Vamos a dicas nos streamings de mais duas categorias de prêmios da Academia, com alguns comentários. Lembrando que o ano do Oscar sempre me refiro ao de produção dos filmes e não da cerimônia (que é sempre no início do ano seguinte).
Posts anteriores:
– Melhor Documentário e Animação
Os indicados ao Oscar 2021 de Melhor Roteiro Adaptado são:
No Ritmo do Coração (CODA): Amazon Prime (inclusive em 4k), aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play
Drive My Car (idem): a partir de 01/04 na MUBI Brasil
Duna (Dune): HBO Max, aluguel/compra na Apple TV, compra no Google Play e Microsoft (em todos inclusive em 4k)
A Filha Perdida (The Lost Daughter): Netflix
Ataque dos Cães (The Power of The Dog): Netflix (inclusive em 4k)
Os indicados ao Oscar 2021 de Melhor Roteiro Original são:
Belfast (idem): ainda não disponível
Não Olhe Para Cima (Don’t Look Up, 2021): Netflix (inclusive em 4k)
King Richard: Criando Campeãs (King Richard): HBO Max (inclusive em 4k)
Licorice Pizza (idem): ainda não disponível
A Pior Pessoa do Mundo (The Worst Person in the World): ainda não disponível
Para o bem ou para o mal, o Roteiro talvez seja a peça mais importante de um filme no que diz respeito a um prêmio como o Oscar. Claro que a figura do Diretor está acima de todas, e óbvio que os atores na frente da câmera muitas vezes são os principais responsáveis para que alguém decida ver um filme, pra início de conversa. Mas as bases da obra precisam estar fundamentadas numa história “bem contada”; uma narrativa que seja “interessante”; personagens com alguma psicologia, conflitos e percursos que “prendam a atenção”, com resoluções que sejam no mínimo satisfatórias - e se inesperadas, tanto melhor. As aspas aqui são usadas pois muitas vezes tudo isso diz respeito aos diversos aspectos da linguagem cinematográfica que já comentamos nas outras postagens, mesmo que o espectador não perceba: a atenção talvez seja pelo ritmo da montagem, o interesse pode ser por aspectos visuais diversos, as emoções despertadas podem ter sido suscitadas pelo uso adequado da trilha sonora, etc. Mas, via de regra, e isso vale para os membros da Academia, o Roteiro parece ser o centro para onde todos os outros aspectos orbitariam.
Uma grande prova disso é a relação inquestionável entre o Oscar de Melhor Filme e a indicação numa categoria de Melhor Roteiro: a última vez que o prêmio principal ficou com um filme sem indicação na categoria foi Titanic (1997), que desde o início foi tomado como superlativo em praticamente tudo, exceto na história de amor contada; antes do filme de James Cameron? A Noviça Rebelde, em 1965; e antes disso? Hamlet, em 1948. Estes três são os únicos vencedores de Melhor Filme sem terem seus roteiristas indicados, não considerando os primeiros anos do Oscar, quando tudo ainda estava em experimentação, inclusive número de indicados e a definição de categorias. No caso dos roteiros, como os estúdios de Hollywood trabalhavam com um primeiro tratamento da “Estória” (linhas gerais da trama e personagens, por exemplo, mas quase nunca diálogos), até 1956 a Academia ainda tinha uma categoria para esse tipo de trabalho e só no ano seguinte que se estabeleceram duas categorias que, apesar de mudanças de nomes, são como as conhecemos hoje, Roteiro Adaptado e Roteiro Original.
A diferença é bem simples, mas um caso ou outro pode gerar confusão: o Roteiro Adaptado é todo aquele que se baseia num material publicado anteriormente, enquanto o Roteiro Original não pode ter base alguma em material anteriormente publicado, e isso inclui os personagens. Venus, Serena e o pai delas são pessoas reais, mas o roteiro escrito sobre suas vidas em King Richard é original, assim como o roteiro vencedor de Spotlight (2015), que é sobre uma premiada investigação jornalística que denunciou casos de pedofilia na Igreja Católica, mas o trabalho dos roteiristas consistiu em criar a investigação (e personagens) a partir dos fatos disponíveis. Já no caso de Toy Story 3 (2010) e Antes da Meia-Noite (2013), embora tenham histórias originais criadas para os filmes em questão, concorreram como Roteiro Adaptado, pois partem de personagens já existentes em obras anteriores (em ambos os casos filmes, mas poderiam ser de quadrinhos, peças teatrais, etc).
Há obviamente um prestígio específico de cada categoria que, embora não pareça haver qualquer tipo de rivalidade (salvo algumas exceções, grandes roteiristas podem ser vistos adaptando materiais ou sendo “originais”), podem ser constatadas no histórico da premiação e nas estatísticas. O cinema por muito tempo foi tomado como uma arte menor, ou no mínimo subalterna a outras, então sempre foi bastante comum que muitos filmes fossem tratados com mais importância pelo fato de estar adaptando alguma obra literária ou teatral de renome. No caso de Hollywood, então, há ainda a grande fase dos Musicais, em sua maioria adaptações que os americanos já conheciam da Broadway e ansiavam por assistir nas telas de cinema. Isso se traduz nos números: 41 vencedores do Oscar de Melhor Filme também venceram o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, enquanto apenas 18 foram vencedores do Oscar de Melhor Roteiro Original.
O Roteiro Original, por sua vez, parece se associar com alguma autoria particular da obra em que roteirista e diretor muitas vezes são a mesma pessoa. Quentin Tarantino e Paul Thomas Anderson são dois dos maiores exemplos que se pode dar recentemente (embora ambos já tenham também adaptado material de terceiros), e tudo indica que Jordan Peele segue o mesmo caminho de prestígio, já tendo escrito e dirigido dois filmes de horror após se tornar o primeiro e único negro a vencer a categoria por Corra! (2017) na sua estreia como cineasta - foi também o primeiro filme do gênero a vencer este Oscar. Mas Woody Allen segue imbatível: são 16 indicações, maior número de qualquer roteirista, com três vitórias, todas por roteiros originais.
O termo “original” também muitas vezes é levado ao pé da letra, e são reconhecidos filmes que se destacam pela trama inusitada, reviravoltas, narrativas inesperadas. Por mais que haja vencedores com histórias mais convencionais, como Gandhi (1982), Gênio Indomável (1997), Crash (2005), O Discurso do Rei (2010) e o próprio Spotlight, o prêmio muitas vezes parece servir de “consolação” para obras com alguma ousadia e que tradicionalmente não parecem se adequar ao perfil da Academia, ou que esta preferiu se entusiasmar premiando outros filmes em excesso: Chinatown (1974), Um Dia de Cão (1975), Pulp Fiction (1994), Encontros e Desencontros (2003), e o próprio Corra!. Às vezes, o “conceito” parece ser suficiente, como Os Suspeitos (1995) e Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004). E às vezes a originalidade surpreende e é recompensada com mais, como Parasita (2019). A categoria serve tão mais ao reconhecimento de filmes sem o perfil de “qualidade” para as categorias principais que apenas ano passado, no Oscar 2020, pela primeira vez na história, todos os indicados a Melhor Roteiro Original (Judas e o Messias Negro, Minari, O Som do Silêncio, Os 7 de Chicago e o vencedor Bela Vingança) também concorreram a Melhor Filme.
Juntando as duas categorias, apesar do roteiro ser tão importante para a definição de qualidade de uma obra em geral no Oscar, é interessante notar que neste século, este ano é a primeira vez que os dez indicados a Roteiro, Original e Adaptado, foram indicados em outras categorias. Mas foi por pouco: se A Pior Pessoa do Mundo não tivesse indicação de Melhor Filme Internacional, a estatística permaneceria, e até podemos dizer que ela segue em relação às demais categorias, já que esta outra indicação do filme norueguês é restrita às obras que representam seus países de língua não inglesa. A maior parte dos filmes com a solitária indicação pelo roteiro está obviamente na categoria de Original: nos últimos 20 anos, foram 20 contra 13 indicados a Roteiro Adaptado.
E já que falamos em língua não-inglesa, é também na categoria de Roteiro Original onde há os maiores reconhecimentos: se considerarmos Minari que na maior parte é falado em coreano, são quatro anos seguidos de filmes de língua estrangeira concorrendo na categoria (com a vitória de Parasita), e uma rara ocasião em que coincide ter no mesmo ano uma indicação de roteiro estrangeiro também na categoria de Adaptado: a última vez que isso ocorreu foi no Oscar 2003, com As Invasões Bárbaras e Cidade de Deus. A diferença estatística é tão grande que todos os roteiros em língua não inglesa que venceram o Oscar foram na categoria de Roteiro Original: o suiço Marie-Louise (1944), o francês O Balão Vermelho (1956) - único curta-metragem a ganhar um Oscar fora da categoria do formato, feito mais incrível por ser um filme quase sem diálogos -, o italiano Divórcio à Italiana (1961), o francês Um Homem, Uma Mulher (1966), o espanhol Fale Com Ela (2002) e o coreano Parasita (2019). O cineasta italiano Federico Fellini tem a duvidosa honra de ter 8 roteiros em sua língua indicados ao Oscar (6 em Original, 2 em Adaptado), sem ter vencido por nenhum. O sueco Ingmar Bergman vem em seguida, com 5 roteiros indicados (4 em Original, 1 em Adaptado), sem vitória.
Vencedores do Oscar de Roteiro Adaptado que destaco e estão disponíveis nos streamings do Brasil:
Aconteceu Naquela Noite (It Happened One Night, 1934): HBO Max, Oi Play, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play
Pigmalião (Pygmalion, 1938): Oldflix
… E o Vento Levou (Gone With the Wind, 1939): HBO Max, Oldflix, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Núpcias de Escândalo (The Philadelphia Story, 1940): Belas Artes à La Carte, aluguel/compra na Apple TV
Casablanca (idem, 1942): HBO Max, Oldflix, NOW, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Farrapo Humano (The Lost Weekend, 1945): Belas Artes à La Carte, Oldflix
O Tesouro de Sierra Madre (The Treasure of the Sierra Madre, 1948): HBO Max, Oldflix, aluguel/compra na Apple TV
Um Lugar ao Sol (A Place in the Sun, 1951): aluguel/compra na Microsoft
A Um Passo da Eternidade (From Here to Eternity, 1953): aluguel/compra na Apple TV e Microsoft
A Ponte do Rio Kwai (The Bridge on the River Kwai, 1957): HBO Max, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k)
Gigi (idem, 1958): NOW, aluguel/compra na Apple TV
Julgamento em Nuremberg (Judgment at Nuremberg, 1961): Oldflix
Becket, o Favorito do Rei (Becket, 1964): Looke, NetMovies
Doutor Jivago (Doctor Zhivago, 1965): HBO Max, Oldflix, aluguel/compra na Google Play e Microsoft
O Homem Que Não Vendeu Sua Alma (A Man For All Seasons, 1966): aluguel na Apple TV e Google Play
No Calor da Noite (In The Heat Of The Night, 1967): MGM, aluguel na Amazon Prime
Perdidos na Noite (Midnight Cowboy, 1969): aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV
M.A.S.H. (M*A*S*H, 1970): Star Plus
Operação França (The French Connection, 1971): Star Plus
O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972): HBO Max, Oldflix, NOW, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft
O Exorcista (The Exorcist, 1973): HBO Max, aluguel/compra na Apple TV
O Poderoso Chefão II (The Godfather: Part II, 1974): HBO Max, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft
Todos os Homens do Presidente (All the President’s Men, 1976): HBO Max, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Google Play
O Expresso da Meia-Noite (Midnight Express, 1978): aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Laços de Ternura (Terms of Endearment, 1983): aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft
Ligações Perigosas (Dangerous Liaisons, 1988): HBO Max, Oldflix, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV
O Silêncio dos Inocentes (The Silence Of The Lambs, 1991): MGM ou aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play (inclusive em 4k)
Retorno a Howard’s End (Howard’s End, 1992): Belas Artes à La Carte
Razão e Sensibilidade (Sense and Sensibility, 1995): Netflix (inclusive em 4k), aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft
Los Angeles: Cidade Proibida (L.A. Confidential, 1997): Amazon Prime, Telecine Play, Globplay
O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain, 2005): Star Plus
Onde Os Fracos Não Têm Vez (No Country For Old Men, 2007): Telecine Play, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
A Rede Social (The Social Network, 2010): NOW, Paramount+, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft
A Grande Aposta (The Big Short, 2015): Netflix, HBO Max, Amazon Prime, Globoplay, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Me Chame Pelo Seu Nome (Call Me By Your Name, 2017): Netflix, Paramount+ ou aluguel na Amazon Prime, Telecine Play, Globoplay, Oi Play, Starzplay, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Infiltrado na Klan (BlacKkKlansman, 2018): Telecine Play, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Vencedores do Oscar de Roteiro Original que destaco e estão disponíveis nos streamings do Brasil:
Nasce uma Estrela (A Star is Born, 1937): Telecine Play, Oi Play
A Mulher Faz o Homem (Mr. Smith Goes To Washington, 1939): aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play
Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941): HBO Max, Belas Artes à La Carte, aluguel na Amazon Prime (inclusive em 4k), aluguel/compra no Google Play (inclusive em 4k) e Microsoft
Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, 1950): Telecine Play, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft
Sinfonia de Paris (An American in Paris, 1951): HBO Max, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Sindicato de Ladrões (On the Waterfront, 1954): aluguel/compra na Apple TV e Microsoft
Confidências à Meia-Noite (Pillow Talk, 1959): aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Se Meu Apartamento Falasse (The Apartment, 1960): Telecine Play, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV
Clamor do Sexo (Splendor in the Grass, 1961): aluguel na Amazon Prime (apenas em SD) e aluguel/compra na Apple TV (apenas em SD)
Adivinhe Quem Vem Para Jantar (Guess Who's Coming To Dinner, 1967): aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid, 1969): Star Plus
Patton, Rebelde ou Herói? (Patton, 1970): Star Plus (inclusive em 4k)
Golpe de Mestre (The Sting, 1973): NOW, aluguel/compra na Apple TV
Chinatown (idem, 1974): Amazon Prime, Telecine Play, Oi Play, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k), Google Play e Microsoft
Um Dia de Cão (Dog Day Afternoon, 1975): HBO Max, Globoplay, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Rede de Intrigas (Network, 1976): aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall, 1977): Oldflix, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Feitiço da Lua (Moonstruck, 1987): MGM ou aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV
Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society, 1989): Star Plus
Ghost - Do Outro Lado da Vida (Ghost, 1990): Telecine Play, Oi Play, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k), Google Play e Microsoft
Thelma & Louise (idem, 1991): MGM ou aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV
Traídos Pelo Desejo (The Crying Game, 1992): Belas Artes à La Carte (apenas até 31/03)
O Piano (The Piano, 1993): Telecine Play, FILMICCA
Pulp Fiction: Tempo de Violência (Pulp Fiction, 1994): HBO Max, Paramount+ ou aluguel na Amazon Prime, Telecine Play, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Os Suspeitos (The Usual Suspects, 1995): aluguel/compra na Microsoft
Fargo - Uma Comédia de Erros (Fargo, 1996): Telecine Play, MGM ou aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra no Google Play (inclusive em 4k)
Gênio Indomável (Good Will Hunting, 1997): HBO Max, Telecine Play, aluguel/compra no Google Play e Microsoft
Beleza Americana (American Beauty, 1999): HBO Max, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Assassinato em Gosford Park (Gosford Park, 2001): MUBI Brasil
Fale Com Ela (Hable Con Ella, 2002): MUBI Brasil, Netflix, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Encontros e Desencontros (Lost in Translation, 2003): Star Plus, Paramount+, Telecine Play, Oi Play, aluguel/compra na Apple TV
Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004): HBO Max, Star Plus, Globoplay, aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Milk: A Voz da Igualdade (Milk, 2008): Star Plus, Telecine Play, Globoplay, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Guerra ao Terror (The Hurt Locker, 2008): Netflix, NOW, aluguel/compra na Apple TV
Manchester à Beira-Mar (Manchester by the Sea, 2016): Star Plus, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Corra! (Get Out, 2017): aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Parasita (Parasite, 2019): Telecine Play, NOW, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play
(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)