Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

O FASCISMO DE TODOS OS DIAS Cinema em Streaming

Indicar um filme russo justo quando há a invasão na Ucrânia pode parecer de mau gosto ou provocação barata, mas longe disso. É que o documentário O Fascismo de Todos os Dias (1965), de Mikhail Romm, só está disponível no Sesc Digital até o próximo dia 03/03 e é uma dessas obras pouco vistas que ao registrar um momento histórico tão importante consegue também ser tão atual. É um filme que fala sobre a ascensão do nazismo e fascismo, feito 20 anos após o fim da segunda guerra, e que comunica tão bem com o mundo de quase 60 anos depois.

O tema já foi explorado à exaustão pelo cinema, inclusive nove anos antes por uma obra-prima impressionante de Alain Resnais, Noite e Neblina (1956), mas as pouco mais de duas horas do filme de Romm trazem um tratamento incomum aos documentários “didáticos” do gênero, certamente inspirado pelo que Resnais realizou: quase todo de imagens de arquivo, com farto material produzido pelos próprios alemães durante o regime nazista, o cineasta impõe sua onipresente narração em off para expor os meios, o funcionamento e as consequências de uma ideologia de sedução e extermínio em massa.

Chama a atenção como o trabalho de montagem em conjunto com a narração às vezes despojada, às vezes jocosa, mas nunca sem perder a gravidade, subverte o que foi feito como propaganda nazista para virar denúncia. Reforça uma ideia de que o fascismo não se tratou de um evento maléfico isolado no tempo e que foi derrotado, mas de um processo longo, de cooptação de um povo tomado como massa, com estratégias diversas, e à espreita para uma nova ascensão.

Para quem espera por uma peça de propaganda soviética, o filme é surpreendente nisso, primeiro por uma autoconsciência do seu papel de documentarista, como um manipulador de material que escolhe o que e como mostrar; segundo porque a inevitável exaltação da vida em Moscou é retratada com o mesmo tipo de humanidade dada aos momentos dedicados aos alemães derrotados na revolução de 1919 e aos que se opuseram a Hitler e a adesão ao nazismo. Romm é muito claro em suas intenções, parece entender que muitas das imagens já falam por si e que é possível o choque de expô-las sem nenhuma chantagem ou exploração emocional. Há uma crença muito forte de que depende de um esforço coletivo para que isso não venha a acontecer de novo e no papel do cinema como instrumento de memória social. Uma obra indispensável para os dias de hoje.

 

O Fascismo de Todos os Dias está gratuito no Sesc Digital até 03 de março.

Noite e Neblina está disponível na MUBI Brasil.

(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

Sobre o autor:

Gosta de cinema pra valer desde os 14 anos, já teve videolocadora e agora vê uns filmes nos streamings que mataram seu negócio. Twitter: @helioflores
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cinema em Streaming
Episódio #54: O Silêncio do Céu (2016)
Cinema em Streaming
Episódio #68: Betting on Zero (2016)
Cinema em Streaming
Episódio #88: Complicações do Amor (2014)