Construir uma boa trama envolvendo golpistas não é tarefa simples: além de ter que atrair a simpatia do público para personagens obviamente mal intencionados, o roteiro deve ser hábil ao conceber o golpe em si. Se não acreditamos em sua eficiência, não acreditamos no filme. Assim, para cada Golpe de Mestre ou Nove Rainhas, há uma dúzia de Doce Trapaça, Confidence - O Golpe Perfeito, Quanto Mais Grana Melhor, Doze Homens e Outro Segredo (e Treze), O Golpe do Baú e por aí afora.
E é por isso que é notável como o dramaturgo/roteirista/diretor David Mamet solidificou sua carreira ao realizar ao menos duas grandes obras do gênero: Jogo de Emoções e A Trapaça. Aliás, é possível até mesmo identificar as sementes de seu talento para este tipo de personagem em um trabalho anterior, O Sucesso a Qualquer Preço, cujos vendedores desesperados claramente empregavam estratégias elaboradas em seu cotidiano (embora a versão para cinema seja de 1992, a peça original estreou em 1983, precedendo Jogo de Emoções em quatro anos, portanto).
Neste Trapaça, que Mamet escreveu e dirigiu em 1997, o espectador é atirado num universo no qual a desconfiança deve estar sempre presente e que é ancorado não só por um excelente Campbell Scott, que transforma a inteligência de seu personagem em desvantagem, mas também por uma performance surpreendente de Steve Martin, que até então havia se arriscado em papéis sérios em apenas três ocasiões: no triste musical Dinheiro do Céu (1981); no drama de múltiplas narrativas, claramente influenciado por Robert Altman, Grand Canyon - Ansiedade de uma Geração (1991); e no frágil Uma Virada do Destino (1994), que também roteirizou. Aqui, Martin cria um personagem cujo carisma mantém o público incerto acerca de suas intenções, mesmo que nos julguemos capazes de prevê-las.
E o desfecho... bom, estou curioso para ver o que acham. (E sintam-se livres para deixar comentários no espaço abaixo com suas interpretações.)
Clique na imagem abaixo para assistir.
Um grande abraço e bons filmes!
Outras edições da coluna:
Episódio #02: Tyke: Elephant Outlaw
Episódio Piloto: 21 longas para começar.