Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

VINIL VERDE, de Kleber Mendonça Filho Curta em Cena

Antes dos bem-sucedidos longas O Som ao Redor (2012) e Aquarius (2016), o diretor Kleber Mendonça Filho realizou vários curtas-metragens, entre eles o fantástico Vinil Verde (2004).

Escrito por Kleber com a amiga ucraniana Bohdana Smyrnova, que compartilhou uma popular fábula russa com o cineasta, o filme recebeu o prêmio de Melhor Edição de Som pelo Calunga Trophy (ao lado de Daniel Bandeira) e de Melhor Curta pelo Critics Award.

Montado a partir de fotografias 35mm tiradas em Recife, na surreal trama, Mãe dá a Filha uma caixa cheia de disquinhos coloridos de vinil, e só pede que Filha nunca toque o disquinho de cor verde... As duas são interpretadas respectivamente por Verônica Alves e Gabriela Souza, que no ano seguinte atuou em outro curta do diretor, Eletrodoméstica (2005).  

Trabalhando temas como desobediência e castigo, a atmosfera perturbadora de Vinil Verde é recheada de humor negro, mutilações lynchianas, flashes bizarros como bonecas sem cabeça, trilha sonora cada vez mais tensa e uma sonoplastia impecável, como o barulhinho da agulha da vitrola, que repete sinistramente entre acordes e letras infantis de Silvério Pessoa: “como a infância... como a infância...”

Confira o curta e uma breve entrevista com o diretor, que deixa o recado: "Nunca usem luvas verdes!":

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Curta em Cena
Veja curta de Zack Snyder sobre os 75 anos do Superman
Curta em Cena
DIRTY LAUNDRY
Curta em Cena
Assista ao melancólico BORROWED TIME, novo curta da Pixar