Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Mostra SP tem 14 concorrentes ao Oscar de Filme Estrangeiro Festivais e Mostras

A seleção de filmes da 41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo traz 14 obras indicadas por seus respectivos países para concorrerem a uma vaga do Oscar® 2018:

ArgentinaZama, Lucrecia Martel;

ÁustriaHappy End, Michael Haneke (foto);

Coreia do Sul – O Motorista de Táxi, Jang Hoon;

GeórgiaScary Mother, Ana Urushadze;

IrãRespiro, Narges Abyar;

IrlandaCanção de Granito, Pat Collins;

IslândiaA Sombra da Árvore, Hafsteinn Gunnar Sigurðsson;

Nova ZelândiaMil Cordas, Tusi Tamasese;

República TchecaMãe No Gelo, Bohdan Sláma;

RússiaLoveless, Andrey Zvyagintsev;

Senegal – Félicité, Alain Gomis;

SuéciaThe Square, Ruben Östlund;

SuíçaMulheres Divinas, Petra Volpe;

VenezuelaEl Inca, Ignacio Castillo Cottin.

Quanto aos longas de festivais internacionais, Cannes possui grande destaque. The Square, de Ruben Östlund, que recebeu a Palma de Ouro; Loveless, de Andrey Zvyagintsev, vencedor do Prêmio do Júri; Esplendor, de Naomi Kawase, agraciado pelo júri ecumênico; Happy End, de Michael Haneke; O Dia Depois, de Hong Sang-Soo; Lover For a Day, de Philippe Garrel; e A Trama, de Laurent Cantet, estão presentes na seleção.

O Festival de Veneza também marca presença nesta edição da Mostra. Longas como Custódia, de Xavier Legrand, Leão de Prata de Melhor Direção; Emma, de Silvio Soldini, exibido hors concours; os premiados na seção Horizontes do festival italiano, Nico, 1988, de Susanna Nicchiarelli; Sem Data, Sem Assinatura, de Vahid Jalilvand; e Os Versos Esquecidos, de Alireza Khatami.

Filmes que se destacaram em Berlim, como Félicité, de Alain Gomis, ganhador do Grande Prêmio do Júri; O Outro Lado da Esperança, de Aki Kaurismaki, vencedor do Urso de Prata de Melhor Direção; Noites Brilhantes, de Thomas Arslan, que teve o ator premiado; 1945, de Ferenc Török, agraciado pelo público na seção Panorama; Ana, Meu Amor, de Calin Peter Netzer, cuja montagem foi premiada; e Django, de Étienne Comar, também integram a programação.

Três Anúncios para um Crime, terceiro longa de Martin McDonagh e agraciado com o prêmio de Melhor Filme no Festival de Toronto, está presente na seleção, assim como Doce País, de Warwick Thornton, eleito o melhor filme da Toronto Plataform, e Faces Places, de Agnès Varda e JR, nomeado como melhor documentário pelo público no festival.

De Locarno, esta edição traz 9 Dedos, de F.J. Ossang, premiado como Melhor Direção; e outros filmes reconhecidos pelo festival: Cocote, de Nelson Carlo de los Santos Arias; Irmãos Do Inverno, de Hlynur Pálmason; Scary Mother, de Ana Urushadze; Aqueles Que Estão Bem, Cyril Schäublin; e Lucky, de John Carroll Lynch, que traz um dos últimos trabalhos do ator Harry Dean Stanton.

Filmes premiados em Sundance (Livre e Fácil, de Jun Geng), Roterdã (Tempo de Qualidade, de Daan Bakker), Tribeca (Mulheres Divinas, de Petra Volpe) e South by Southwest (Inflamar, Ceylan Özgün Özçelik) fazem parte da seleção, sem contar os títulos brasileiros reconhecidos em premiações e seleções de festivais internacionais.

Mais informações sobre a Mostra, aqui: www.mostra.org 

Sobre o autor:

Alessandra Alves é jornalista com múltiplos interesses. Além do amor pelo cinema, pela música e pela literatura, também atua no jornalismo esportivo e na comunicação corporativa. Paulistana, corintiana, feminista e inimiga de fascistas, assina a coluna "Brasil em Cena", de entrevistas e reportagens sobre o cinema brasileiro contemporâneo.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Festivais e Mostras
Festival de Berlim 2023 - Dia #05
Festivais e Mostras
Festival de Cannes 2015: Dia 3 - 15/05/2015
Festivais e Mostras
Festival de Berlim 2017 - Dia #03