Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Semana em Streaming #19 Cinema em Streaming

Vamos aos destaques da semana nos streamings:

  • Perdemos esta semana um dos nossos maiores, Milton Gonçalves, aos 88 anos. O ator que desbravou caminhos para colegas negros na teledramaturgia brasileira, teve também alguns papeis marcantes no cinema nacional e que podem ser vistos gratuitamente no YouTube, em especial os seus principais O Anjo Nasceu (1969), A Rainha Diaba (1974) e Natal da Portela (1988), mas também Macunaíma (1969), Ladrões de Cinema (1977) e A Ostra e o Vento (1997), além de participações menores mas essenciais como em O Bravo Guerreiro (1969) e Eles Não Usam Black-Tie (1981), este último disponível no Itaú Cultural Play, juntamente com o importante documentário A Negação do Brasil (2000), ambos também gratuitos.

  • No dia 03 de Junho se comemorou o centenário de Alain Resnais, cineasta tido como um dos “fundadores” do cinema moderno e grande influência na Nouvelle Vague, e que morreu em 2014, ainda em plena atividade. Sua longa e incrível carreira não está toda disponível no Brasil, e a MUBI Brasil é a que permite conhecer mais obras, com cinco delas numa coleção intitulada “As Narrativas Não Convencionais de Alain Resnais”. O serviço ainda consta um de seus primeiros curtas, Noite e Neblina (1956), sempre impressionante e extraordinário como um dos maiores monumentos à memória das vítimas do Holocausto. O curta também está no Belas Artes à La Carte, onde ainda tem seu primeiro e mais conhecido longa-metragem, Hiroshima, Meu Amor (1959). Infelizmente a enigmática obra-prima O Ano Passado em Marienbad (1961) só está disponível no Looke e NetMovies, mas não em alta definição. Por fim, dois trabalhos mais recentes podem ser alugados na Apple TV: Ervas Daninhas (2009) e seu último filme, Amar, Beber e Cantar (2014).

  • Sem grandes lançamentos na semana, um destaque que vale a pena chamar a atenção é A Colmeia (2021), que entrou na HBO Max. O filme ganhou 3 prêmios em Sundance e foi o representante do Kosovo no último Oscar, chegando a ser semifinalista para concorrer na categoria de Filme Internacional. A outra estreia que vale conferir é a comédia Palm Springs (2020), com Andy Samberg. Apesar de ter sido muito elogiada há quase 2 anos, só chega agora no Brasil, no Star Plus. A plataforma também trouxe pro seu acervo os “não lançamentos” mais interessantes da semana: o cult Garotas Selvagens (1998), pela primeira vez num serviço de streaming por assinatura; a distopia kafkiana de Terry Gilliam, Brazil: O Filme (1985); e Abaixo o Amor (2003), que só encontra com seu título original Down With Love e que já foi comentada por aqui quando entrou na HBO Max, sendo mais uma plataforma com a oportunidade de descobrir essa maravilhosa comédia.

  • O Piano (1993) não é novidade entre as dicas por aqui, já sendo recomendado nas listas de filmes dirigidos por mulheres, vencedores do Oscar de Roteiro Original, vencedores da Palma de Ouro em Cannes e até na lista de filmes essenciais do Spike Lee. Mas nunca é demais reforçar que vejam este belíssimo filme da Jane Campion e agora sem desculpas pra ninguém, pois chegou gratuitamente na plataforma do Sesc Digital, onde fica disponível até 02 de Agosto. É só clicar e dar play.