(Atualização em 21/04 - uma semana depois, o Festival anunciou mais três filmes na competição oficial: Le Otto Montagne, do casal Charlotte Vandermeersch e Felix Van Groeningen, Un Petit Frère, de Léonor Serraille e Tourment Sur Les Îles, de Albert Serra; acrescentei na postagem, com os respectivos filmes dos cineastas disponíveis nos streamings, na ordem alfabética de seus sobrenomes)
O Festival de Cannes é uma das maiores vitrines do cinema internacional. Antes mesmo de serem anunciados os filmes da sua Competição Oficial, cinéfilos e jornalistas se lançam em especulações sobre quais obras têm chances ou não de competir pela Palma de Ouro. Assim como outros importantes festivais, e ao contrário do Oscar e similares, são filmes novíssimos, que serão exibidos pela primeira vez para um Júri (e para os felizes críticos, jornalistas, cinéfilos e profissionais da área que estarão por lá, devidamente credenciados), entre os dias 17 e 28 de Maio, que decidirá os vencedores. Estar distante do evento e das obras não impede que a cinefilia acompanhe empolgada, indo atrás de reações das primeiras exibições do filme e torcendo (a favor ou contra) de acordo com suas preferências, quase sempre pautadas pelo diretor da obra em questão - afinal, o cinema de autor, essa ideia tão francesa aliás, meio que define muitas das escolhas dos apaixonados e “escolados”, podendo inclusive moldar nosso estado de espírito antes de uma sessão começar.
Então, para aproveitar que o Festival anunciou hoje os filmes de Cannes 2022, vamos aproveitar para destacar quais obras anteriores dos cineastas selecionados estão nos streamings brasileiros. Pra que ninguém fique totalmente por fora do que esperar de cada um dos 18 filmes da Seleção Oficial. Ou de pelo menos quase todos, já que nossos serviços nem sempre disponibilizam tanto.
Seguem os selecionados:
HOLY SPIDER, de Ali ABBASI
Nascido no Irã mas morando na Suécia, Abbasi chega na competição oficial com seu terceiro longa, mas já esteve em Cannes com seu filme anterior, Border (2018), em uma das mostras paralelas, a Un Certain Regard, que lhe deu o prêmio de Melhor Direção. Considerando que este se trata de um drama fantástico com temas pesados, e seu primeiro filme (Shelley, 2016, que nunca vi) tem elementos de horror, algo chamado Holy Spider não deve ser de fácil digestão.
Border (idem, 2018) está disponível na Darkflix (a ferramenta de busca do serviço é ruim, só localizado pelo título Fronteira), aluguel/compra na Apple TV e Google Play
LES AMANDIERS, de Valeria BRUNI TEDESCHI
A atriz italiana, em seu quinto longa de ficção como diretora, está pela terceira vez no Festival, tendo um Prêmio Especial do Júri na Un Certain Regard pelo filme Atrizes (2007) e teve o seu Um Castelo na Itália (2013) na seleção oficial.
Um Castelo na Itália (Un château en Italie, 2013): aluguel/compra na Apple TV
A Casa de Veraneio (Les estivants, 2018): Reserva Imovision, Telecine Play, aluguel/compra na Apple TV