Amigos do Cinema em Cena,
Oscar é eleição. Uma eleição que envolve cerca de 7.000 votantes concentrados principalmente em Los Angeles e Nova York e que, portanto, envolve campanhas e estratégias. Há algum tempo, escrevi sobre o assunto e expliquei por que a mais famosa premiação do Cinema tem mais a ver com verba publicitária do que com qualidade artística e, assim, não irei repetir a discussão aqui (o texto está aqui). Assim, por mais que alguns finjam deter uma capacidade quase sobrenatural de prever os indicados pela Academia, a verdade é que basta ficar atento durante a temporada de premiações para perceber quais projetos estão sendo promovidos pelos estúdios, quais têm recebido atenção das associações de críticos e quais conseguiram indicações das guilds – e pronto: uma lista razoavelmente certeira pode ser produzida. (Algo que comecei a fazer há longos 17 anos; naquele ano, me orgulho de ter apontado, por exemplo, como Soderbergh tinha boas chances de conseguir uma rara indicação dupla na categoria de Direção.)
Então vamos às previsões iniciais acerca dos indicados ao Oscar 2017 (a Academia anunciará as indicações na próxima terça-feira, dia 24 de janeiro). Aproveito para lembrar que, como faço todo ano, listarei os nomes e os títulos em ordem de probabilidade (as apostas mais seguras vêm em primeiro lugar) – e ressalto também que as previsões não refletem necessariamente minhas preferências.
(Atualização em 24 de janeiro: abaixo de cada categoria, os comentários sobre as indicações finais e como refletiram - ou não - as previsões.)
MELHOR FILME
La La Land: Cantando Estações (La La Land)
Moonlight
A Chegada (Arrival)
Manchester à Beira-Mar (Manchester by the Sea)
Lion
A Qualquer Custo (Hell or High Water)
Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures)
Até o Último Homem (Hacksaw Ridge)
Cercas (Fences)
Silence
(A surpresa possível aqui seria Animais Noturnos, mas suas chances caíram consideravelmente.)
Acertei todas as indicações. Errei apenas ao incluir dez indicados, quando apenas nove acabaram sendo listados. Com isso, Silêncio ficou de fora.
DIRETOR
Damien Chazelle, por La La Land: Cantando Estações
Barry Jenkins, por Moonlight
Denis Villeneuve, por A Chegada
Kenneth Lonergan, por Manchester à Beira-Mar
Mel Gibson, por Até o Último Homem
(A quinta e última vaga é uma incógnita: a Academia costuma incluir sempre uma surpresa e, este ano, esta poderia vir na forma de Garth Davis, por Lion, ou David Mackenzie por A Qualquer Custo. Por outro lado, Scorsese é sempre favorito e, claro, até mesmo Tom Ford poderia entrar dependendo da força de Animais Noturnos. Se fosse obrigado a apostar, porém, eu ficaria com Mackenzie.)
(4 em 5. Os quatro que considerei garantidos realmente foram indicados. A surpresa foi Mel Gibson ficar com a última vaga, algo que realmente não me ocorreu que pudesse acontecer em função de seus problemas pessoais passados. Pelo visto, a Academia considera que já está na hora de perdoá-lo.)
ATRIZ
Emma Stone, por La La Land: Cantando Estações
Natalie Portman, por Jackie
Amy Adams, por A Chegada
Meryl Streep, por Florence: Quem é essa Mulher?
Isabelle Huppert, por Elle
Ruth Negga, por Loving
(a surpresa aqui poderia ficar a cargo de Annette Bening, por 20th Century Women)
(4 em 5 - e a que errei (Amy Adams) acaba sendo uma das mais absurdas esnobadas cometidas pela Academia nos últimos anos. Por outro lado, acertei Isabelle Huppert, que muitos deixaram de fora das previsões. E para quem acha que Streep ficou com a vaga de Adams, volto a lembrar: Oscar é estratégia de campanha e também relações pessoais: em termos de estratégia, Streep garantiu a indicação ao fazer seu discurso demolidor contra Trump no Globo de Ouro (a única maneira de o Globo de Ouro ter influência é assim: um discurso bom/ruim pode ajudar/atrapalhar um aspirante ao Oscar); quanto às "relações pessoais", bom... Streep é uma das figuras mais populares de Los Angeles.)
ATOR
Casey Affleck, por Manchester à Beira-Mar
Denzel Washington, por Cercas
Andrew Garfield, por Até o Último Homem
Viggo Mortensen, por Capitão Fantástico
Ryan Gosling, por La La Land: Cantando Estações
(5 em 5.)
ATRIZ COADJUVANTE
Viola Davis, por Cercas
Michelle Williams, por Manchester à Beira-Mar
Nicole Kidman, por Lion
Naomie Harris, por Moonlight
Octavia Spencer, por Estrelas Além do Tempo
(5 em 5.)
ATOR COADJUVANTE
Mahershala Ali, por Moonlight
Jeff Bridges, por A Qualquer Custo
Dev Patel, por Lion
Hugh Grant, por Florence: Quem é essa Mulher?
Lucas Hedges, por Manchester à Beira-Mar
Michael Shannon, por Animais Noturnos
(Não seria surpresa caso Hedges cedesse lugar a um dos dois coadjuvantes de Animais Noturnos, Aaron Taylor-Johnson ou Michael Shannon.)
(4 em 5. Errei apenas ao superestimar as chances de Grant; ainda assim, apontei que, caso houvesse uma surpresa, viria de Animais Noturnos.)
ROTEIRO ADAPTADO
Moonlight
Estrelas Além do Tempo
Cercas
Lion
(De novo: as chances de Animais Noturnos aqui dependerão de sua força nas demais categorias. Mas não estão parecendo boas.)
(5 em 5.)
ROTEIRO ORIGINAL
A Qualquer Custo
O Lagosta (The Lobster)
20th Century Women
(Surpresa possível: 20th Century Women)
(4 em 5. Mas não só apontei que Capitão Fantástico era o que menos seguro estava como ainda sugeri que 20th Century Women era o substituto mais provável. Eu acho que merecia colocar 5 em 5 aqui - principalmente por ter adivinhado O Lagosta -, mas vocês são muito rigorosos comigo, o que é injusto e me deixa muito, muito triste.)
FILME ESTRANGEIRO
Toni Erdmann (Alemanha)
O Apartamento (Irã)
Terra de Minas (Dinamarca)
Um Homem Chamado Ove (Suécia))
Minha Vida de Abobrinha (Suíça)
Tanna (Austrália)
(Normalmente, eu apostaria em Paraíso na quinta colocação, mas acho que algo prejudicará o filme: a ajuda que a Rússia deu a Trump nesta eleição. Como eu disse, Oscar é eleição e fatores externos o afetam.)
(4 em 5. O que eu considerava menos seguro realmente ficou de fora - e, de fato, Paraíso não contornou o fator "Putin-Trump". Com isso, a Austrália entrou na lista.)
ANIMAÇÃO
Minha Vida de Abobrinha
(5 em 5. E fico particularmente orgulhoso por ter previsto Minha Vida de Abobrinha, que quase ninguém acreditava ter chances.)
DOCUMENTÁRIO
O.J.: Made in America
I Am Not Your Negro
Cameraperson
The Ivory Game
Fire at Sea
Life, Animated
(Mas o sentimental Life, Animated poderia facilmente encontrar espaço na lista.)
(3 em 5. Os dois que estavam nas últimas posições em minha lista - e, portanto, que eu considerava mais vulneráveis - ficaram de fora. E apontei que Life, Animated tinha chances de entrar. Por outro lado, ignorar Fire at Sea foi um erro ridículo de minha parte.)
FOTOGRAFIA
Moonlight
Silêncio
Lion
(Jackie também tem sua parcela – menor – de chances.)
(5 em 5.)
MONTAGEM
Moonlight
Até o Último Homem
A Qualquer Custo
(5 em 5.)
DESIGN DE PRODUÇÃO
Jackie
Animais Fantásticos e Onde Habitam
Ave, César!* (Previ o filme no parênteses abaixo,)
(Outra categoria cuja última vaga é difícil prever. Particularmente, tendo a apostar em Ave, César!, mas Animais Noturnos – que, como vocês já devem ter percebido, considero a grande incógnita deste ano – poderia entrar dependendo de sua força nas demais categorias.)
(4 em 5. Escrevi que a quinta vaga era díficil de prever, mas apostei em Ave, César! - outra possibilidade pouquíssimo considerada por quem costuma fazer estas previsões. No entanto, confesso que em nenhum momento considerei que Passageiros tivesse qualquer chance. Entre todos os filmes anunciados hoje em qualquer categoria, este foi o que mais me surpreendeu.)
FIGURINO
Jackie
Florence: Quem é essa Mulher?
Animais Fantásticos e Onde Habitam
Aliados (Allied)
(Não descartem Estrelas Além do Tempo, contudo.)
(5 em 5. Fiquei particularmente orgulhoso por prever Aliados.)
TRILHA SONORA
Moonlight
Lion
Jackie
(4 em 5. Como falei, realmente jamais me ocorreu que teríamos "Passageiros - Um Filme Indicado a Dois Oscars".)
CANÇÃO ORIGINAL
“City of Stars”, de La La Land: Cantando Estações
“How Far I’ll Go”, de Moana
“Audition”, de La La Land: Cantando Estações
“Runnin’”, de Estrelas Além do Tempo
“Drive It Like You Stole It”, de Sing Street
"Can't Stop the Feeling", de Trolls
"The Empty Chair", de Jim: The James Foley Story
(Observação importante: a Academia tem costumado incluir música de algum documentário nesta categoria. Caso isto ocorra também este ano, minha aposta é “A Letter to the Free”, de A 13a. Emenda.)
(3 em 5. Os dois últimos da minha lista realmente caíram, mas os dois que acabaram entrando em seu lugar me pegaram de supresa. A música de Trolls, para ser sincero, nem tanto - alguns leitores já haviam apontado que a Academia dificilmente resistiria a Justin Timberlake; a de Jim: The James Foley Story, porém, jamais me ocorreu. Ainda assim, e só pra não dar o braço a torcer completamente, eu apontei que a Academia tem incluído canções de documentário - só errei o escolhido. ;) )
SOM
Até o Último Homem
Horizonte Profundo: Desastre no Golfo (Deepwater Horizon)
13 Horas
(4 em 5. O último da minha lista realmente caiu, mas eu não soube apontar seu substituto.)
EDIÇÃO DE SOM
Até o Último Homem
Horizonte Profundo: Desastre no Golfo
Sully: O Herói do Rio Hudson (Sully)
La La Land
(4 em 5. Novamente, o último da minha lista caiu, mas não acreditei que a paixão cega por La La Land levasse a Academia a incluí-lo aqui também.)
MAQUIAGEM
Florence: Quem é Essa Mulher?
Um Homem Chamado Ove
Star Trek Beyond
(1 em 3. Curioso: previ o mais difícil, já que não é comum que a Academia indique filmes estrangeiros em Maquiagem, mas errei os outros dois. Por outro lado, jamais imaginei que houvesse a possibilidade de Esquadrão Suicida poder incluir as palavras "indicado ao Oscar" em seus materiais promocionais.)
EFEITOS VISUAIS
Mogli: O Menino Lobo (The Jungle Book)
Doutor Estranho (Doctor Strange)
Horizonte Profundo
(4 em 5.)
CURTA ANIMAÇÃO
Piper
Inner Workings
Blind Vaysha
The Head Vanishes
Sous tes Doigts (Sob Seus Dedos)
Pear Cider and Cigarettes
Pearl
Borrowed Time
(2 em 5. Meu pior resultado este ano. Prometo melhorar.)
CURTA LIVE ACTION
Nocturne in Black
Sing
The Way of Tea (Les frémissements du thé)
Timecode
Bon Voyage
Silent Nights
La femme et le TGV
Ennemis Intérieurs
(2 em 5. Empate como pior resultado este ano.)
CURTA DOCUMENTÁRIO
Joe’s Violin
The White Helmets
The Mute’s House
Extremis
Watani: My Homeland
4.1 Miles
(4 em 5.)
Espero vocês aqui na terça-feira.
Um grande abraço e bons filmes!
(Ah, aposto que estas previsões podem te ajudar no bolão da família/do trabalho/dos amigos. Se ajudar - e se você curtir as críticas que lê aqui no Cinema em Cena -, saiba que ficamos bastante felizes, pois o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)