Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Filmes Dirigidos Por Mulheres Cinema em Streaming

 

(Postagem originalmente publicada em 08/03/2022 e atualizada em 17/07/2022, uma vez que filmes entram e saem de streamings sem pedir licença; exclusão, adição e links corrigidos)

 

 

No Dia Internacional da Mulher, é óbvio que uma coluna com dicas de streamings só poderia chamar a atenção para filmes feitos por Elas e que estão disponíveis nos principais serviços de assinatura do país. Tentei trazer o máximo que consegui de relevante, optando apenas por filmes com direção exclusiva de mulheres.


FILMICCA

Embora a FILMICCA não tenha um acervo enorme, a seleção é bastante diferenciada e talvez seja a única das grandes plataformas com assinatura que tem mais filmes de cineastas mulheres do que homens. O próprio menu degustação deste mês de março, que é a disponibilidade gratuita de filmes para que não assinantes conheçam o serviço, é só de filmes de diretoras, como já divulgado aqui na coluna.

A maior das recomendações é obviamente boa parte da filmografia de Chantal Akerman, não encontrada em outras plataformas. Entre eles, o monumental Jeanne Dielman (1975), um dos grandes filmes da história do cinema.

Apesar do link acima listar todos os filmes dirigidos por mulheres disponíveis, aqui vão algumas recomendações para além da Akerman:

As Pequenas Margaridas (Daisies, 1966), Vera Chytilová

O Meu Século 20 (My Twentieth Century, 1989), Ildikó Enyedi

Quando Éramos Bruxas (The Juniper Tree, 1990), Nietzchka Keene

O Piano (The Piano, 1993), Jane Campion

Minha Vida Sem Mim (My Life Without Me, 2003), Isabel Coixet

A Batalha de Solferino (La bataille de Solférino, 2013), Justine Triet

A Bruxa do Amor (The Love Witch, 2016), Anna Biller

Sarah Interpreta um Lobisomem (Sarah Plays a Werewolf, 2017), Katarina Wyss

Verão 1993 (Summer 1993, 2017), Carla Simón

Mamãe, Mamãe, Mamãe (Mamá, Mamá, Mamá, 2020), Sol Berruezo Pichon-Riviére

Meu Primeiro Verão (My First Summer, 2020), Katie Found