Vamos aos destaques da semana nos streamings brasileiros:
Os dois grandes lançamentos ficam por conta da MUBI Brasil e Netflix. A primeira lançou hoje A Mulher de um Espião (2020), que deu a Kiyoshi Kurosawa o prêmio de Melhor Direção no Festival de Veneza em 2020 e, por conta da pandemia, só estreou há pouco tempo nos cinemas brasileiros. Filme de espionagem classudo, com ecos de Hitchcock, aliado a drama de relacionamento, mais um belo filme de um dos cineastas com carreira mais surpreendente. Já a Netflix traz a superprodução indiana RRR: Revolta, Rebelião, Revolução (2022), de S. S. Rajamouli, diretor de grandes épicos de ação de enorme sucesso em seu país. São três horas da mais incrível ação e que nos faz questionar porque o cinema americano do gênero não tem mais essa escala e nível de espetáculo. Vejam os primeiros 20 minutos e desistam de continuar, se forem capazes.
A Amazon Prime traz duas novidades a serem descobertas ainda: Emergência (2022), de Carey Williams, indie americano muito elogiado no último Festival de Sundance; e o filme de ação Contrato Perigoso (2022) estrelado por Chris Pine e dirigido por Tarik Saleh, cineasta sueco que acaba de exibir seu novo filme, Boy From Heaven, na Competição Oficial do Festival de Cannes, conforme já comentado aqui.
Na HBO Brasil, vale conferir Navalny (2022), de Daniel Roher, que fez parte da última edição do Festival É Tudo Verdade. Alexei Navalny é o principal opositor de Putin na Rússia e o documentário é estruturado quase como um thriller, de forma a injetar suspense e surpreender quem não conhece sua história, com direito a algumas incríveis reviravoltas. A plataforma também traz o maior destaque entre os não lançamentos da semana: o excelente e eletrizante Operação Invasão (2011), de Gareth Evans, que só tinha para alugar no Brasil. O filme ficou em terceiro lugar na lista de melhores filmes de ação deste século, feita pela Indiewire.
A nova edição da mostra "Volta ao Mundo" do Belas Artes à La Carte é absolutamente imperdível: "Japão - 3 Mestres" traz três obras de cada um dos três principais mestres do cinema japonês - Yasujiro Ozu, Kenji Mizoguchi e Akira Kurosawa. Melhor ainda, não são os filmes mais icônicos de cada um deles, mas sim grandes filmes menos vistos ou de mais difícil acesso, como A Delinquente (1933), Mulheres da Noite (1948) e Os Homens Que Pisaram na Cauda do Tigre (1945), pra ficar em um de cada. Mas é pra serem priorizados, pois ficam disponíveis apenas até o dia 08 de Junho.
(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)