Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

FOGO CRUZADO Cinema em Streaming

Com poucos filmes novos de destaque lançados na última semana, talvez passe meio despercebido pela maioria o divertido Fogo Cruzado, de Joe Carnahan, filme policial com “jeitão” de anos 90 que foi lançado direto na Amazon Prime.

A ação se passa toda numa delegacia de polícia de pequena cidade, onde um homem em fuga se refugia (ele bate numa policial pra ser preso), mas quem o persegue também dá um jeito de se infiltrar ali. Em tese, um filme de confronto entre dois homens, Frank Grillo e Gerard Butler, numa escalada de violência que envolve meias verdades, traições, um bando de policiais incompetentes e um psicopata tão sádico quanto engraçadinho que entra lá pela metade da trama (o ótimo Toby Huss, que os poucos que viram a série Halt and Catch Fire conhecem muito bem, mas confesso que passei o filme achando que era o Denis O'Hare) num misto de ação competente e diálogos "pós-tarantinesco" - afinal, é mesmo algo parecido com o que se fazia há vinte e poucos anos.

Mas digo em tese porque, apesar dos dois atores serem o chamariz do filme (Butler certamente é mais conhecido que Grillo mas este tem se consolidado no cinema de gênero barato, como no Beyond Skyline já indicado), o grande destaque e interesse maior fica por conta de Alexis Louder, atriz ainda desconhecida mas que causa uma excelente impressão aqui de que terá uma bela carreira pela frente. Louder tem carisma e presença, como os primeiros minutos do filme já deixam claro, e o próprio roteiro parece mais interessado em sua personagem, a policial novata fascinada pelo modelo antigo de sua arma, que gosta de brincar como uma cowgirl, esperta e ágil mesmo nos momentos de maior tensão pelos quais nunca havia passado. O humor nem sempre funciona, às vezes parece dois ou três tons acima diluindo o drama, mas sempre que a atriz está em cena tudo ganha mais brilho.

Diversão ligeira que termina acenando para novas e estimulantes dinâmicas entre personagens, Fogo Cruzado (Copshop, 2021) está disponível na Amazon Prime. Carnahan não tem uma carreira expressiva, mas seus filmes de ação podem ser um agradável passatempo para muitos, e na falta de Narc (2002) nos streamings, talvez o seu melhor seja A Perseguição (2011) que está na Netflix, enquanto Esquadrão Classe A (2010) está no Star Plus e Stretch (2014) também na Amazon Prime.

O melhor e mais famoso filme que se passa dentro de uma delegacia, Assalto à 13ª DP (Assault on Precinct 13, 1976) de John Carpenter, infelizmente não está em nenhum streaming, mas um remake feito em 2005 com Ethan Hawke e Laurence Fishburne, nada tão brilhante mas bem decente, está disponível na Netflix.

(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

Sobre o autor:

Gosta de cinema pra valer desde os 14 anos, já teve videolocadora e agora vê uns filmes nos streamings que mataram seu negócio. Twitter: @helioflores
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cinema em Streaming
Episódio #46: Harry e Sally - Feitos um para o Outro (1989)
Cinema em Streaming
Episódio #35: Man vs Snake: The Long and Twisted Tale of Nibbler
Cinema em Streaming
Episódio #87: Saneamento Básico, O Filme (2007)