Vamos a dicas nos streamings das últimas duas categorias de prêmios da Academia, com alguns comentários. Lembrando que o ano do Oscar sempre me refiro ao de produção dos filmes e não da cerimônia (que é sempre no início do ano seguinte).
Posts anteriores:
– Melhor Documentário e Animação
– Melhor Roteiro Adaptado e Roteiro Original
– Melhor Ator e Atriz Coadjuvantes
Os indicados ao Oscar 2021 de Melhor Direção são:
Kenneth Branagh, Belfast (idem): ainda não disponível
Jane Campion, Ataque dos Cães (The Power of the Dog): Netflix (inclusive em 4k)
Ryûsuke Hamaguchi, Drive My Car (idem): a partir de 01/04 na MUBI Brasil
Steven Spielberg, Amor, Sublime Amor (West Side Story): Disney Plus (inclusive em 4k)
Paul Thomas Anderson, Licorice Pizza (idem): ainda não disponível
Os indicados ao Oscar 2021 de Melhor Filme são:
Belfast (idem): ainda não disponível
No Ritmo do Coração (CODA): Amazon Prime (inclusive em 4k), aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play
Não Olhe Para Cima (Don’t Look Up, 2021): Netflix (inclusive em 4k)
Drive My Car (idem): a partir de 01/04 na MUBI Brasil
Duna (Dune): HBO Max, aluguel/compra na Apple TV, compra no Google Play e Microsoft (em todos inclusive em 4k)
King Richard: Criando Campeãs (King Richard): HBO Max (inclusive em 4k)
Licorice Pizza (idem): ainda não disponível
O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley): Disponível no Star Plus a partir de 16/03
Ataque dos Cães (The Power of The Dog): Netflix (inclusive em 4k)
Amor, Sublime Amor (West Side Story): Disney Plus (inclusive em 4k)
Na abertura da cerimônia do Oscar 1991, o comediante Billy Crystal, em seu habitual número musical que apresenta os indicados a Melhor Filme, alfinetou a Academia quando cantou sobre O Príncipe das Marés, um dos principais filmes do ano e que não teve sua diretora, Barbra Streisand, entre os indicados a Melhor Direção: “Seven nominations on the shelf… did this film directed itself?”
Tão rotineiro quanto a introdução musical de Crystal, que foi o apresentador de boa parte das cerimônias da década de 90, seria um comentário afiado seu sobre algum indicado a Melhor Filme não ter um diretor a disposição, pois se a figura do cineasta é indissociável das qualidades de um filme, como uma obra pode ser indicada como melhor e o seu diretor não? E ainda assim, sempre foi uma raridade que ambas as categorias coincidissem: de 1944 a 2008, período que o Oscar de Melhor Filme foi disputado por apenas 5 indicados, foram apenas cinco vezes que todos os diretores também foram indicados; Crystal teria que voltar a 1981 para não questionar as indicações ou esperar até 2005 para que sua queixa fosse ouvida. Como a partir de 2010 a categoria principal passou a ter até 10 filmes, agora é comum uma correspondência, embora por três anos isso não ocorreu, com Bennett Miller (Foxcatcher, 2014), Pawel Pawlikowski (Guerra Fria, 2018) e Thomas Vinterberg (Druk, 2020) não tendo seus filmes indicados como Melhor Filme, apesar de serem reconhecidos em Melhor Direção.
A vitória de ambos os prêmios pelo mesmo filme também é algo que acontece com tanta frequência que é visto pela maior parte das pessoas como algo natural. Se é o melhor filme, obviamente tem o melhor diretor. Mas nem sempre foi assim: é curioso notar como, até 1966, há um número considerável de cineastas que ganharam 2, e até mais, Oscars de Direção. Foi o ano em que Fred Zinnemann ganhou por O Homem Que Não Vendeu Sua Alma, após ter vencido uma vez, por A Um Passo da Eternidade (1953). Até ali, na 39ª edição do Oscar, John Ford já tinha vencido 4 vezes, o que permanece o recorde da categoria, seguido por Frank Capra e William Wyler, com 3 prêmios cada, e Zinnemann se juntava a outros nove cineastas que venceram 2 vezes. São 13 cineastas totalizando 30 anos/prêmios de Direção. Ou seja, nos primeiros 39 anos, apenas 9 diretores venceram uma única vez. Isso muda drasticamente a partir de 1967, quando um novo diretor ganha o Oscar a cada ano. Foi preciso acrescentar 17 novos cineastas à lista de vencedores para que um deles vencesse novamente, Milos Forman, após ganhar por Um Estranho no Ninho (1975), volta com Amadeus (1984). Steven Spielberg ganharia duas vezes nos anos 90 (A Lista de Schindler e O Resgate do Soldado Ryan), e Clint Eastwood acrescentaria mais um nos anos 2000 (Menina de Ouro, após Os Imperdoáveis em 1992).
Uma suposição minha para essa discrepância é que meados dos anos 60 coincide com a emergência da “Nova Hollywood”, termo cunhado para se referir ao período do cinema americano que sofre diversas mudanças sociais, culturais, negociais, etc, o que inclui a falência do sistema de estúdio e suas superproduções, e uma ideia de autoria muito difundida por parte da crítica francesa e a Nouvelle Vague que surge dela, que influencia a nova geração de cineastas. A obra passa a ser muito mais fruto de um cineasta do que da produção de estúdio (não à toa, a partir daí também poucas são as vezes em que o Oscar de Filme e Direção vão para filmes diferentes), o que permitirá uma multiplicidade de autores realizando obras que chamam a atenção - mas não necessariamente diversidade: Jane Campion se tornou a primeira mulher a ser indicada uma segunda vez ao Oscar de Direção, e nenhum cineasta negro venceu este prêmio ainda.
E, assim como a categoria de Roteiro Original se tornou espaço para a Academia lembrar de um ou outro filme que não se enquadra no perfil de “filme de Oscar”, como as indicações são feitas apenas pelos profissionais da área em questão, a categoria de Direção vai ter ao longo da história a presença de filmes em que a marca autoral é forte o suficiente para serem admirados, mas não necessariamente com muitas indicações, inclusive atravessando a barreira da língua estrangeira: é a partir dos anos 60 que há indicações para Federico Fellini, Michelangelo Antonioni, Hiroshi Teshigahara, Ingmar Bergman, Lina Wertmüller, Akira Kurosawa, Krzysztof Kieślowski, Pedro Almodóvar, Fernando Meirelles. Um dos cineastas americanos mais admirados e prestigiados, David Lynch até foi bem recebido pela Academia com um de seus primeiros filmes, O Homem Elefante (1980) conquistando 8 indicações (inclusive Filme e Direção, mas não venceu nenhum), mas seu cinema claramente “não bate” com o que o Oscar costuma reverenciar. Mas Lynch conseguiu um feito bem pouco comum, não apenas uma, mas duas vezes: foi indicado a Melhor Direção por Veludo Azul (1986) e Cidade dos Sonhos (2001) e foi a única indicação recebida por esses filmes. É o oposto da crítica de Billy Crystal, mas de forma extrema: como o trabalho de um diretor pode ser um dos melhores do ano e nada mais do filme é considerado? Essa estranha “honraria” foi compartilhada por poucos cineastas e, tirando os primeiros anos do Oscar, além de Lynch duplamente, tivemos: Mark Robson (A Morada da Sexta Felicidade, 1958), Hiroshi Teshigahara (A Mulher da Areia, 1964, embora o filme tenha sido indicado a Filme Internacional no ano anterior), Arthur Penn (Deixem-nos Viver, 1969), Federico Fellini (Satyricon de Fellini, 1969), Martin Scorsese (A Última Tentação de Cristo, 1988) e Robert Altman (Short Cut - Cenas da Vida, 1993).
Mas agora a Academia está em um outro período de mudança. Na última década, o Oscar passou a ter até 10 indicados na categoria principal, com um sistema de voto preferencial que pode trazer surpresas na contagem final; Ang Lee recebeu seu segundo Oscar de Direção e os mexicanos Alfonso Cuarón e Alejandro González Iñárritu venceram duas vezes. O segundo de Cuarón (pelo mexicano Roma) e o de Bong Joon-Ho (pelo coreano Parasita) foram os primeiros para filmes de língua não inglesa, poucos anos depois de um filme mudo (O Artista, 2011) ter levado os principais prêmios. Por pressão de diversos setores da sociedade, a Academia tem convidado, a cada ano, mais e mais diversidade para compor seu quadro. Diversidade de gênero, raça e nacionalidade. As formas de fazer campanha e de consumir filmes mudaram drasticamente. A presença dos streamings se tornou ainda mais marcante pós pandemia.
Escrevo isso aqui poucas horas antes do anúncio dos prêmios deste ano e muita gente especula que No Ritmo do Coração pode vencer a categoria principal, após surpreender vencendo dois dos principais sindicatos americanos, Melhor Elenco no SAG (Sindicato dos Atores) e o PGA (Sindicato dos Produtores). Caso ocorra, irá contra uma infinidade de estatísticas, ao ter estreado discretamente no streaming da Apple (no Brasil está com a Amazon Prime) e recebido apenas outras duas indicações, pelo Roteiro Adaptado e Ator Coadjuvante. Seria uma vitória da campanha que soube vender e fazer ser mais visto um filme que parece alcançar as notas emocionais que filmes, talvez desgastados por exaustivas campanhas desde antes mesmo de estrearem, como Belfast e Amor, Sublime Amor, não conseguiram, aliado a uma forte mensagem de inclusão ao ter seu elenco majoritariamente de pessoas surdas, algo já sedimentado no ano anterior com o sucesso de A Voz do Silêncio. Seria também uma amarga derrota para a Netflix, comprovando ainda não ter vencido a antipatia que membros da Academia parecem ter com a plataforma que “quis matar o cinema”. Ironicamente, dois dos três últimos Oscars de Fotografia foram para Roma e Mank, uma categoria de fato cinematográfica. Ataque dos Cães se juntaria a esses dois, e mais O Irlandês, como os filmes da plataforma que conseguiram mais de 10 indicações (e em 4 anos seguidos), mas ainda sem reconhecimento na categoria principal.
Ou então o filme de Jane Campion sai consagrado com os dois principais prêmios (e quem sabe mais alguns: Fotografia, Trilha Sonora e Roteiro Adaptado estão à espreita), o que seria a prova definitiva que os votantes que se juntaram a Academia nesses últimos anos de fato já são capazes de mudar os rumos do Oscar.
Todos os filmes que venceram os Oscars de Melhor Filme e Direção, e que estão disponíveis nos streamings brasileiros:
Nada de Novo no Front (All Quiet on the Western Front, 1930), Lewis Milestone: NOW, aluguel/compra na Apple TV
Aconteceu Naquela Noite (It Happened One Night, 1934), Frank Capra: HBO Max, Oi Play, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play
Do Mundo Nada Se Leva (You Can't Take It with You, 1938), Frank Capra: HBO Max, Oi Play, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play
… E o Vento Levou (Gone With the Wind, 1939), Victor Fleming: HBO Max, Oldflix, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Como Era Verde Meu Vale (How Green Was My Valley, 1941), John Ford: Star Plus
Rosa de Esperança (Mrs. Miniver, 1942), William Wyler: aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Casablanca (idem, 1942), Michael Curtiz: HBO Max, Oldflix, NOW, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Farrapo Humano (The Lost Weekend, 1945), Billy Wilder: Belas Artes à La Carte, Oldflix
A Luz É Para Todos (Gentleman's Agreement, 1947), Elia Kazan: Star Plus
A Um Passo da Eternidade (From Here to Eternity, 1953), Fred Zinnemann: aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Sindicato de Ladrões (On the Waterfront, 1954), Elia Kazan: aluguel/compra na Apple TV e Microsoft
Marty (idem, 1955), Delbert Mann: aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV
A Ponte do Rio Kwai (The Bridge on the River Kwai, 1957), David Lean: HBO Max, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k)
Gigi (idem, 1958), Vincente Minnelli: NOW, aluguel/compra na Apple TV
Ben-Hur (idem, 1959), William Wyler: HBO Max, Oldflix, aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Se Meu Apartamento Falasse (The Apartment, 1960), Billy Wilder: Telecine Play, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV
Amor, Sublime Amor (West Side Story, 1961), Robert Wise e Jerome Robbins: MGM ou aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play (inclusive em 4k)
Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia, 1962), David Lean: aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft
Minha Bela Dama (My Fair Lady, 1964), George Cukor: aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k)
A Noviça Rebelde (The Sound of Music, 1965), Robert Wise: Disney Plus
O Homem Que Não Vendeu Sua Alma (A Man For All Seasons, 1966), Fred Zinnemann: aluguel na Apple TV e Google Play
Oliver! (idem, 1968), Carol Reed: HBO Max, aluguel/compra na Apple TV
Perdidos na Noite (Midnight Cowboy, 1969), John Schlesinger: aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV
Patton, Rebelde ou Herói? (Patton, 1970), Franklin J. Schaffner: Star Plus (inclusive em 4k)
Operação França (The French Connection, 1971), William Friedkin: Star Plus
Golpe de Mestre (The Sting, 1973),George Roy Hill: NOW, aluguel/compra na Apple TV
O Poderoso Chefão II (The Godfather: Part II, 1974), Francis Ford Coppola: HBO Max, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft
Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo's Nest, 1975), Milos Forman: apenas compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Rocky: Um Lutador (Rocky, 1976), John G. Avildsen: Amazon Prime, Telecine Play, Oldflix, NOW, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play (inclusive em 4k)
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall, 1977), Woody Allen: Oldflix, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Google Play
O Franco-Atirador (The Deer Hunter, 1978), Michael Cimino: aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Kramer vs. Kramer (idem, 1979), Robert Benton: aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Gente Como a Gente (Ordinary People, 1980), Robert Redford: aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Microsoft
Gandhi (idem, 1982), Richard Attenborough: NOW, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Laços de Ternura (Terms of Endearment, 1983), James L. Brooks: aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft
Amadeus (idem, 1984), Milos Forman: apenas compra na Apple TV
Entre Dois Amores (Out of Africa, 1985), Sydney Pollack: Star Plus, Oi Play, NOW, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV
Platoon (idem, 1986), Oliver Stone: Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play (inclusive em 4k)
O Último Imperador (The Last Emperor, 1987), Bernardo Bertolucci: Belas Artes à La Carte, NOW, NetMovies
Rain Man (idem, 1988), Barry Levinson: Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play (inclusive em 4k)
O Silêncio dos Inocentes (The Silence Of The Lambs, 1991), Jonathan Demme: MGM ou aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play (inclusive em 4k)
Os Imperdoáveis (Unforgiven, 1992), Clint Eastwood: HBO Max, NOW, aluguel na Amazon Prime (inclusive em 4k), aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play
A Lista de Schindler (Schindler’s List, 1993), Steven Spielberg: NOW, Oi Play, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Forrest Gump: O Contador de Histórias (Forrest Gump, 1994), Robert Zemeckis: Netflix, HBO Max, Amazon Prime, Paramount+, Globoplay, Telecine Play, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k), Google Play e Microsoft
Coração Valente (Braveheart, 1995), Mel Gibson: Star Plus (inclusive em 4k)
O Paciente Inglês (The English Patient, 1996), Anthony Minghella: aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Titanic (idem, 1997), James Cameron: Star Plus
Beleza Americana (American Beauty, 1999), Sam Mendes: HBO Max, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind, 2001), Ron Howard: HBO Max, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (Lord of the Rings: The Return of the King, 2003), Peter Jackson: HBO Max, aluguel na Amazon Prime (inclusive em 4k), aluguel/compra (todos inclusive em 4k) na Apple TV, Google Play e Microsoft
Menina de Ouro (Million Dollar Baby, 2004), Clint Eastwood: aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra no Google Play
Os Infiltrados (The Departed, 2006), Martin Scorsese: HBO Max, NOW, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft
Onde Os Fracos Não Têm Vez (No Country For Old Men, 2007), Joel Coen e Ethan Coen: Telecine Play, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Guerra ao Terror (The Hurt Locker, 2008), Kathryn Bigelow: Netflix, NOW, aluguel/compra na Apple TV
O Discurso do Rei (The King’s Speech, 2010), Tom Hooper: HBO Max, aluguel/compra na Apple TV e Google Play
O Artista (The Artist, 2011), Michel Hazanavicius: Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Birdman (idem, 2014), Alejandro González Iñárritu: Star Plus, Amazon Prime, Globoplay
A Forma da Água (The Shape of Water, 2017), Guillermo Del Toro: Star Plus (inclusive em 4k)
Parasita (Parasite, 2019), Bong Joon-Ho: Telecine Play, NOW, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play
Todos os filmes que venceram o Oscar de Melhor Filme mas não venceram o de Melhor Direção, e que estão disponíveis nos streamings brasileiros:
Asas (Wings, 1927): aluguel/compra na Apple TV
Grande Hotel (Grand Hotel, 1932): aluguel/compra na Apple TV e Google Play
O Grande Motim (Mutiny on the Bounty, 1935): Belas Artes à La Carte, aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Ziegfeld: O Criador de Estrelas (The Great Ziegfeld, 1936): aluguel/compra na Apple TV
A Vida de Emile Zola (The Life of Emile Zola, 1937): apenas compra na Apple TV (apenas em SD)
Rebecca, A Mulher Inesquecível (Rebecca, 1940): Oldflix, NetMovies, NOW
Sinfonia de Paris (An American in Paris, 1951): HBO Max, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
O Maior Espetáculo da Terra (The Greatest Show on Earth, 1952): Oldflix, aluguel/compra na Microsoft
A Volta ao Mundo em 80 Dias (Around the World in 80 Days, 1956): aluguel/compra na Apple TV e Microsoft
No Calor da Noite (In The Heat Of The Night, 1967): MGM, aluguel na Amazon Prime
O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972): HBO Max, Oldflix, NOW, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft
Carruagens de Fogo (Chariots of Fire, 1981): Star Plus
Conduzindo Miss Daisy (Driving Miss Daisy, 1989): aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k), Google Play e Microsoft
Shakespeare Apaixonado (Shakespeare in Love, 1998): NOW, Oi Play, aluguel/compra na Apple TV
Gladiador (Gladiator, 2000): Netflix, Star Plus, Amazon Prime, Telecine Play, Oi Play, NOW, aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Chicago (idem, 2002): HBO Max, Telecine Play, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Argo (idem, 2012): HBO Max, NOW, aluguel na Amazon Prime (inclusive em 4k), aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k), Google Play e Microsoft
12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave, 2013): Star Plus
Spotlight: Segredos Revelados (Spotlight, 2015): Star Plus, NOW, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Moonlight: Sob a Luz do Luar (Moonlight, 2016): HBO Max, Oi Play, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV
Green Book: O Guia (Green Book, 2018): HBO Max, Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play
Todos os filmes que venceram o Oscar de Melhor Direção mas não venceram o de Melhor Filme, e que estão disponíveis nos streamings brasileiros:
Leo McCarey, Cupido é Moleque Teimoso (The Awful Truth, 1937): Belas Artes à La Carte
John Huston, O Tesouro de Sierra Madre (The Treasure of the Sierra Madre, 1948): HBO Max, Oldflix, aluguel/compra na Apple TV
George Stevens, Um Lugar ao Sol (A Place in the Sun, 1951): aluguel/compra na Microsoft
John Ford, Depois do Vendaval (The Quiet Man, 1952): Oldflix
George Stevens, Assim Caminha a Humanidade (Giant, 1956): aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra no Google Play, apenas compra na Apple TV
Mike Nichols, A Primeira Noite de Um Homem (The Graduate, 1967): Telecine Play, Oldflix, aluguel/compra no Google Play e Microsoft
Oliver Stone, Nascido em 4 de Julho (Born on the Fourth of July, 1989): Star Plus, Oi Play, aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Steven Spielberg, O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan, 1998): Amazon Prime, HBO Max, Netflix, Globoplay, Telecine Play, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Microsoft
Steven Soderbergh, Traffic: Ninguém Sai Limpo (Traffic, 2000): Star Plus, Amazon Prime, Paramount+, NOW
Ang Lee, O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain, 2005): Star Plus
Alfonso Cuarón, Gravidade (Gravity, 2013): HBO Max, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Alejandro González Iñárritu, O Regresso (The Revenant, 2015): Netflix, Star Plus, Amazon Prime, Globoplay
Damien Chazelle, La La Land: Cantando Estações (La La Land, 2016): Globoplay, Oi Play, NOW, Paramount+ ou Starzplay ou aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k), Google Play e Microsoft
Alfonso Cuarón, Roma (idem, 2018): Netflix (inclusive em 4k)
(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)