Vamos aos destaques da semana nos streamings brasileiros:
O Cinesesc está com uma retrospectiva dedicada a Glauber Rocha e entrou no Sesc Digital o monumental e delirante último filme do cineasta, A Idade da Terra (1980), além do curta Maranhão 66 (1966), mas ficam disponíveis apenas até 25/05. Entre as outras estreias na plataforma, e que ficam por um mês, imperdível mesmo é A Palavra (Ordet, 1955), de Carl Theodor Dreyer, simplesmente um dos maiores filmes do mundo. Eu já havia recomendado por aqui uma outra obra-prima do Dreyer. Lembrando que os filmes no Sesc são gratuitos sem necessidade de cadastro.
Outra plataforma gratuita, o CCSPlay está com duas mostras muito interessantes: “María Luisa Bemberg 100 Anos” com quatro filmes da importante cineasta argentina, raridades que não se vê por aí, disponíveis até 16/06; e “Nossa imagem é nossa defesa”, com curtas e longas produzidos por e com o povo Yanomami, oportunidade para entrar em contato com a cultura e modos de existência e habitar a terra de uma população que, cada vez mais, vem sendo ameaçada de extermínio. Essa mostra fica disponível apenas até 29/05.
Poucos lançamentos de interesse nos serviços de streaming por assinatura, mas destaco três: uma pequena pérola de viagem no tempo, o divertidíssimo japonês Dois Minutos Além do Infinito na HBO Max, que além de tudo é filmado num único plano sequência; o ótimo A Chorona chegou no Looke, filme da Guatemala que se apropria da famosa lenda para narrar uma história de horror de forte contexto político, com fantasmas que retornam para assombrar seus algozes; e o surpreendente Stillwater - Em Busca da Verdade no Telecine, com um excelente Matt Damon no papel de um típico e conservador americano que tem que ir a França para provar a inocência da filha, presa por assassinato.
Perdido na distribuição, o novo e elogiado filme do Paul Schrader, O Contador de Cartas, com Oscar Isaac, chega sem alarde nas plataformas para aluguel e compra: Apple TV (inclusive em 4k), Amazon Prime, Google Play e NOW.
Semana passada, ao comentar o lançamento nos cinemas de O Homem do Norte, informei que o filme anterior do diretor Robert Eggers só estava disponível para aluguel no Brasil. Mas agora O Farol entrou na Netflix.
Por fim, uma promoção imperdível para quem não assina e tem interesse em conhecer o serviço e o excelente catálogo da MUBI Brasil: o valor de R$ 40,00 por quatro meses. Mas só vale até o dia 23/05.
(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)