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ENTRE AS LINHAS DO JORNAL Cinema em Streaming

Um filme pouco visto este Entre as Linhas do Jornal (1977), de uma diretora também pouco apreciada, Joan Micklin Silver, um dos muitos casos de mulheres talentosas com dificuldades de viabilizar seus projetos e ganhar espaços na indústria. Seu longa de estreia, A Rua da Esperança (Hester Street, 1975), rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz para Carol Kane e, para um filme em preto e branco sobre imigrantes judeus russos em Nova York, teve um respeitável sucesso sendo bastante lucrativo. Mas não foi suficiente para que a cineasta tivesse financiamento para seus próximos filmes.

Entre as Linhas do Jornal, seu segundo longa, é uma agridoce comédia focada numa equipe de jornal impresso "underground" de Boston. Menos o trabalho jornalístico em si e mais as dinâmicas e relacionamentos dessas pessoas, seus anseios e angústias, num retrato afiado da época, segunda metade dos anos 70, quando as desilusões com as promessas de revoluções políticas e culturais se acentuam e as incertezas e falta de sentido profissionais tomam forma num mercado de trabalho que anuncia novas configurações. Os personagens trabalham em um semanário, coisa que ainda no início da década tinha muita relevância, mas que agora precisava inserir mais páginas de propagandas e reduzir matérias para pagar as contas, além de nenhum pouco receptivos à possibilidade real de que em breve seja comprado por um empresário já dono de vários jornais.

O filme parece premonitório ao trazer esse sentimento de irrelevância que começa a pesar nos “pequenos” da comunicação, além do corporativismo que viria com força total na década seguinte. No microcosmo desta redação, um dos jornalistas quer alçar vôos maiores escrevendo um livro sobre a morte da contracultura e acha que isso o levará a uma carreira de sucesso em Nova York; sua namorada, também jornalista e talentosa, não quer se mudar e só queria que as coisas voltassem a ser como eram; outro, a estrela local, premiado por matérias que um dia fizeram a diferença, já não sente tesão pelo trabalho (um excelente John Heard estreando no cinema e que infelizmente viria a se tornar um desses atores que “conheço de algum lugar, já vi filmes com ele”). Mas apesar dessa carga dramática, tudo é levado com muita graça e leveza. Pois há também o novato cheio de tesão e amor pelo ofício; a fotógrafa que só quer fazer bem seu trabalho e sempre sorridente (a ótima e carismática Lindsay Crouse); o veterano jornalista de cultura e arte que, apesar de sempre sem dinheiro e irresponsável, reage a tudo de forma descompromissada e inesperada (o outro grande destaque do elenco, Jeff Goldblum também em um dos seus primeiros papéis). E entre eles há conflitos, camaradagem, relacionamentos amorosos complicados, momentos de muita música boa, em especial numa longa e deliciosa sequência em que todos confraternizam numa festa, e tudo em espaços que respiram e transpiram vida: seja a cidade, o amontoado local de trabalho ou onde eles vivem, tudo parece impregnado de “verdade” (há um momento em que o personagem de Heard está em casa vestido com camiseta com alguns furos e rasgos, algo mostrado de forma tão casual que me fez pensar como é raro esse tipo de situação).

Não é nada simples fazer um retrato de uma época atestando como vai mal o estado das coisas sem que isto seja carregado de cinismo, acidez, moralismos ou maniqueísmos. Mas Micklin Silver traz esse diagnóstico numa obra marcada pelo convívio de pessoas interessantes e divertidas, apesar dos dilemas sérios, nunca caindo no fatalismo. O ritmo e modo como ela filma seus personagens faz lembrar os melhores momentos de Richard Linklater e não duvidaria que a cineasta fosse inspiração para o diretor de Jovens, Loucos e Rebeldes (Dazed and Confused, 1993).

Entre as Linhas do Jornal está disponível no Belas Artes à La Carte.

Alguns outros filmes que trazem a redação de um jornal (apenas impresso) e seus jornalistas, disponíveis nos streamings brasileiros:

Jejum de Amor (His Girl Friday, 1940): Belas Artes à La Carte, Oldflix, Looke, NOW, aluguel/compra na Apple TV e Google Play

Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941): HBO Max, Belas Artes à La Carte, aluguel na Amazon Prime (inclusive em 4k), aluguel/compra no Google Play (inclusive em 4k) e Microsoft

A Montanha dos Sete Abutres (Ace in the Hole, 1951): Belas Artes à La Carte

Todos os Homens do Presidente (All the President’s Men, 1976): HBO Max, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Google Play

O Jornal (The Paper, 1994): aluguel/compra na Apple TV e Google Play

Intrigas de Estado (State of Play, 2009): Netflix, Star Plus, NOW, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV

Spotlight: Segredos Revelados (Spotlight, 2015): Star Plus, NOW, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft

The Post: A Guerra Secreta (The Post, 2017): Telecine Play, NOW, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play

A Crônica Francesa (The French Dispatch, 2021): Star Plus

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Sobre o autor:

Gosta de cinema pra valer desde os 14 anos, já teve videolocadora e agora vê uns filmes nos streamings que mataram seu negócio. Twitter: @helioflores
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