(Postagem originalmente publicada em 08/03/2022 e atualizada em 17/07/2022, uma vez que filmes entram e saem de streamings sem pedir licença; exclusão, adição e links corrigidos)
No Dia Internacional da Mulher, é óbvio que uma coluna com dicas de streamings só poderia chamar a atenção para filmes feitos por Elas e que estão disponíveis nos principais serviços de assinatura do país. Tentei trazer o máximo que consegui de relevante, optando apenas por filmes com direção exclusiva de mulheres.
Embora a FILMICCA não tenha um acervo enorme, a seleção é bastante diferenciada e talvez seja a única das grandes plataformas com assinatura que tem mais filmes de cineastas mulheres do que homens. O próprio menu degustação deste mês de março, que é a disponibilidade gratuita de filmes para que não assinantes conheçam o serviço, é só de filmes de diretoras, como já divulgado aqui na coluna.
A maior das recomendações é obviamente boa parte da filmografia de Chantal Akerman, não encontrada em outras plataformas. Entre eles, o monumental Jeanne Dielman (1975), um dos grandes filmes da história do cinema.
Apesar do link acima listar todos os filmes dirigidos por mulheres disponíveis, aqui vão algumas recomendações para além da Akerman:
As Pequenas Margaridas (Daisies, 1966), Vera Chytilová
O Meu Século 20 (My Twentieth Century, 1989), Ildikó Enyedi
Quando Éramos Bruxas (The Juniper Tree, 1990), Nietzchka Keene
O Piano (The Piano, 1993), Jane Campion
Minha Vida Sem Mim (My Life Without Me, 2003), Isabel Coixet
A Batalha de Solferino (La bataille de Solférino, 2013), Justine Triet
A Bruxa do Amor (The Love Witch, 2016), Anna Biller
Sarah Interpreta um Lobisomem (Sarah Plays a Werewolf, 2017), Katarina Wyss
Verão 1993 (Summer 1993, 2017), Carla Simón
Mamãe, Mamãe, Mamãe (Mamá, Mamá, Mamá, 2020), Sol Berruezo Pichon-Riviére
Meu Primeiro Verão (My First Summer, 2020), Katie Found
A MUBI também traz uma seção específica para facilitar a busca por obras de cineastas mulheres. A prioridade não pode deixar de ser para o cinema de Agnès Varda. A francesa sempre foi tida como uma das maiores do cinema, e sua riquíssima carreira ainda tem na plataforma o maior número de filmes disponíveis, com direito a uma seção própria.
Eis aqui algumas outras obras incríveis que chamo a atenção:
Bad Girls Go to Hell (idem, 1965), Doris Wishman
Terminal Island (idem, 1973), Stephanie Rothman
Baxter, Vera Baxter (idem, 1977), Marguerite Duras
Death of the Grandfather or: The Sleep of the Just (La mort du grand-père ou le sommeil du juste, 1978), Jacqueline Veuve
Chocolate (Chocolat, 1988), Claire Denis
Caçadores de Emoção (Point Break, 1991), Kathryn Bigelow
Glória (idem, 1999), Manuela Viegas
O Dia da Transa (Humpday, 2009), Lynn Shelton
Parece Amor (It Felt Like Love, 2013), Eliza Hittman
The Wolfpack (idem, 2015), Crystal Moselle
As Filhas do Fogo (Las Hijas del Fuego, 2018), Albertina Carri
First Cow (idem, 2019), Kelly Reichardt
Knives and Skin (idem, 2019), Jennifer Reeder
Não Haverá Mais Noite (Il n'y aura plus de nuit, 2020), Éléonore Weber
Aloners (Honja saneun saramdeul, 2021), Hong Sung-Eun
Mr. Bachmann and His Class (idem, 2021), Maria Speth
Titane (idem, 2021), Julia Ducourneau
Duas cineastas se destacam no catálogo do Reserva Imovision por terem um maior número de filmes disponíveis: a brasileira Lúcia Murat e a francesa Claire Denis.
A plataforma não tem uma seção para destacar tudo que possui feito por diretoras, mas selecionei alguns destaques:
India Song (idem, 1975), Marguerite Duras
A Maçã (The Apple, 1998), Samira Makhmalbaf
Doutores da Alegria (idem, 2005), Mara Mourão
As Praias de Agnès (Les plages d'Agnès, 2008), Agnès Varda
Attenberg (idem, 2010), Athina Rachel Tsangari
A Árvore (The Tree, 2010), Julie Bertuccelli
A Guerra Está Declarada (La guerre est déclarée, 2011), Valérie Donzelli
Camille Outra Vez (Camille redouble, 2012), Noémie Lvovsky
Libertem Angela Davis (Free Angela and All Political Prisoners, 2012), Shola Lynch
O Sonho de Wadjda (Wadjda, 2012), Haifaa Al-Mansour
Eden (idem, 2014), Mia Hansen-Løve
A Odisseia de Alice (Fidelio, l'odyssée d'Alice, 2014), Lucie Borleteau
Garotas (Bande de filles, 2014), Céline Sciamma
Garota Sombria Caminha Pela Noite (A Girl Walks Home Alone at Night, 2014), Ana Lily Amirpour
Incompreendida (Incompresa, 2014), Asia Argento
Miss Julie (idem, 2014), Liv Ullmann
Sem Deus (Godless, 2016), Ralitza Petrova
Corpo e Alma (On Body and Soul, 2017), Ildikó Enyedi
Eu Não Sou uma Bruxa (I Am Not a Witch, 2017), Rungano Nyoni
Esplendor (Radiance, 2017), Naomi Kawase
Abrir a Voz (Speak Up: Make Your Way, 2017), Amandine Gay
Holiday (idem, 2018), Isabella Eklöf
Não Me Toque (Touch Me Not, 2018), Adina Pintilie
Me Leve Para Algum Lugar Legal (Take Me Somewhere Nice, 2019), Ena Sendijarevic
Varda Por Agnès (Varda par Agnès, 2019), Agnès Varda
Não há na plataforma nenhuma seção específica para diretoras, embora haja algumas coleções para cineastas que têm um maior número de filmes por lá. Passeando pelo catálogo, pude destacar:
India Song (idem, 1975), Marguerite Duras
Entre as Linhas do Jornal (Between the Lines, 1977), Joan Micklin Silver
Uma Cama Para Três (Gazon Maudit, 1994), Josiane Balasko
De Amor e de Sombras (De Amor y de Sombras, 1994), Betty Kaplan
Esperando a Hora (Clockwatchers, 1997), Jill Sprecher
Bicho de Sete Cabeças (idem, 2001), Laís Bodanzky
A Vida Secreta das Palavras (The Secret Life of Words, 2005), Isabel Coixet
Uma Outra Mulher (Ich bin die Andere, 2006), Margarethe von Trotta
De Amor e Trevas (A Tale of Love and Darkness, 2015), Natalie Portman
Um belo verão (La Belle Saison, 2015), Catherine Corsini
A Eterna Desculpa (The Long Excuse, 2016), Miwa Nishikawa
Quando Margot encontra Margot (La Belle et La Belle, 2018), Sophie Fillières
Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia (God Exists, Her Name Is Petrunya, 2019), Teona Strugar Mitevska
Você Merece um Amor (Tu Mérites un Amour, 2019), Hafsia Herzi
Vidas (in)visíveis: Um arsenal de esperança (idem, 2020), Èrica Bernardini
O Telecine fez uma página com filmes em que o protagonismo é das mulheres, seja na frente ou atrás das câmeras, dirigindo ou roteirizando. Como o objetivo aqui é apenas destacar as obras dirigidas por elas, destaquei alguns dos filmes que estão nesta coleção:
Orlando, A Mulher Imortal (Orlando, 1992), Sally Potter
O Piano (The Piano, 1993), Jane Campion
Lírios D’água (Naissance Des Pieuvres, 2007), Céline Sciamma
Tomboy (idem, 2011), Céline Sciamma
Sequestro Relâmpago (idem, 2017), Tata Amaral
O Corpo é Nosso! (idem, 2019), Theresa Jessouroun
Retrato de uma Jovem Em Chamas (Portrait De La Jeune Fille En Feu, 2019), Céline Sciamma
Papicha (idem, 2019), Mounia Meddour
Sibyl (idem, 2019), Justine Triet
Transtorno Explosivo (Systemsprenger, 2019), Nora Fingscheidt
Três Verões (idem, 2019), Sandra Kogut
Alvorada (idem, 2021), Anna Muylaert e Lô Politi
A partir daqui, algumas das plataformas mais utilizadas e que NÃO dão este tipo de destaque, então tive que GARIMPAR.
O que encontrei de interesse, dirigidos por mulheres. Sem nenhuma ordem específica:
Que Horas Ela Volta? (idem, 2015), Anna Muylaert
Mãe Só Há Uma (idem, 2016), Anna Muylaert
A Febre (idem, 2019), Maya Da-Rin
A Cidade Onde Envelheço (idem, 2016), Marília Rocha
Campo Grande (idem, 2015), Sandra Kogut
Califórnia (idem, 2015), Marina Person
Um Dia Com Jerusa (idem, 2020), Viviane Ferreira
Mate-Me Por Favor (idem, 2015), Anita Rocha da Silveira
Laerte-se (idem, 2017), Lygia Barbosa e Eliane Brum
Em Carne Viva (In the Cut, 2003), Jane Campion
Radioactive (idem, 2019), Marjane Satrapi
A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty, 2012), Kathryn Bigelow
Guerra ao Terror (The Hurt Locker, 2008), Kathryn Bigelow
A 13ª Emenda (13th, 2016), Ava DuVernay
XXY (idem, 2007), Lucía Puenzo
Nona: Se Me Molha, Eu os Queimo (Nona. Si me mojan, yo los quemo, 2019), Camila José Donoso
Divinas (Divines, 2016), Houda Benyamina
Mary Shelley (idem, 2017), Haifaa Al-Mansour
Felicidade Por um Fio (Nappily Ever After, 2018), Haifaa Al-Mansour
Atlantique (idem, 2019), Mati Diop
Lazzaro Felice (idem, 2018), Alice Rohrwacher
Tempestade de Areia (Sufat Chol, 2016), Elite Zexer
37 Segundos (37 sekanzu, 2019), Hikari
Mais Uma Chance (Private Life, 2018), Tamara Jenkins
Você Nem Imagina (The Half of It, 2020), Alice Wu
O Fio Invisível (Distancia de rescate, 2021), Claudia Llosa
6 Balões (6 Balloons, 2018), Marja-Lewis Ryan
Outside In (idem, 2017), Lynn Shelton
The Forty-Year-Old Version (idem, 2020), Radha Blank
As Golpistas (Hustlers, 2019), Lorene Scafaria
As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless, 1995), Amy Heckerling
Between the World and Me (idem, 2020), Kamilah Forbes
Bling Ring: A Gangue de Hollywood (Bling Ring, 2013), Sofia Coppola
Boa Sorte (idem, 2014), Carolina Jabor
Bully. Covarde. Vítima. A História de Roy Cohn (Bully. Coward. Victim: The Story of Roy Cohn, 2019), Ivy Meeropol
Docinho da América (American Honey, 2016), Andrea Arnold
Monster: Desejo Assassino (Monster, 2003), Patty Jenkins
Mulheres de Verdade Têm Curvas (Real Women Have Curves, 2002), Patricia Cardoso
O Conto (The Tale, 2018), Jennifer Fox
O Peso do Passado (Destroyer, 2018), Karyn Kusama
O.G. (idem, 2018), Madeleine Sackler
Os Monólogos da Vagina (The Vagina Monologues, 2002), Eve Ensler
Simples Como a Água (Simple as Water, 2021), Megan Mylan
Sobre Susan Sontag (Regarding Susan Sontag, 2014), Nancy D. Kates
Sonata ao Luar: Surdez em Três Movimentos (Moonlight Sonata: Deafness In Three Movements, 2019), Irene Taylor Brodsky
Speed Racer (idem, 2008), Lana e Lilly Wachowski
Suprema (On the Basis of Sex, 2018), Mimi Leder
Transhood: Crescer Transgênero (Transhood, 2020), Sharon Liese
Janes: Mulheres Anônimas (The Janes, 2022), Tia Lessin
Psicopata Americano (American Psycho, 2000), Mary Harron
Meninos Não Choram (Boys Don't Cry, 1999), Kimberly Peirce
À Procura do Amor (Enough Said, 2013), Nicole Holofcener
Garota Infernal (Jennifer's Body, 2009), Karyn Kusama
Julie & Julia (idem, 2009), Nora Ephron
Encontros e Desencontros (Lost in Translation, 2003), Sofia Coppola
Sob o Sol da Toscana (Under the Tuscan Sun, 2003), Audrey Wells
Emma. (idem, 2020), Autumn de Wilde
Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre (Never Rarely Sometimes Always, 2020), Eliza Hittman
Meu Nome é Bagdá (idem, 2020), Caru Alves de Souza
Fresh (idem, 2022), Mimi Cave
O Segredo das Águas (Still the Water, 2014), Naomi Kawase
O Sabor da Vida (Sweet Bean, 2015), Naomi Kawase
O Verão de Sangaile (The Summer of Sangaile, 2015), Alana Kavaite
Um Belo Domingo (Un Beau Dimanche, 2013), Nicole Garcia
Coração e Alma (Réparer les Vivants, 2016), Katell Quillévéré
Mimi, O Metalúrgico (The Seduction of Mimi, 1972), Lina Wertmüller
Adoráveis Mulheres (Little Women, 2019), Greta Gerwig
Pássaros de Liberdade (Birds of Paradise, 2021), Sarah Adina Smith
Sangue de Pelicano (Pelican Blood, 2019), Katrin Gebbe
A Assistente (The Assistent, 2019), Kitty Green
O Baile das Loucas (Le Bal des Folles, 2021), Mélanie Laurent
A Mansão (The Manor, 2021), Axelle Carolyn
Uma Noite em Miami… (One Night in Miami, 2020), Regina King
Time (idem, 2020), Garrett Bradley
O Charlatão (Charlatan, 2020), Agnieszka Holland
Sem Sinais Particulares (Sin Señas Particulares, 2020), Fernanda Valadez
Cézanne e Eu (Cézanne et Moi, 2016), Danièle Thompson
As Golpistas (Hustlers, 2019), Lorene Scafaria
Psicopata Americano (American Psycho, 2000), Mary Harron
Um Lindo Dia na Vizinhança (A Beautiful Day in the Neighborhood, 2019), Marielle Heller
Rogue (idem, 2020), M.J. Bassett
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