EUA, 1979) - *****
- Ricki and the Flash: De Volta para Casa (Ricki and the Flash, EUA, 2015) - ***
- Rififi (Du rififi chez les hommes, França, 1955) - *****
- Robert Kelly: Live at the Village Underground (Idem, EUA, 2014) - ***
- A Rosa de Ferro (Le rose de fer, França, 1973) - ***
- Roseanne for President! (Idem, EUA, 2015) - **
- Russell Brand: Messiah Complex (Idem, Inglaterra, 2013) - ***
- Sangue do meu Sangue (Sangue del mio sangue, Itália, 2015) - ***
- Santoro – O Homem e sua Música (Idem, Brasil, 2015) - *
- Um Santo Vizinho (St. Vincent, EUA, 2014) - ****
- The Sarnos: A Life in Dirty Movies (Idem, Suécia, 2013) - ****
- Schneider vs. Bax (Idem, Holanda, 2015) - *
- The Sea of Trees (Idem, EUA, 2015) - *
- The Search for Michael Rockefeller (Idem, EUA, 2011) - *
- Secretária (Secretary, EUA, 2002) - ****
- Sede (Jajda, Bulgária, 2015) - **
- O Segredo dos Seus Olhos (Idem, Argentina, 2009) - *****
- Self/less (Idem, EUA, 2015) - *
- Selma: Uma Luta pela Igualdade (Selma, EUA, 2014) - ****
- Sem Escalas (Non-Stop, França/Inglaterra/EUA, 2014) - ***
- A Senhora da Van (The Lady in the Van, Inglaterra, 2015) - ****
- Um Senhor Estagiário (The Intern, EUA, 2015) - *
- A Série Divergente: Insurgente (Insurgent, EUA, 2015) - **
- Sete Dias de Maio (Seven Days in May, EUA, 1964) - ****
- Sete Homens Invisíveis (Septyni nematomi zmones, Lituânia, 2005) - **
- Sete Visitas (Idem, Brasil, 2015) - ****
- Se7en – Os Sete Crimes Capitais (Se7en, EUA, 1995) - *****
- sexo, mentiras e videotape (sex, lies and videotape, EUA, 1989) - *****
- Sex: Speak (Sprache: Sex, Alemanha, 2015) - *
- The Shameless (Mu-roe-han, Coréia do Sul, 2015) - *
- Shaun: O Carneiro – O Filme (Shaun the Sheep Movie, Inglaterra/França, 2015) - ****
- Showrunners: The Art of Running a TV Show (Idem, EUA/Irlanda, 2014) - ***
- Sicario (Idem, EUA, 2015) - *****
- O Silêncio (Das letzte Schweigen, Alemanha, 2010) - *****
- Simplesmente Amor (Love Actually, Inglaterra, 2003) - *****
- Sindicato de Ladrões (On the Waterfront, EUA, 1954) - *****
- Sirius (Idem, EUA, 2013) - *
- Skylar: A Garota Destemida (Girl Vs. Monster, EUA, 2012) - *
- Slow Learners (Idem, EUA, 2015) - ***
- Snakeskin (Idem, Cingapura/Portugal, 2014) - **
- Soaked in Bleach (Idem, EUA, 2015) - ****
- Sob Nuvens Elétricas (Pod elektricheskimi oblakami, Rússia, 2015) - **
- Sobre Meninos e Lobos (Mystic River, EUA, 2003) - *****
- Sociedade Indiferente (Un monstruo de mil cabezas, México, 2015) - **
- Soft in the Head (Idem, EUA, 2013) - ****
- Soldado do Futuro (The Machine, Inglaterra, 2013) - **
- O Sol é para Todos (To Kill a Mockingbird, EUA, 1962) - *****
- Sonhos Alucinantes (Let’s Scare Jessica to Death, EUA, 1971) - ****
- Son of Saul (Saul fia, Hungria, 2015) - ***
- Sniper Americano (American Sniper, EUA, 2014) - ****
- The Source Family (Idem, EUA, 2012) - ***
- Spotlight – Segredos Revelados (Spotlight, EUA, 2015) - *****
- Sr. Holmes (Mr. Holmes, Inglaterra, 2015) - ****
- Standing Tall (La Tête haute, França, 2015) - ****
- Storm Surfers (Idem, Austrália, 2012) - ***
- Starry Eyes (Idem, EUA, 2014) - ****
- Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força (Star Wars: Episode VII – The Force Awakens, EUA, 2015) - *****
- Stewart Lee: 41st Best Stand-up Ever (Idem, Inglaterra, 2008) - ***
- Stranded in Canton (Idem, França/China, 2014) - **
- Stripped (Idem, EUA, 2014) - ***
- The Suicide Theory (Idem, Austrália, 2014) - **
- Sunset Strip (Idem, EUA, 2012) - **
- Supermensch: The Legend of Shep Gordon (Idem, EUA, 2013) - ***
- The Survivalist (Idem, Inglaterra, 2015) - ****
- Sworn Virgin (Vergine giurata, Itália/Albânia, 2015) - ****
- Tá Chovendo Hambúrguer 2 (Cloudy with a Chance of Meatballs 2, EUA, 2014) - **
- Taklub (Idem, Filipinas, 2015) - ***
- Tale of Tales (Il racconto dei racconti, Itália, 2015) - ***
- Tangerina (Tangerine, EUA, 2015) - ****
- Tap World (Idem, EUA, 2015) - **
- Tarja Branca – A Revolução que Faltava (Idem, Brasil, 2014) - ***
- As Tartarugas Ninja (Teenage Mutant Ninja Turtles, EUA, 2014) - ***
- Ted 2 (Idem, EUA, 2015) - **
- Tempo de Despertar (Awakenings, EUA, 1990) - *****
- A Teoria de Tudo (The Theory of Everything, Inglaterra, 2014) - ***
- Terra de Minas (Under sandet, Dinamarca, 2015) - ****
- A Terra e a Sombra (La tierra y la sombra, Colômbia, 2015) - *****
- Terremoto: A Falha de San Andreas (San Andreas, EUA, 2015) - **
- (T)Error (Idem, EUA, 2015) - ****
- These Final Hours (Idem, Austrália, 2014) - ***
- This Is Spinal Tap (Idem, EUA, 1984) - *****
- Thought Crime (Idem, EUA, 2015) - ****
- Tig (Idem, EUA, 2015) - ****
- Tig Notaro: Boyish Girl Interrupted (Idem, EUA, 2015) - ****
- Time Lapse (Idem, EUA, 2014) - ***
- Tinker Bell e o Monstro da Terra do Nunca (Tinker Bell and the Legend of the NeverBeast, EUA, 2014) - ***
- Todd Barry: The Crowd Work Tour (Idem, EUA, 2015) - ***
- Todo Rosto Tem um Nome (Every Face Has a Name, Suécia, 2015) - ****
- Tomboy (Idem, França, 2011) - ****
- Tomorrowland – Um Lugar Onde Nada É Impossível (Tomorrowland, EUA, 2015) - ****
- Tom Swift and His Electric Rifle (Idem, EUA, 2015) - ***
- O Torneio (Le tournoi, França, 2015) - ****
- Torre de Marfim: A Crise Universitária Norte-Americana (Ivory Tower, EUA, 2014) - ***
- To Russia With Love (Idem, EUA, 2014) - ***
- TransFatty Lives (Idem, EUA, 2015) - *****
- A Travessia (The Walk, EUA, 2015) - ****
- The Treasure (Comoara, Romênia, 2015) - *****
- Tribunal (Court, Índia, 2014) - ****
- Tricked: The Documentary (Idem, EUA/Suécia, 2013) - ***
- O Troco (Payback, EUA, 1999) - ****
- Trojan War (30 for 30: Trojan War, EUA, 2015) - **
- The True Cost (Idem, Inglaterra,2015) - ***
- Truman (Idem, Espanha/Argentina, 2015) - ****
- Tudo pelo Poder (The Ides of March, EUA, 2011) - *****
- Tudo por Dinheiro (Two for the Money, EUA, 2005) - ***
- Tudo Vai Dar Certo (Every Thing Will Be Fine, Alemanha/Canadá, 2015) - ****
- Túmulos & Ossos (Grafir & Bein, Islândia, 2014) - *
- O Último Cine Drive-In (Idem, Brasil, 2015) - ***
- Uncertain (Idem, EUA, 2015) - ****
- Underdog (Svenskjävel, Suécia, 2014) - ***
- Valley of Love (Idem, França, 2015) - **
- Vanishing Point (Idem, Tailândia, 2015) - ****
- O Vaqueiro Avacalhado (Go West, EUA, 1925) - *****
- Velozes & Furiosos 7 (Furious 7, EUA, 2015) - ***
- Veludo Azul (Blue Velvet, EUA, 1986) - *****
- O Verão de Sangaile (Sangailé, Lituânia, 2015) - ***
- A Verdade Sobre Marlon Brando (Listen to Me Marlon, Inglaterra, 2015) - *****
- Very Semi-Serious (Idem, EUA, 2015) - ***
- Vício Inerente (Inherent Vice, EUA, 2014) - *****
- Victoria (Idem, Alemanha, 2015) - ****
- A Vida de Jean-Marie (La vie de Jean-Marie, Holanda/França, 2015) - ****
- Videodrome – A Síndrome do Vídeo (Videodrome, Canadá, 1983) - ****
- Vingadores: Era de Ultron (Avengers: Age of Ultron, EUA, 2015) - ***
- Violação de Privacidade (The Final Cut, EUA, 2004) - **
- Violência (Violencia, Colômbia/México, 2015) - ***
- Virgin Mountain (Fúsi, Islândia, 2015) - ****
- A Visita (The Visit, EUA, 2015) - **
- Voo 7500 (7500, Japão/EUA, 2014) - *
- Waiting for Armageddon (Idem, EUA, 2009) - **
- The Wannabe (Idem, EUA, 2015) - ****
- Web Junkie (Idem, Israel, 2013) - **
- Welcome to Me (Idem, EUA, 2014) - ***
- What We Do In the Shadows (Idem, Nova Zelândia, 2014) - ***
- Whiplash: Em Busca da Perfeição (Whiplash, EUA, 2014) - ****
- The Widowmaker (Idem, EUA/Inglaterra, 2015) - ***
- Wikileaks: War, Lies & Videotape (Idem, França, 2011) - ****
- Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom (Idem, Ucrânia/EUA/Inglaterra, 2015) - ****
- Without Bias (30 for 30: Without Bias, EUA, 2009) - **
- The Wolfpack (Idem, EUA, 2015) - ****
- Women Aren’t Funny (Idem, EUA, 2014) - **
- Women in Oversized Men’s Shirts (Kvinner I for store herreskjorter, Noruega, 2014) - ****
- Women who Kill (Idem, EUA, 2013) - ****
- Wondrous Boccaccio (Maraviglioso Boccaccio, Itália, 2015) - **
- The Wrecking Crew (Idem, EUA, 2008) - ****
- Wyrmwood (Idem, Austrália, 2014) - **
- Youth (Idem, Itália/Suíça/Inglaterra, 2015) - *****
- Zumbi, a Legião dos Mortos (White Zombie, EUA, 1932) - ***
Um grande abraço e bons filmes!
As listas com os filmes dos anos anteriores:
2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014.