Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

AS PEQUENAS MARGARIDAS Cinema em Streaming

 

 

“Não me incomodo. Rio Muito. A vida sem humor fica muito pesada.”

Presidenta Dilma Rousseff


Fiquei em dúvida de como apresentar a dica de hoje, pois confesso não saber exatamente a que público a coluna atinge. Os cinéfilos mais “experientes” certamente conhecem Věra Chytilová, mesmo que apenas de nome, como uma das mais importantes cineastas a surgir nos anos 60 na antiga Tchecoslováquia e seu As Pequenas Margaridas (1966) como um dos grandes marcos da década; os cinéfilos que desconhecem, mas sempre dispostos a desbravar o cinema, abertos a novas experiências, certamente precisam conhecer; e os que só procuram algo mais convencional, sem tempo ou paciência para “maluquices”... bom, são apenas 76 minutos de seu tempo, que tal coçar a cabeça com algo nunca antes visto? Corre até o risco de se tornar uma experiência divertida.

Sim, uma experiência divertida. Um filme político, feminista, transgressor e bastante incomum, que passa longe de palavras (e aqui não vai nenhum juízo de valor) como sério, sisudo, militante, difícil. Sua complexidade e profundidade passam inclusive pela aparente leveza e simplicidade na forma como a diretora constrói esta narrativa de duas jovens que, diante de um mundo depravado, decidem que só resta serem igualmente depravadas.

A bem da verdade, “construir uma narrativa” talvez não caiba aqui, pois destruição está no âmago da obra, e Chytilová faz da jornada de suas protagonistas uma espécie de aventura dadaísta em que tudo, e principalmente os homens, são motivo de deboche, à mercê de suas brincadeiras caóticas e muitas vezes infantis, e a própria linguagem cinematográfica parece estar sob o controle delas: a fotografia em preto e branco que a qualquer momento pode alternar para algum filtro colorido, o uso da montagem para transitar entre espaços diversos (e roupas também), e multiplicar sentidos, das imagens de bombardeios no início e fim do filme ao ritmo humorístico do todo e o próprio conceito de “picotagem” incorporado à obra, como em duas memoráveis sequências, uma em que usam tesouras para cortar objetos fálicos e outra em que cortam suas próprias cabeças. É um filme de liberdade godardiana, fortemente influenciado pelo cinema soviético mas também pela comédia americana de Chaplin, Buster Keaton ou Laurel & Hardy. Uso inusitado de objetos em cena e comportamentos inadequados e inesperados como instrumentos de humor.

Exceto que, ao contrário destes ícones do cinema americano, esta comédia amalucada, destrutiva e caótica é personificada por duas jovens mulheres, o que por si só já se torna um ato político, pois causa desconforto em especial no contexto histórico em que foi produzido. Marie I e Marie II (as personagens têm o mesmo nome) incomodam e atrapalham eventos após ficarem bêbadas, colecionam corações partidos de homens que não conseguem o que querem delas, riem bastante (um riso livre, “frouxo”, às vezes exagerado, às vezes inesperado) e comem bastante ao longo do filme, mas nunca seguindo os bons modos e costumes que ditam como (e quanto) comer. A sequência final é o ápice desse desconforto que causa naqueles que, como a cineasta faz questão de frisar, ficam indignados apenas com algumas saladas pisoteadas.


As Pequenas Margaridas está disponível na FILMICCA, assim como outros três longas e um curta-metragem de Věra Chytilová.

(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

Sobre o autor:

Gosta de cinema pra valer desde os 14 anos, já teve videolocadora e agora vê uns filmes nos streamings que mataram seu negócio. Twitter: @helioflores
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cinema em Streaming
Especial Oscar #9 (Documentário e Animação)
Cinema em Streaming
Especial Oscar #3 (Maquiagem)
Cinema em Streaming
Episódio #98: Um Estranho no Ninho (1975)