Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Episódio #14: O Rei da Comédia (1982) Cinema em Streaming

Martin Scorsese vem dirigindo longas-metragens há quase 50 anos, começando com o ótimo Quem Bate à Minha Porta?, em 1967, até chegar ao ainda inédito Silence, que deve estrear ainda em 2016. Neste período, ele dirigiu obras que se tornam praticamente obrigatórias para qualquer um que se identifique como cinéfilo, mas também alguns filmes que, por um motivo ou outro, não se tornaram tão conhecidos como deveriam. É raro, por exemplo, encontrar alguém com menos de 30 anos que tenha assistido ao angustiante (e divertido) Depois de Horas (1985) - um destino que, infelizmente, parece ser inevitável para outro trabalho que adoro, Vivendo no Limite (1999). E por que A Época da Inocência (1993) falha em ser listado entre as obras-primas do diretor é algo que nunca compreenderei.

Digo isso para chegar a O Rei da Comédia, que Scorsese comandou em 1982 e que, de forma profética, praticamente estabelece a obsessão pela fama fácil que se tornaria parte tristemente fundamental da cultura pop a partir dos anos 2000 com a proliferação de reality shows e da ascensão da futilidade ao posto de característica fundamental do entretenimento. 

Oferecendo a Jerry Lewis a oportunidade de encarnar um raro personagem dramático em sua brilhante carreira, o filme ainda traz uma das performances mais injustamente ignoradas de Robert De Niro, que transforma Rupert Pupkin em uma figura ao mesmo tempo trágica, comovente e irritante.

Aliás, curiosamente, um dos primeiros textos que publiquei no Cinema em Cena foi justamente uma crítica deste longa. (Ele foi escrito em janeiro de 1997, quando eu tinha apenas três anos de carreira. Portanto, sejam compreensivos comigo.)

Clique na imagem abaixo para assistir.

Um grande abraço e bons filmes!

Outras edições da coluna:

Episódio #13: Jesus Camp
Episódio #12: O Barco: Inferno no Mar
Episódio #11: A Fortuna de Ned
Episódio #10: Amy
Episódio #09: In the Loop
Episódio #08: Life Itself
Episódio #07: À Procura de Elly
Episódio #06: O Guarda
Episódio #05: Triângulo do Medo
Episódio #04: Tempo de Despertar
Episódio #03: A Trapaça
Episódio #02: Tyke: Elephant Outlaw
Episódio Piloto: 21 longas para começar.

Sobre o autor:

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cinema em Streaming
Rapidinhas #2
Cinema em Streaming
Episódio #116: Especial Ditadura Militar - Parte II
Cinema em Streaming
SÃO BERNARDO