Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

MAIS UMA CHANCE Cinema em Streaming

Um pequeno grande filme escondido no catálogo da Netflix é este Mais uma Chance, da cineasta Tamara Jenkins. O drama basicamente é: casal nos seus 40 e poucos anos de idade tenta, sem sucesso, engravidar. Mas toda a construção em torno disso tem inteligência, sutilezas e ideias que acaba se tornando um ótimo exemplar de cinema para confrontar com o que a plataforma lança quase semanalmente, dramas e romances sem vida, protocolares e que se sustentam unicamente numa premissa "da moda", muitas vezes progressista, ou como comumente vem sendo chamados, "filmes de algoritmo". O básico da dramaturgia e da linguagem audiovisual para um público que se satisfaz com o mínimo. O filme de Jenkins pode ser visto por esse público médio como exemplo de que o simples não precisa ser simplório.

Mais uma Chance mostra suas garras já no início, quando o casal passa por procedimentos médicos de fertilização. São longos minutos, e a paciência dedicada pelo filme tem um propósito claro de contrastar o drama demasiadamente humano de seus protagonistas com a frieza e desumanidade do "olhar" da ciência e dos profissionais necessários para realizar seu desejo. Ambos, vividos com muita verdade e intensidade por Kathryn Hahn e Paul Giamatti, são intelectuais novaiorquinos, ela uma escritora, ele um diretor de teatro. Suas vidas param e giram em torno desse objetivo que nunca se concretiza. Ou seja, artistas que deixam de criar em busca de uma concepção que parece impossível.

O filme já nos situa num momento de saturação e obsessão e que a alternativa por uma doadora de óvulos seja considerada. É quando uma sobrinha do casal se hospeda com eles, num misto de relação paternal ("meus pais intelectuais") e solução viável para o problema. Jenkins, que também é a roteirista, é muito hábil nos diálogos e na construção dos conflitos que vêm daí. Há muito humor, uma fácil identificação com os personagens e suas fragilidades, ao mesmo tempo que intensifica gradativamente a sensação de esgotamento e como a busca por uma solução de um problema acaba se tornando a própria razão de viver. Algo muito forte sublinhado na sua muito bonita e triste conclusão.

Mais Uma Chance (Private Life, 2018) está disponível na Netflix Brasil.

(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

Sobre o autor:

Gosta de cinema pra valer desde os 14 anos, já teve videolocadora e agora vê uns filmes nos streamings que mataram seu negócio. Twitter: @helioflores
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cinema em Streaming
Episódio #85: Voyeur (2017)
Cinema em Streaming
Episódio #101: O Homem-Mosca (1923)
Cinema em Streaming
O QUE FIZ EU PARA MERECER ISTO?