Vamos aos destaques da semana:
O cinema nacional perdeu esta semana o cineasta baiano Geraldo Sarno, aos 83 anos. Filmando desde os anos 60, fez do cinema sua paixão e vida, sempre interessado no que há de mais brasileiro, o sertão, o negro, o índio, a cultura e história das raízes brasileiras. Ainda na ativa, seu incrível Sertânia (2019) esteve presente em muitas listas de melhores do ano, quando exibido em 2020 nos primeiros festivais de cinema online durante a pandemia. De muita generosidade, Sarno é um dos responsáveis pelo Linguagem do Cinema, site que disponibiliza grande parte da sua filmografia, com documentos de seu acervo particular, textos acadêmicos sobre sua obra, etc. Sertânia ainda não está disponível lá, mas pode ser alugado/comprado na Apple TV (inclusive em 4k) e Looke.
Os únicos grandes lançamentos de destaque nas plataformas esta semana ficaram a cargo da MUBI Brasil e não poderiam ser mais distintos, porém ambos causaram sensação em festivais pelo mundo, inclusive na Mostra de São Paulo do ano passado: o documentário Mr. Bachmann and His Class (2021), de Maria Speth, com suas três horas e meia de duração registrando o trabalho e os métodos de um professor com seus alunos do ensino fundamental, a maioria de estrangeiros, numa pequena cidade alemã; e o islandês Lamb (2021), de Valdimar Jóhannsson, um drama de horror fantástico com uma trama no mínimo inusitada sobre um casal que decide criar uma criança muito especial. A imagem aqui no post acho que é suficiente pra despertar a curiosidade de quem pode se interessar. Ou não.
Não costumo destacar lançamentos quando eles aparecem apenas para aluguel/compra, mas dois dos grandes filmes do ano por enquanto estão disponíveis assim: Benedetta (2021), de Paul Verhoeven, já encontra-se na Apple TV, Google Play, Looke e NOW; e Roda do Destino (2021), do indicado ao Oscar Ryusuke Hamaguchi (pelo seu outro grande filme do ano passado, Drive My Car) está apenas no NOW.
Em comemoração aos 50 anos de lançamento, a Paramount está lançando nos cinemas uma cópia restaurada em 4k de O Poderoso Chefão (1972), mas infelizmente restrito a salas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Se você não tem a sorte ou possibilidade de ir ao cinema conferir, resta vê-lo em casa mesmo: a trilogia está disponível na HBO Max, e na Amazon Prime é possível alugar os dois primeiros mais o novo corte do terceiro filme, que o diretor Francis Ford Coppola remontou e lançou com o título O Poderoso Chefão de Mario Puzo ̶ Desfecho: A Morte de Michael Corleone (2020). Esta versão também está disponível para aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft.
O lançamento de maior destaque nos cinemas, no entanto, também não chega a tantas cidades, mas quem puder, vale muito a pena conferir A Ilha de Bergman (2021), de Mia Hansen-Løve, em que o turismo de um casal de cineastas em visita ao local onde viveu Ingmar Bergman é apenas o ponto de partida para uma história de amor, descobrimento e criação artística. Infelizmente apenas dois filmes da cineasta francesa podem ser vistos nos streamings brasileiros: Eden (2014) está disponível no Reserva Imovision, aluguel no Google Play e aluguel/venda na Apple TV, enquanto Maya (2018) tem apenas mais três dias para ser visto na MUBI Brasil. Mas como assistir a este novo do cinema certamente trará curiosidade para a filmografia de Bergman, eis onde encontrar seus filmes:
O Sétimo Selo (The Seventh Seal, 1957): Telecine Play
Morangos Silvestres (Wild Strawberries, 1957): Telecine Play
O Rosto (The Magician, 1958): Looke, NetMovies
A Fonte da Donzela (The Virgin Spring, 1960): Looke, NetMovies
Quando Duas Mulheres Pecam (Persona, 1966): Telecine Play, Oldflix
Cenas de um Casamento (Scenes From a Marriage, 1974): Telecine Play
A Flauta Mágica (The Magic Flute, 1975): Belas Artes à La Carte
Face a Face (Face to Face, 1976): MUBI Brasil, Telecine Play
Sonata de Outono (Autumn Sonata, 1978): Telecine Play
Além de um documentário sobre o cineasta, Bergman 100 Anos (2018), de Jane Magnusson, disponível no Reserva Imovision, Telecine Play, aluguel no Google Play e aluguel/compra na Apple TV.
(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)