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Filmes Dirigidos Por Mulheres Cinema em Streaming

 

(Postagem originalmente publicada em 08/03/2022 e atualizada em 17/07/2022, uma vez que filmes entram e saem de streamings sem pedir licença; exclusão, adição e links corrigidos)

 

 

No Dia Internacional da Mulher, é óbvio que uma coluna com dicas de streamings só poderia chamar a atenção para filmes feitos por Elas e que estão disponíveis nos principais serviços de assinatura do país. Tentei trazer o máximo que consegui de relevante, optando apenas por filmes com direção exclusiva de mulheres.


FILMICCA

Embora a FILMICCA não tenha um acervo enorme, a seleção é bastante diferenciada e talvez seja a única das grandes plataformas com assinatura que tem mais filmes de cineastas mulheres do que homens. O próprio menu degustação deste mês de março, que é a disponibilidade gratuita de filmes para que não assinantes conheçam o serviço, é só de filmes de diretoras, como já divulgado aqui na coluna.

A maior das recomendações é obviamente boa parte da filmografia de Chantal Akerman, não encontrada em outras plataformas. Entre eles, o monumental Jeanne Dielman (1975), um dos grandes filmes da história do cinema.

Apesar do link acima listar todos os filmes dirigidos por mulheres disponíveis, aqui vão algumas recomendações para além da Akerman:

As Pequenas Margaridas (Daisies, 1966), Vera Chytilová

O Meu Século 20 (My Twentieth Century, 1989), Ildikó Enyedi

Quando Éramos Bruxas (The Juniper Tree, 1990), Nietzchka Keene

O Piano (The Piano, 1993), Jane Campion

Minha Vida Sem Mim (My Life Without Me, 2003), Isabel Coixet

A Batalha de Solferino (La bataille de Solférino, 2013), Justine Triet

A Bruxa do Amor (The Love Witch, 2016), Anna Biller

Sarah Interpreta um Lobisomem (Sarah Plays a Werewolf, 2017), Katarina Wyss

Verão 1993 (Summer 1993, 2017), Carla Simón

Mamãe, Mamãe, Mamãe (Mamá, Mamá, Mamá, 2020), Sol Berruezo Pichon-Riviére

Meu Primeiro Verão (My First Summer, 2020), Katie Found

 

MUBI Brasil

A MUBI também traz uma seção específica para facilitar a busca por obras de cineastas mulheres. A prioridade não pode deixar de ser para o cinema de Agnès Varda. A francesa sempre foi tida como uma das maiores do cinema, e sua riquíssima carreira ainda tem na plataforma o maior número de filmes disponíveis, com direito a uma seção própria.

Eis aqui algumas outras obras incríveis que chamo a atenção:

Bad Girls Go to Hell (idem, 1965), Doris Wishman

Terminal Island (idem, 1973), Stephanie Rothman

Baxter, Vera Baxter (idem, 1977), Marguerite Duras

Death of the Grandfather or: The Sleep of the Just (La mort du grand-père ou le sommeil du juste, 1978), Jacqueline Veuve

Chocolate (Chocolat, 1988), Claire Denis

Caçadores de Emoção (Point Break, 1991), Kathryn Bigelow

Glória (idem, 1999), Manuela Viegas

O Dia da Transa (Humpday, 2009), Lynn Shelton

Parece Amor (It Felt Like Love, 2013), Eliza Hittman

The Wolfpack (idem, 2015), Crystal Moselle

As Filhas do Fogo (Las Hijas del Fuego, 2018), Albertina Carri

First Cow (idem, 2019), Kelly Reichardt

Knives and Skin (idem, 2019), Jennifer Reeder

Não Haverá Mais Noite (Il n'y aura plus de nuit, 2020), Éléonore Weber

Aloners (Honja saneun saramdeul, 2021), Hong Sung-Eun

Mr. Bachmann and His Class (idem, 2021), Maria Speth

Titane (idem, 2021), Julia Ducourneau


Reserva Imovision

Duas cineastas se destacam no catálogo do Reserva Imovision por terem um maior número de filmes disponíveis: a brasileira Lúcia Murat e a francesa Claire Denis.

A plataforma não tem uma seção para destacar tudo que possui feito por diretoras, mas selecionei alguns destaques:

India Song (idem, 1975), Marguerite Duras

A Maçã (The Apple, 1998), Samira Makhmalbaf

Doutores da Alegria (idem, 2005), Mara Mourão

As Praias de Agnès (Les plages d'Agnès, 2008), Agnès Varda

Attenberg (idem, 2010), Athina Rachel Tsangari

A Árvore (The Tree, 2010), Julie Bertuccelli

A Guerra Está Declarada (La guerre est déclarée, 2011), Valérie Donzelli

Camille Outra Vez (Camille redouble, 2012), Noémie Lvovsky

Libertem Angela Davis (Free Angela and All Political Prisoners, 2012), Shola Lynch

O Sonho de Wadjda (Wadjda, 2012), Haifaa Al-Mansour

Eden (idem, 2014), Mia Hansen-Løve

A Odisseia de Alice (Fidelio, l'odyssée d'Alice, 2014), Lucie Borleteau

Garotas (Bande de filles, 2014), Céline Sciamma

Garota Sombria Caminha Pela Noite (A Girl Walks Home Alone at Night, 2014), Ana Lily Amirpour

Incompreendida (Incompresa, 2014), Asia Argento

Miss Julie (idem, 2014), Liv Ullmann

Sem Deus (Godless, 2016), Ralitza Petrova

Corpo e Alma (On Body and Soul, 2017), Ildikó Enyedi

Eu Não Sou uma Bruxa (I Am Not a Witch, 2017), Rungano Nyoni

Esplendor (Radiance, 2017), Naomi Kawase

Abrir a Voz (Speak Up: Make Your Way, 2017), Amandine Gay

Holiday (idem, 2018), Isabella Eklöf

Não Me Toque (Touch Me Not, 2018), Adina Pintilie

Me Leve Para Algum Lugar Legal (Take Me Somewhere Nice, 2019), Ena Sendijarevic

Varda Por Agnès (Varda par Agnès, 2019), Agnès Varda

 


Belas Artes à La Carte

Não há na plataforma nenhuma seção específica para diretoras, embora haja algumas coleções para cineastas que têm um maior número de filmes por lá. Passeando pelo catálogo, pude destacar:

India Song (idem, 1975), Marguerite Duras

Entre as Linhas do Jornal (Between the Lines, 1977), Joan Micklin Silver

Uma Cama Para Três (Gazon Maudit, 1994), Josiane Balasko

De Amor e de Sombras (De Amor y de Sombras, 1994), Betty Kaplan

Esperando a Hora (Clockwatchers, 1997), Jill Sprecher

Bicho de Sete Cabeças (idem, 2001), Laís Bodanzky

A Vida Secreta das Palavras (The Secret Life of Words, 2005), Isabel Coixet

Uma Outra Mulher (Ich bin die Andere, 2006), Margarethe von Trotta

De Amor e Trevas (A Tale of Love and Darkness, 2015), Natalie Portman

Um belo verão (La Belle Saison, 2015), Catherine Corsini

A Eterna Desculpa (The Long Excuse, 2016), Miwa Nishikawa

Quando Margot encontra Margot (La Belle et La Belle, 2018), Sophie Fillières

Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia (God Exists, Her Name Is Petrunya, 2019), Teona Strugar Mitevska

Você Merece um Amor (Tu Mérites un Amour, 2019), Hafsia Herzi

Vidas (in)visíveis: Um arsenal de esperança (idem, 2020), Èrica Bernardini


Telecine Play

O Telecine fez uma página com filmes em que o protagonismo é das mulheres, seja na frente ou atrás das câmeras, dirigindo ou roteirizando. Como o objetivo aqui é apenas destacar as obras dirigidas por elas, destaquei alguns dos filmes que estão nesta coleção:

Orlando, A Mulher Imortal (Orlando, 1992), Sally Potter

O Piano (The Piano, 1993), Jane Campion

Lírios D’água (Naissance Des Pieuvres, 2007), Céline Sciamma

Tomboy (idem, 2011), Céline Sciamma

Sequestro Relâmpago (idem, 2017), Tata Amaral

O Corpo é Nosso! (idem, 2019), Theresa Jessouroun

Retrato de uma Jovem Em Chamas (Portrait De La Jeune Fille En Feu, 2019), Céline Sciamma

Papicha (idem, 2019), Mounia Meddour

Sibyl (idem, 2019), Justine Triet

Transtorno Explosivo (Systemsprenger, 2019), Nora Fingscheidt

Três Verões (idem, 2019), Sandra Kogut

Alvorada (idem, 2021), Anna Muylaert e Lô Politi

 

A partir daqui, algumas das plataformas mais utilizadas e que NÃO dão este tipo de destaque, então tive que GARIMPAR.

O que encontrei de interesse, dirigidos por mulheres. Sem nenhuma ordem específica:


Netflix

Que Horas Ela Volta? (idem, 2015), Anna Muylaert

Mãe Só Há Uma (idem, 2016), Anna Muylaert

A Febre (idem, 2019), Maya Da-Rin

A Cidade Onde Envelheço (idem, 2016), Marília Rocha

Campo Grande (idem, 2015), Sandra Kogut

Califórnia (idem, 2015), Marina Person

Um Dia Com Jerusa (idem, 2020), Viviane Ferreira

Mate-Me Por Favor (idem, 2015), Anita Rocha da Silveira

Laerte-se (idem, 2017), Lygia Barbosa e Eliane Brum

Em Carne Viva (In the Cut, 2003), Jane Campion

Radioactive (idem, 2019), Marjane Satrapi

A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty, 2012), Kathryn Bigelow

Guerra ao Terror (The Hurt Locker, 2008), Kathryn Bigelow

A 13ª Emenda (13th, 2016), Ava DuVernay

XXY (idem, 2007), Lucía Puenzo

Nona: Se Me Molha, Eu os Queimo (Nona. Si me mojan, yo los quemo, 2019), Camila José Donoso

Divinas (Divines, 2016), Houda Benyamina

Mary Shelley (idem, 2017), Haifaa Al-Mansour

Felicidade Por um Fio (Nappily Ever After, 2018), Haifaa Al-Mansour

Atlantique (idem, 2019), Mati Diop

Lazzaro Felice (idem, 2018), Alice Rohrwacher

Tempestade de Areia (Sufat Chol, 2016), Elite Zexer

37 Segundos (37 sekanzu, 2019), Hikari

Mais Uma Chance (Private Life, 2018), Tamara Jenkins

Você Nem Imagina (The Half of It, 2020), Alice Wu

O Fio Invisível (Distancia de rescate, 2021), Claudia Llosa

6 Balões (6 Balloons, 2018), Marja-Lewis Ryan

Outside In (idem, 2017), Lynn Shelton

The Forty-Year-Old Version (idem, 2020), Radha Blank


HBO Max

As Golpistas (Hustlers, 2019), Lorene Scafaria

As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless, 1995), Amy Heckerling

Between the World and Me (idem, 2020), Kamilah Forbes

Bling Ring: A Gangue de Hollywood (Bling Ring, 2013), Sofia Coppola

Boa Sorte (idem, 2014), Carolina Jabor

Bully. Covarde. Vítima. A História de Roy Cohn (Bully. Coward. Victim: The Story of Roy Cohn, 2019), Ivy Meeropol

Docinho da América (American Honey, 2016), Andrea Arnold

Monster: Desejo Assassino (Monster, 2003), Patty Jenkins

Mulheres de Verdade Têm Curvas (Real Women Have Curves, 2002), Patricia Cardoso

O Conto (The Tale, 2018), Jennifer Fox

O Peso do Passado (Destroyer, 2018), Karyn Kusama

O.G. (idem, 2018), Madeleine Sackler

Os Monólogos da Vagina (The Vagina Monologues, 2002), Eve Ensler

Simples Como a Água (Simple as Water, 2021), Megan Mylan

Sobre Susan Sontag (Regarding Susan Sontag, 2014), Nancy D. Kates

Sonata ao Luar: Surdez em Três Movimentos (Moonlight Sonata: Deafness In Three Movements, 2019), Irene Taylor Brodsky

Speed Racer (idem, 2008), Lana e Lilly Wachowski

Suprema (On the Basis of Sex, 2018), Mimi Leder

Transhood: Crescer Transgênero (Transhood, 2020), Sharon Liese

Janes: Mulheres Anônimas (The Janes, 2022), Tia Lessin


Star Plus

Psicopata Americano (American Psycho, 2000), Mary Harron

Meninos Não Choram (Boys Don't Cry, 1999), Kimberly Peirce

À Procura do Amor (Enough Said, 2013), Nicole Holofcener

Garota Infernal (Jennifer's Body, 2009), Karyn Kusama

Julie & Julia (idem, 2009), Nora Ephron

Encontros e Desencontros (Lost in Translation, 2003), Sofia Coppola

Sob o Sol da Toscana (Under the Tuscan Sun, 2003), Audrey Wells

Emma. (idem, 2020), Autumn de Wilde

Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre (Never Rarely Sometimes Always, 2020), Eliza Hittman

Meu Nome é Bagdá (idem, 2020), Caru Alves de Souza

Fresh (idem, 2022), Mimi Cave


Amazon Prime

O Segredo das Águas (Still the Water, 2014), Naomi Kawase

O Sabor da Vida (Sweet Bean, 2015), Naomi Kawase

O Verão de Sangaile (The Summer of Sangaile, 2015), Alana Kavaite

Um Belo Domingo (Un Beau Dimanche, 2013), Nicole Garcia

Coração e Alma (Réparer les Vivants, 2016), Katell Quillévéré

Mimi, O Metalúrgico (The Seduction of Mimi, 1972), Lina Wertmüller

Adoráveis Mulheres (Little Women, 2019), Greta Gerwig

Pássaros de Liberdade (Birds of Paradise, 2021), Sarah Adina Smith

Sangue de Pelicano (Pelican Blood, 2019), Katrin Gebbe

A Assistente (The Assistent, 2019), Kitty Green

O Baile das Loucas (Le Bal des Folles, 2021), Mélanie Laurent

A Mansão (The Manor, 2021), Axelle Carolyn

Uma Noite em Miami… (One Night in Miami, 2020), Regina King

Time (idem, 2020), Garrett Bradley

O Charlatão (Charlatan, 2020), Agnieszka Holland

Sem Sinais Particulares (Sin Señas Particulares, 2020), Fernanda Valadez

Cézanne e Eu (Cézanne et Moi, 2016), Danièle Thompson

As Golpistas (Hustlers, 2019), Lorene Scafaria

Psicopata Americano (American Psycho, 2000), Mary Harron

Um Lindo Dia na Vizinhança (A Beautiful Day in the Neighborhood, 2019), Marielle Heller

Rogue (idem, 2020), M.J. Bassett

 

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Sobre o autor:

Gosta de cinema pra valer desde os 14 anos, já teve videolocadora e agora vê uns filmes nos streamings que mataram seu negócio. Twitter: @helioflores
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