Vamos aos principais destaques da semana:
Um período de poucas grandes novidades nos streamings, os principais lançamentos são Moonfall – Ameaça Lunar chegando na Amazon Prime, e O Soldado Que Não Existiu que chegou na Netflix. O primeiro é um cinema catástrofe de ideia maravilhosamente absurda (“A Lua vai cair na Terra”) precariamente encenada e roteirizada - acho que qualquer dos filmes do gênero que indiquei na época do lançamento deste no cinema é melhor; o segundo certamente tem um apelo maior para os mais velhos, um filme inglês de espionagem da Segunda Guerra Mundial baseado em história real - a direção de John Madden (Shakespeare Apaixonado) e Colin Firth de protagonista garantem o “cinema de prestígio”.
Mais interessante, talvez, sejam as aquisições de filmes nem tão novos. O Star Plus acrescentou ao seu catálogo algumas obras que já estavam ou deixaram de estar disponíveis em outras plataformas: o oscarizado La La Land: Cantando Estações, o grandioso Era Uma Vez na América, o muito premiado eletrizante policial noir Los Angeles: Cidade Proibida e o menos conhecido mas muito eficiente A Negociação. Já a Netflix, acrescentou recentemente três belos filmes nacionais: Riscado, Divinas Divas e Para Minha Amada Morta, aumentando a oferta de grandes filmes brasileiros feitos nas duas últimas décadas. Inclusive, aproveitei uma thread no twitter que lista alguns desses filmes e fiz uma outra com muitos outros ótimos.
A plataforma de streaming Another Screen, do ótimo site feminista Another Gaze, está com exibição, por período limitado, de uma incrível mostra chamada Mulheres: Uma Outra História - Seis Filmes Brasileiros Sobre Mulheres e Trabalho, em parceria com o site Cinelimite. São obras curtas feitas por realizadoras, registrando os mais diversos aspectos e trabalhos da mulher brasileira no final dos anos 70, década de 80 e início dos 90. Cada obra ainda é acompanhada de textos e entrevistas com as cineastas, em português e inglês. Lembrando que a plataforma é gratuita, mas depende de doação daqueles que puderem contribuir.
Uma das estreias no cinema é O Homem do Norte (The Northman), de Robert Eggers, cineasta que, com apenas dois filmes, tem muitos admiradores e um novo trabalho já é aguardado com ansiedade. Depois da exploração da sexualidade feminina e masculina em tons sobrenaturais, respectivamente de personagens nos séculos XVIII e XIX, Eggers volta mil anos no tempo para uma história de vikings com uma maior fidelidade histórica. A Bruxa (The Witch, 2015) está disponível na Netflix, Amazon Prime, Globoplay, e para aluguel/compra na Apple TV e Google Play; já O Farol (The Lighthouse, 2019) infelizmente deixou recente a Amazon Prime e só pode ser visto no NOW ou comprado na Apple TV e Google Play.
A outra estreia de destaque nos cinemas é O Peso do Talento (The Unbearable Weight of Massive Talent), em que Nicolas Cage interpreta o papel de uma vida: Nicolas Cage. Uma ótima oportunidade para ver e rever muitos dos trabalhos do mais intenso dos atores. Não é pouca coisa e eis aqui vários que estão nos streamings e que, mesmo quando não acho um grande filme, valem pela sua presença:
O Selvagem da Motocicleta (Rumble Fish, 1983): Oi Play, aluguel na Amazon Prime
Asas da Liberdade (Birdy, 1984): aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Feitiço da Lua (Moonstruck, 1987): MGM ou aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV
Arizona Nunca Mais (Raising Arizona, 1987): Star Plus
O Beijo do Vampiro (Vampire's Kiss, 1988): MGM
Coração Selvagem (Wild at Heart, 1990): Oi Play, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Morte Por Encomenda (Red Rock West, 1993): Oldflix, Oi Play
Atraídos Pelo Destino (It Could Happen To You, 1994): aluguel/compra na Apple TV
Despedida em Las Vegas (Leaving in Las Vegas, 1995): aluguel/compra na Apple TV e Google Play
A Rocha (The Rock, 1996), A Outra Face (Face/Off, 1997), Con Air: A Rota da Fuga (Con Air, 1997), Olhos de Serpente (Snake Eyes, 1998) e Vivendo no Limite (Bringing Out The Dead, 1999): todos no Star Plus
Um Homem de Família (The Family Man, 2000): Amazon Prime, Globoplay, Looke
Adaptação (Adaptation, 2002): Oldflix, NOW, aluguel/compra na Apple TV
Os Vigaristas (Matchstick Men, 2003): HBO Max, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft
A Lenda do Tesouro Perdido (National Treasure, 2004): Disney Plus (inclusive em 4k)
Vício Frenético (The Bad Lieutenant: Port of Call - New Orleans, 2009): Looke, NetMovies
Presságio (Knowing, 2009): Amazon Prime, HBO Max, Star Plus, Globoplay, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k), Google Play e Microsoft
Joe (idem, 2013): aluguel/compra na Microsoft
Mãe e Pai (Mom and Dead, 2017): aluguel/compra na Apple TV
A Cor Que Caiu do Espaço (Color Out of Space, 2019): Darkflix
Pig: A Vingança (Pig, 2021): Telecine
(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)