Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Semana em Streaming #8 Cinema em Streaming

Vamos a alguns dos destaques da semana nas plataformas de streamings:

 

  • O Sesc Digital voltou a acrescentar novos filmes ao seu catálogo, nas quintas-feiras, algo que não ocorria desde o fim do ano passado. São seis novos filmes, que ficarão disponíveis por um mês (até 03/04) e são gratuitos, sem necessidade de cadastro, é só dar play. São eles: o nacional Praça Paris (2017), de Lúcia Murat; Hotel Mekong (2012), do tailandês Apichatpong Weerasethakul, seu primeiro longa (nem tão longa, tem apenas 60min) após vencer a Palma de Ouro em Cannes com Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas (disponível no Reserva Imovision, assim como o próprio Hotel Mekong, aliás); o divertido Vidas Duplas (2018), do francês Olivier Assayas, com Juliette Binoche; o policial argentino Do Outro Lado da Lei (2002), de Pablo Trapero; a cinebiografia de título auto-explicativo O Jovem Karl Marx (2016), de Raoul Peck; e o documentário O Samba (2014), de Georges Gachot, que mostra como o samba é mais que um estilo de música e dança, com Martinho da Vila de narrador e guia.

  • Ainda nas possibilidades de conhecer obras diversas gratuitamente, a FILMICCA retorna com um menu degustação para que não assinantes possam conhecer um pouco do serviço. São sete filmes de diversas regiões do mundo feitos na última década e, mais importante, todos dirigidos por mulheres: o britânico The Arbor (2010), de Clio Barnard; Noite #1 (2011), da canadense Anne Émond; 3000 Noites (2015), primeiro longa de ficção da documentarista palestina Mai Masri; o francês Solange e os Vivos (2016), de Ina Mihalache; o documentário Tempestade (2016), da mexicana Tatiana Huezo (cuja estréia na ficção, A Noite do Fogo, lhe rendeu uma indicação pelo DGA - Sindicato de Diretores de Hollywood); o sueco Além dos Sonhos (2017), de Rojda Sekersöz; e o misto de documentário e ficção O Retorno (2018), da coreana Malene Choi.

  • Quer mais filmes gratuitos? O Cinelimite, organização sem fins lucrativos que visa divulgar o cinema brasileiro em Nova York e através de seu site, prorrogou até o fim do mês de março a exibição de quatro obras que compõem a mostra “Carnaval in Rio: 4 Films”, filmes raros e hoje pouco vistos, então a oportunidade é realmente imperdível: os curtas O Que Foi o Carnaval de 1920! (1920), de Alberto Botelho e Nossa Escola de Samba (1965), de Manuel Horácio Gimenez; além dos longas Carnaval no Fogo (1949), de Watson Macedo e, o mais famoso deles, A Lira do Delírio (1978), de Walter Lima Jr.

  • Na Netflix, os maiores destaques da semana são a chegada de dois filmes nacionais importantes: o já amplamente conhecido e discutido Que Horas Ela Volta? (2015), de Anna Muylaert; e o muito bonito Madalena (2021), de Madiano Marcheti, em que três histórias distintas numa cidade do Mato Grosso do Sul são conectadas pelo desaparecimento de uma mulher trans, a Madalena do título, cuja invisibilidade e apagamento se faz sentida de várias formas no decorrer do filme.

  • Para quem se interessou pela história do casal Lucille Ball e Desi Arnaz, retratada no oscarizável Apresentando os Ricardos, a Amazon Prime trouxe o documentário Lucy e Desi (2022), dirigido pela Amy Poehler; o serviço também trouxe esta semana um belo filme mexicano pouco visto, o Sem Sinais Particulares (2020), de Fernanda Valadez; mas seus maiores destaques são mesmo a chegada no catálogo de duas obras de Roman Polanski bastante influentes no cinema americano, O Bebê de Rosemary (1968) e Chinatown (1974).

  • Comemorando os 100 anos de nascimento do italiano Pier Paolo Pasolini, a MUBI Brasil trouxe hoje Accattone - Desajuste Social (1961), o primeiro filme do cineasta. Para este mês ainda estão programados O Evangelho Segundo São Mateus (1964) para o dia 14, e Édipo Rei (1967) para o dia 29, além de Pocilga (1969) para 04 de abril. A plataforma ainda trouxe esta semana: uma dobradinha do coreano Hong Sang-Soo, Certo Agora Errado Antes (2015) e Na Praia à Noite Sozinha (2017), e um ótimo documentário nacional, Casa (2019), de Letícia Simões.

  • Em poucos cinemas, uma estreia discreta: Pequena Mamãe, da francesa Céline Sciamma, é um filme muito bonito que misteriosamente não teve grande repercussão nem mesmo na sua estreia em competição no Festival de Berlim do ano passado, considerando ser o novo filme da cineasta que anteriormente tinha feito enorme sucesso com Retrato de uma Jovem em Chamas (2019). De qualquer forma, o filme chega simultaneamente com aluguel/compra pela Apple TV (inclusive em 4k) e é realmente uma obra especial sobre crescimento, perda e luto, na mágica história da menina de 8 anos que faz amizade com sua própria mãe quando esta tinha também 8 anos. Os outros filmes da Sciamma disponíveis nos streamings brasileiros:

Lírios D’água (Naissance des Pieuvres, 2007): Telecine Play

Tomboy (idem, 2011): Telecine Play

Garotas (Bande de Filles, 2014): Reserva Imovision, aluguel no Google Play, aluguel/compra na Apple TV

Retratos de uma Jovem em Chamas (Portrait de la Jeune Fille en Feu, 2019): Telecine Play, NOW, aluguel/compra na Apple TV e Google Play

 

  • Mas o grande lançamento da semana nos cinemas é The Batman, de Matt Reeves. A HBO Max dedicou uma página com tudo disponível do personagem desde o primeiro filme de Tim Burton em 1989, o que inclui uma quantidade enorme de animações e especiais. Como sempre ocorre numa nova encarnação do homem-morcego, o ator escolhido para ser Bruce Wayne vira motivo de discussão e comparação com os anteriores. Robert Pattinson tem ainda o agravante de ter sido marcado pela saga Crepúsculo e, apesar dos cinéfilos já conhecerem o talento do ator, fiquei com a impressão de que há um número muito maior de pessoas que só conhecem o vampiro Edward Cullen. Sendo assim, aqui vai uma lista de filmes disponíveis nos streamings brasileiros em que Pattinson mostra que é um grande ator com uma carreira bastante ousada nas escolhas depois de todo o sucesso alcançado:

Lembranças (Remember Me, 2010): Amazon Prime, Telecine Play, aluguel/compra na Apple TV e Google Play

Cosmópolis (Cosmopolis, 2012): Belas Artes à La Carte, NOW

Mapas Para as Estrelas (Maps to the Stars, 2014): MUBI Brasil, Telecine Play, Looke, aluguel no Google Play e Microsoft, aluguel/compra na Apple TV

The Rover: A Caçada (The Rover, 2014): HBO Max

Life - Um Retrato de James Dean (Life, 2015): Amazon Prime, Looke, NOW, aluguel no Google Play, aluguel/compra na Apple TV

Z: A Cidade Perdida (The Lost City of Z, 2017): Telecine Play, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft

High Life (idem, 2018): aluguel/compra no Google Play, compra na Apple TV e NOW

Sob o Sol do Oeste (Damsel, 2018): aluguel no NOW, aluguel/compra na Apple TV e Google Play

O Farol (The Lighthouse, 2019): Amazon Prime, compra na Apple TV e Google Play

O Diabo de Cada Dia (The Devil All the Time, 2020): Netflix (inclusive em 4k)

(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

Sobre o autor:

Gosta de cinema pra valer desde os 14 anos, já teve videolocadora e agora vê uns filmes nos streamings que mataram seu negócio. Twitter: @helioflores
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cinema em Streaming
Episódio #16: A Mulher Faz o Homem (1939)
Cinema em Streaming
Episódio #84: A Babá (2017)
Cinema em Streaming
Episódio #26: Amanda Knox (2016)